30.12.15

Os 5 melhores filmes de 2015


2015 já está em seus últimos suspiros e em meio a animação para o Ano Novo, é quase impossivél também não embarcar no clima de retrospectiva que contagia a todos! Esse ano teve momentos bastantes complicados, mas também muita coisa boa para se lembrar!

Aqui no blog, já falei sobre os melhores livros de 2015 e também sobre as 7 músicas favoritas do ano, e agora venho compartilhar com você o que as telonas tiveram de melhor! Infelizmente, esse ano não tive muito tempo ou mesmo disposição para ir ao cinema, então não vi a maioria dos grandes lançamentos...

Contudo, consegui ver algumas obras boas e por isso acabei não resistindo em fazer uma postagem com os 5 melhores filmes de 2015! Confira quais os longas que mais gostei esse ano:


O meu filme favorito do ano, Mad Max‬: Estrada da Fúria trouxe a franquia Mad Max de volta a vida e com muito estilo! Os três primeiros filmes fizeram sucesso nos anos 80, e esse quarto longa criou uma nova geração de fãs para a franquia (inclusive euzinha - lembram que fiz um post inteirinho falando sobre o filme?).

O que poderia ser apenas mais um filme de ação com muita pancadaria e corridas insanas no deserto se mostrou também uma obra distópica e muita crítica. Mad Max‬: Estrada da Fúria também merece elogios por ter dado bastante destaque as personagens femininas fortes e independentes, especialmente a Furiosa (maravilhosamente interpretada por Charlize Theron).

Na história, a disputa por petróleo culminou em um conflito de escala mundial e em um mundo completamente devastado, caótico e árido, onde todos tentam sobreviver e conseguir o quanto puderem do bem mais precioso e escasso de todos: gasolina. É nesse cenário devastador que reina Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne), um tirano escravista e homicida, que criou sua própria cultura e religião onde ele é o líder e o herói salvador. O cara é muito poderoso e, quando suas preciosas esposas arquitetam uma fuga com Furiosa, uma de suas funcionárias de confiança, Joe coloca toda a sua máquina de guerra para recuperá-las. E Max (Tom Hardy), que apenas queria recuperar seu carro, acaba entrando no meio de toda essa confusão.


Divertida Mente me conquistou tanto, que acabou se tornando minha animação favorita de todos os tempos! Como comentei no post sobre os meus filmes favoritos de Outubro, além de uma história divertida e fofa, Divertida Mente nos ensina sobre como devemos aprender a lidar com nossas emoções (sem tentar ignorar ou menosprezar nenhuma delas). O filme consegue falar sobre como a mente funciona de uma maneira gostosa e compreensível. Essa é uma obra riquíssima, emocionante e que agrada a família toda!

Na trama, Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza são emoções completamente diferentes e que vivem dentro de uma pessoa só: a jovem Riley. Liderados por Alegria, os cinco guiam a garota através de suas escolhas diárias, tentando sempre mantê-la equilibrada e feliz. Entretanto, quando Riley e sua família se mudam e as coisas começam a dar errado, o seu interior também fica bem bagunçado e as emoções começam a entrar em conflito.


Kingsman: Serviço Secreto é um daqueles filmes que trazem a mesma fórmula que todos já conhecem, mas que ainda assim agradam bastante. Apesar da trama clichê, como a maioria dos filmes de espião, o longa consegue mexer com a nossa imaginação e nos divertir bastante. E, mesmo com bastantes esteriótipos, Kingsman ainda consegue ousar em determinados momentos e nos surpreender. Sem falar do elenco de ponta, que conta com os grandes Colin Firth, Samuel L. Jackson e Michael Caine. Taron Egerton, que interpreta o protagonista Eggsy e Sofia Boutella que vive a vilã Gazelle também fizeram um excelente trabalho e chamaram atenção.

Kingsman: Serviço Secreto conta a história de Eggsy (Egerton), um jovem com problemas de disciplina que parece perto de se tornar um criminoso. Determinado dia, ele entra em contato com Harry (Firth), que lhe apresenta à agência de espionagem Kingsman. O jovem se une a um time de recrutas em busca de uma vaga na agência. Ao mesmo tempo, Harry tenta impedir a ascensão do vilão Valentine (Jackson).


Fazia bastante tempo que eu não assistia um filme inquietante como A Visita. Diferente do que eu esperava, o longa não se trata de um filme de terror e sim um thriller psicológico de tirar o fôlego. Recheado de tensão do início ao fim, A Visita também causa bastante estranhamento no espectador que fica definitivamente sem palavras quando descobre o porque de tantos acontecimentos e comportamentos suspeitos.

Além de ter sido muito surpreendida pelo desfecho, que é simplesmente insano (mas de uma maneira muito boa), também gostei bastante da fotografia de A Visita, o que foi muito inusitado, já que a obra traz o conceito de  found footage, onde próprios personagens (na história) são quem registram, gravam, tudo - à lá Atividade Paranormal. 

Tudo começa quando Becca (Olivia DeJonge) e seu irmão Tyler (Ed Oxenbould) resolvem visitar os avós que nunca conheceram. Uma cinéfila, Becca resolve documentar toda a viagem, especialmente porque está determinada a descobrir o porque dos avós e sua mãe passaram tanto tempo sem contato. Ao mesmo tempo em que tenta reconstruir a história da sua família, Becca acaba expondo as suas próprias fragilidades e também a do irmão, já que ambos ficaram muito marcados pela separação do pai. Entretanto, as lentes da garota acabam registrando também as peculiaridades dos avós, cujo comportamento estranho aterroriza os irmãos.


É claro que eu tinha que terminar o post falando do filme mais aguardado e mais amado do ano! Star Wars: O Despertar da Força trouxe uma das franquias mais bem sucedidas da história do cinema de volta a vida e com muito, muito estilo. Apesar de saber uma ou outra coisa da história, nunca tinha assistido os filmes antigos e mesmo assim amei O Despertar da Força.

Além dos efeitos especiais e elenco maravilhoso, o filme fascina e encanta com uma história e personagens muito cativantes. O que eu mais gostei? Star Wars já voltou fazendo polêmica com muita ousadia (bem-vinda) ao trazer uma mulher e um negro como protagonistas, o que incomodou muita gente, mas eu adorei. Nem preciso falar que a Rey, uma garota forte, inteligente independente, é minha personagem preferida, não é?

A história se passa décadas após a queda de Darth Vader e do Império. Uma nova ameaça surge: a Primeira Ordem, uma organização sombria que busca minar o poder da República e que tem Kylo Ren (Adam Driver), o General Hux (Domhnall Gleeson) e o Líder Supremo Snoke (Andy Serkis) como principais expoentes. Eles conseguem capturar Poe Dameron (Oscar Isaac), um dos principais pilotos da Resistência, que antes de ser preso envia através do pequeno robô BB-8 o mapa de onde vive o mitológico Luke Skywalker (Mark Hamill). Ao fugir pelo deserto, BB-8 encontra a jovem Rey (Daisy Ridley), que vive sozinha catando destroços de naves antigas. Paralelamente, Poe recebe a ajuda de Finn (John Boyega), um stormtrooper que decide abandonar o posto repentinamente. Juntos, eles escapam do domínio da Primeira Ordem.


E assim 2015 acaba e 2016 vem chegando com promessas de tempos melhores e muitos, muitos filmes bons!  Esses foram os 5 melhores filmes de 2015 para mim e já estou começando a fazer uma listinha (e um post) dos filmes que mais quero ver ano que vem! 

E agora me contem: vocês concordam com os filmes que mais gostei esse ano? E qual obra estão os deixando mais loucos para ir ao cinema em 2016? Um feliz Ano Novo para todos!

Comente com o Facebook:

26 comentários:

  1. Mad Max foi sensacional. Ainda não assisti a divertida Mente mais pretendo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mad Max foi mesmo muito marcante! E assista Divertida Mente, é muito legal!

      Excluir
  2. Vergonha de mim, ainda não assisti nenhum filme dessa lista hahaha. Acho que 2015 foi um ano muito mais de séries do que de filmes pra mim. Fui poucas vezes ao cinema e até mesmo em casa não tenho assistindo. A maior parte do que assisti foram adaptações de livros. Mas da sua lista estou louca pra assistir Divertida Mente <33 Adoro as animações da Pixar!

    Beijos,
    Bia.

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não vi muitos filmes, mas acabei que também deixei as séries de lado... Essa ano foi muito corrido, tive tempo para quase nada rs Eu, pelo contrário, acho que não vi nenhuma dessas adaptações que saíram! kkk Perdi Jogos Vorazes, Maze Runner, Cidades de Papel e muitos outros rs E veja sim Divertida Mente, é muito bom!

      Excluir
  3. Olá :)
    Ótimas escolhas, só faltou "Jurassic Park" ai na sua lista.
    Beijos,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Acredita que até hoje não vi Jurassic Park? rs

      Excluir
  4. Olá Flor

    Tudo bem?

    De todos os filmes citados, tive a oportunidade de assistir, apenas Kingsman e gostei bastante dos efeitos especiais e de todo o enrendo simplesmente incrível, A Visita não e exatamente o meu tipo de filme, então eu pulo fora!Star Wars estou na fila para assistir mas sem dinheiro não dá HAHAHAHAHA Mad Max Também não e muito minha cara, não me chamou atenção, agora divertidamente adorei sem duvidas, que historia! Eu sou mais Fã de animações.
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que A Visita não é seu estilo, pois eu amei o longa! Kingsman foi muito bom e você precisa ver Mad Max e Star Wars logo, eles sambaram nos outros filmes rs E veja Divertida Mente também, o filme é incrível!

      Excluir
  5. Olá, Ana.
    Dos mencionados, assisti apenas a Star Wars - o despertar da força. Obviamente, como fã da saga, amei. Não conferi os demais, mas pretendo assisti-los em breve.

    Feliz ano novo para você e que 2016 seja repleto de conquistas.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista Mad Max primeiro, acho que faz bem o seu estilo! E um maravilhoso ano novo para você e sua família também!

      Excluir
  6. Oi, Ana!
    Eu morri de rir com Kingsman. Um dos melhores do ano pra mim. Estou ansiosa pela continuação.
    Ainda não assisti Inside Out, mas pretendo fazer em breve.
    Star Wars <3 <3 <3 Foi emocionante ver esse filme nos cinemas.
    Feliz 2016!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kingsman também me provocou boas risadas! Veja sim Divertida Mente, acho que você vai gostar bastante! Star Wars realmente foi a estrela do ano rs Feliz Ano Novo para você também!

      Excluir
  7. Oii Xará haha
    Ainda bem que pulei o nome do meio para o usuário, se não teríamos duas Ana Luiza Ferreira haha
    Pois bem, dos citados só vi Mad Max e Kingsman, e adorei os dois!
    Sou super fã de animações, mas ainda não tive a oportunidade de ver Divertida Mente. Quanto a Star Wars, quero terminar de ver todos os filmes anteriores antes de ver o lançamento, se não acho que não vou entender nada né? kkk

    Feliz Ano-Novo e Boas Festas Flor ♥

    Amei o blog e já estou seguindo, te convido a visitar o meu :)
    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que você também é Luiza com Z e Ferreira?! Que legal! <3 Mad Max foi mesmo um grande filme! E se você gosta de animação, com certeza vai gostar de Divertida Mente! Não menina, não precisa disso não. O novo Star Wars pode ser entendido completamente sem ver os anteriores, confia em mim!

      Excluir
  8. Quero muito ver Divertida Mente, me encanta muuito. Muitas pessoas me falaram dele, mas ainda não segui a indicação. Adoro animações e ele parece ótimo
    www.camilakellen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme muito fofo e também enriquecedor! Depois me conte se gostou!

      Excluir
  9. Oi, Ana!
    Bom, eu acho que sou a única pessoa na blogosfera que não gostou de Mad Max! Na verdade, eu odiei. Esse filme foi uma tremenda decepção pra mim por vários motivos.
    Além de ter desconstruído a incrível visão que eu tinha da saga, este longa conseguiu subestimar a inteligência do espectador, sendo ele fã, ou não dos filmes anteriores.
    Não é possível que aquelas sequências ridículas sendo jogadas na tela, sem a menor preocupação com a harmonia do enredo tenham incomodado só a mim. kkkkk
    Fora o roteiro... que pareceu uma brincadeira, ficando quase impossível se apegar a qualquer personagem.
    Charlize Theron tentou... mas nem ela conseguiu salvar aquilo, pra mim!
    De qualquer maneira, sua lista tá bem interessante, pretendo ver A Visita e Kingsman em breve.

    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?! Eu amei o filme! E cada um tem direito a uma opinião e não há problema em você não ter gostado! Ah, sei lá... Eu gostei muito de Mad Max e achei o roteiro muito bom para um filme de ação... Mas, cada um é cada um e uma pena que o filme não tenha funcionado para você. Espero que goste de A Visita e Kingsman, depois me conte o que achou!

      Excluir
  10. Ana acabei de conhecer seu blog es estou encantada parabéns, da para perceber seu capricho com o seu cantinho. Segundo queria te desejar feliz ano novo.
    Agora vamos falar da sua escolhas, só não assisti A Visita por questões de sou medrosa rs. Divirta mente ganhou meu coração em todos os sentidos. ♥
    Beijão

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico muito feliz que goste do MLB e espero vê-la mais por aqui! A Vista nem dá tanto medo, mas consegue nos deixar vidrados na tela rs Divirta mente é mesmo amor puro!

      Excluir
  11. Oie Ana.
    andei sumidinha no final de 2015 por conta dos afazeres, mas espero estar mais presente em 2016.
    Menina, amei sua retrospectiva. Eu amo a sétima arte, mas confesso que me falta tempo e entusiamo para assistir novos filmes. E da sua lista, eu vergonhosamente não assisti nenhum. E da sua lista eu simplesmente quero ver TODOS. Especialmente Mad Max.
    Bjos e que 2016 seja de muitas realizações.
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tomara que sim! Adoro a sua visita sempre Jacque! E fico muito feliz que tenha gostado da postagem! Cinema é mesmo uma coisa linda e uma pena que não temos mais filmes bons e mais tempo para vê-los, também! Depois veja as minhas indicações e me conte se gostou! Torço para que sim!

      Excluir
  12. Inside out foi um amor só, amei! 2015 foi um ano de filmes bons, mas 2016 vai superar, eu acredito hahaha
    Bejos
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse ano tivemos filmes maravilhosos, mas já estou vendo que 2016 vai ter outros muitos bons também!

      Excluir
  13. Oi Ana!
    2015 foi um ano de bons filmes mesmo! Eu quero ver "Kingsman", todo mundo falou bem desse filme.
    Meu top 3 de 2015 foi:
    1- Star Wars
    2- Jurassic World
    3- Mad Max

    Feliz 2016!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que preciso ver Jurassic World, parece que todo mundo amou! Mas o filme não é muito meu estilo... Depois me conte o que achou de Kingsman, estou torcendo para que goste!

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)