18.12.15

Melhores livros de romance


Oi amores! Como estão?

Vocês adoram dicas de livros e hoje voltei com muito mais indicações legais! Já fiz um post com os melhores livros dos melhores gêneros e falei recentemente sobre os melhores livros de aventura na minha opinião! E, dessa vez, vamos nos aventurar pelas histórias de amor! Preparem os corações porque vocês vão se apaixonar por esses melhores livros de romance!

O que é um livro de romance?


Essa é fácil! Se tem dois personagens que se apaixonam já está valendo, não é mesmo? Bom, mais ou menos. Popularmente, usamos a palavra "romance" para designar toda e qualquer história ou obra que traga uma história de amor. Entretanto, romance também pode indicar uma narrativa em prosa, que pode tanto ser um livro, como um conto ou uma novela, e que pode ter uma história de amor ou não.

Existem diferentes tipos de romance: o urbano, o regionalista, o histórico, o realista, etc. Mas, o que nós mais conhecemos por "romance" é justamente o romance romântico que, como o nome indica bem, traz uma uma história romântica, de amor, e é o tipo de obra que vamos abordar nesse post!

Popularizado no século 19, surgindo primeiramente na Europa e rapidamente se espalhando pelo mundo, o romance romântico "destacava os ideais cavalheirescos, a idealização da mulher e o heroísmo, dignidade e amor à pátria nas personagens masculinas. As narrativas traziam uma constante luta entre o bem e o mal, sempre com a vitória do bem. Narravam sempre histórias de amor, onde era certo o conhecido final feliz".

Apesar de ainda ter muitas das características descritas acima, os romances românticos de hoje em dia possuem bem mais liberdade e acabam muitas vezes fugindo dos velhos clichês. Entretanto, as obras conquistam e deliciam um público enorme! É hora de suspiros, beijos e muito, muito amor! Então, que tal conhecer os melhores (na minha humilde opinião) livros de romance?

Os clássicos de romance

Todo mundo já ouviu falar e todos devem ler. Particularmente, acredito que só se conhece um gênero literário mesmo depois de ter lido os seus clássicos, aqueles livros que deram início a tudo. Sem falar que essas obras serviram de inspiração para muitas outras e sempre conseguem dialogar com a realidade do leitor (independente da época em que foram escritas), afinal quem nunca viveu ou sonha viver uma história de amor?

O clássico dos clássicos de histórias de amor! Todo mundo já ouviu falar e todo mundo ama Romeu e Julieta. Mesmo sendo uma obra escrita para o teatro, acho indispensável ler a peça para se conhecer a trágica história do casal que foi e ainda é inspiração maior para muitas outras obras! 

Jane Austen e romance são duas palavras inseparáveis! Todas as suas obras se tornaram clássicos e ainda cativam e deliciam leitores de todas as idades e lugares com suas histórias de amor bonitas e críticas a sociedade da época. De Austen, Orgulho e Preconceito parece ser o favorito de todos (inclusive o meu). A história de Elizabeth e Mr. Darcy é simplesmente incrível e precisa ser lida por qualquer um que queira se aventurar no mundo dos romances.

Outro clássico que, mesmo que eu não tenha gostado muito, é preciso citar é O Morro Dos Ventos Uivantes. Independente da sua opinião final, é preciso ler esse livro, afinal 8 em 10 livros de romance, de uma maneira ou outra, fazem referência a esse (inclusive o tão aclamado Crepúsculo). E claro que eu tinha que incluir uma obra brasileira também! Entre os muitos romances maravilhosos que temos, um que amo é A Moreninha. Apesar de ter conhecido a obra de Joaquim Manuel de Macedo em uma adaptação juvenil do livro, gostei muito dos personagens e da trama e hoje tenho muita vontade de ler o texto integral, além de recomendar A Moreninha sempre que posso.

E nossa última indicação conheci através das telas do cinema, mas sou louca para ler o livro e me apaixonar novamente pela história. O Grande Gatsby é bem mais atual que as outras indicações, mas já pode ser considerado um clássico, com certeza!

- Leia a resenha de Orgulho e Preconceito - Jane Austen
Leia a resenha de Romeu e Julieta e outras histórias de William Shakespeare
Leia a resenha de O Morro Dos Ventos Uivantes - Emily Brontë

Os novos clássicos de romance

São obras contemporâneas, recentes, mas que já conquistaram inúmeros fãs ao redor do mundo e, até mesmo, foram parar nas telas de cinema. E, logo, logo, serão consideradas clássicos de histórias românticas! 

Eu sei que tem muita gente que não gosta (especialmente por causa dos filmes), mas Crepúsculo marcou uma geração inteira e vai ser lembrado por muito, muito tempo. Mesmo caso de A Culpa é das Estrelas - apesar de euzinha nunca ter lido o livro e nem tenho vontade para tal, reconheço que a obra foi um fenômeno e que emocionou e ainda vai emocionar muita gente, merecendo sim o título de novo clássico. 

P.S. Eu te Amo também fez muita gente derramar baldes de lágrimas, mas ainda assim é uma história de amor lindíssima e que vai ficar na memória. E quando se fala em romance, impossível não lembrar de Nicholas Sparks. Todos os seus livros são bem aclamados e ficam por várias semanas na lista dos mais vendidos, entretanto, parece que o favorito do autor ainda é seu primeiro grande sucesso: Diário de Uma Paixão.


Melhores livros de romance para adolescentes e jovens

Com uma pegada mais leve, essas obras dialogam melhor com o público adolescente e jovem, muitas vezes trazendo conflitos com os quais eles mais se identificam. Essas histórias de amor muitas vezes acontecem nos corredores da escola ou da faculdade, o que não as faz ser menos fofas e românticas. Crepúsculo e A Culpa é das Estrelas com certeza poderiam estar também nesse tópico, mas aqui vão mais algumas indicações.

Tanto adolescentes quanto adultos se apaixonam pelas histórias de Meg Cabot (ela é uma das minhas autoras favoritas!). Os romances da autora são irresistíveis, fofos e muito divertidos! E sua obra mais conhecida, a série Diário da Princesa, é um clássico de literatura para adolescentes, afinal, que garota nunca sonhou em descobrir que era uma princesa e que nunca se apaixonou?

As obras de Stephanie Perkins também conquistaram muitos fãs! Anna e O Beijo Francês é o primeiro de uma trilogia de mesmo nome que encanta a todos com histórias divertidas e românticas, personagens muito cativantes e cenários maravilhosos (como Paris, São Francisco e Nova Iorque)! Apesar de amar a história de Anna, prefiro Lola e O Garoto da Casa ao Lado, apesar de que recomendo ambos. 

Os leitores jovens irão se identificar muito com os personagens de A Aposta, justamente porque o livro é nacional, então dialoga bem mais com a realidade dos adolescentes brasileiros. No livro da Vanessa Bosso, os alunos de uma escola ficam mega agitados com uma aposta envolvendo Nina e Lex, que não se suportam, mas que estão determinados a seduzir um ao outro e ganhar essa disputa.

Minhas duas últimas recomendações também irão deliciar adolescentes, especialmente os que gostam muito de internet! Quem já sonhou em ter um romance com um cantor famosos vai adorar Garota Online, já que a protagonista se apaixona, sem saber, pelo maior ídolo adolescente do momento e registra tudo no seu blog! E em O Diário Secreto de Lizzie Bennet, uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, Lizzie é uma celebridade da internet, que narra online todas as aventuras e desventuras de sua vida e de sua família, inclusive a presença incômoda de um amigo do namorado de sua irmã, o esnobe Darcy.

Melhores livros de romance e aventura

Para ficarem juntos, os protagonistas viverão muitas aventuras e batalhas em nome do seu amor. Lembram dos livros que misturam romance e aventura que indiquei na postagem melhores livros de aventura?

(Clique no título, abaixo, para comprar a obra)

Romance, sobrenatural e aventura se misturam em Outlander, Carmela e Lorenzo e Avalon High. Mas, Belleville e Arrabal e a Noiva do Capitão também tem um ar mágico de contos de fadas! 


Melhores livros de romance erótico 

Depois do sucesso de Cinquenta Tons de Cinza, a literatura erótica vem conquistando bastante espaço com suas tramas românticas e muito quentes.


Eu tinha bastante preconceito com livros eróticos até conhecer os apaixonantes irmãos Sullivans e descobrir que o gênero, além das cenas de sexo, traz também romances incríveis, divertidos e fofos. Da série, cujos volumes podem ser lidos de forma independente, o meu favorito é Se Você Fosse Minha

Assim como Bella Andre, Cora Carmack sabe criar boas tramas e personagens cativantes, além de cenas quentes na media certa. Meu favorito dela é Fingindo. Também recomendo Maluca por Você e Louco por Você (que não é meu favorito do gênero, mas tem essa capa maravilhosa).


Melhores livros de romance de época

Meu tipo favorito de romance, as histórias acontecem, em sua maioria, no século 19, entre as damas e cavalheiros de uma sociedade rígida, em meio a bailes, idas ao teatro e passeios em parques. Com seus vestidos enormes e maravilhosos e leques, as mocinhas fazem de tudo para resistir ou seduzir, dependendo do caso, o protagonista, muitas vezes um nobre teimoso e devasso. 

Em Segredos de Uma Noite de Verão, quatro amigas se unem para encontrar marido uma para as outras. E Anabelle já escolheu muito bem o nobre que pretende fisgar, entretanto, como ela conseguirá resistir ao provocador e devasso Simon? Já a Jess de O Príncipe dos Canalhas não quer saber de casamento e sim de salvar seu irmão da má influência de Dain, conhecido como lorde Belzebu. Mas quem disse que ele seria tão sedutor e ela ficaria louca para se entregar a Dain?

Também da Lisa Kleypas, recomendo a Série Os Hathaways, especialmente o livro Paixão ao Entardecer, o meu favorito da saga (os volumes podem ser lidos de forma independente). Como a obra anterior, Ligeiramente Casados também pertence a uma série que conta, em cada volume, a história de amor de um irmão diferente. E dos três volumes lançados aqui até o momento, o primeiro é justamente o que mais gosto!

E minha última indicação é um romance de época nacional. Jardim de Espelhos nos transporta para o Brasil do século 19 e ao mesmo tempo que nos delicia com uma história intrigante e apaixonante, também expõe os conflitos, especialmente sociais, da época. Conheçam ainda mais obras desse gênero no post Melhores livros de romance de época!


Melhores livros de romance sobrenatural

Nesses livros, o amor é mágico -  literalmente! Entre seres sobrenaturais como vampiros, zumbis, bruxas e muito mais, os encontros e desencontros amorosos dos personagens ganham pitadas de fantasia e aventura!

Um dos meus livros favoritos, Sangue Quente traz a história de amor incrível e emocionante entre um zumbi e uma humana. Em Abandono, mais um romance maravilhoso da Meg Cabot, o amado da protagonista não é desse mundo, literalmente! Em Como se Livrar de um Vampiro Apaixonado, o título resume bem a situação de Jess, que deseja que o vampiro bonitão, que cismou que eles devem casar, vá para bem longe!

Em Enfeitiçadas, Cate não está nada feliz em ser uma bruxa, mas, para salvar a si e as irmãs da fogueira, ela terá que escolher entre o homem que ama e uma organização secreta de bruxas. Anjo Mecânico também traz uma protagonista diferente, mas que queria muito ser uma humana normal. Entretanto, quando descobre o mundo dos Caçadores se Sombras, ela não só se apaixona como descobre que há muitos seres mágicos e sobrenaturais como ela.

Mais indicações: Cidade dos Ossos traz muito mais do mundo dos Caçadores de Sombras, com seus demônios, magos, vampiros, lobisomens, fadas e muito mais. Também temos bastante sangue e presas com os vampiros de A Menina Mais Fria de Coldtown. Poseidon já traz sereias em sua trama e Amor Infernal, um triângulo amoroso entre uma humana, um anjo e um demônio. O Lado Mais Sombrio nos transporta para o mágico mundo do País das Maravilhas juntamente com a protagonista que é descendente da Alice.


Melhores livros de romance para todas as idades e gostos

Agora, aqui estão obras que podem se encaixar em várias classificações, desde sobrenatural a romance de época, mas que ainda assim agradam a todos os fãs de romance, de todas as faixas etárias.

Leia a resenha de Azul da Cor do Mar - Marina Carvalho
Leia a resenha de Belleville - Felipe Colbert
Leia a resenha de O Duque e Eu - Julia Quinn
Leia a resenha de Coração de Bilionário - Ruth Cardello

Leia a resenha de A Filha do Louco - Megan Shepherd
Leia a resenha de A Linguagem das Flores - Vanessa Diffenbaugh
Leia a resenha de Aconteceu em Paris - Molly Hopkins
Leia a resenha de Belle - Lesley Pearse

Leia a resenha de Dizem por aí... - Jill Mansell
Leia a resenha de Doce Vampira - Ju Lund
Leia a resenha de Álbum de Casamento - Nora Roberts
Leia a resenha de Melhor Que Chocolate - Laura Florand
Leia a resenha de Os Adoráveis - Sarra Manning

E é isso amores! Claro que eu poderia ter colocado mais um milhão de livros aqui, afinal romance bom por aí é o que não falta, mas esses são os melhores dos melhores livros de romance que posso indicar para vocês. O que acharam da postagem e das indicações? Já leram alguma?

E quais os melhores livros de romance na opinião de vocês? Não deixem de comentar! Beijos!

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Olá :)
    Menina adorei esse guia e as sugestões então estão ótimas!
    Amei!!!

    Beijão,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez sua postagem ficou recheada de livros maravilhosos. Já li boa parte dos citados e pretendo ler mais. Afinal amo romances, seja de que estilo for. Parabéns pela ideia das postagens e seu diferencial é justamente as informações e títulos sugeridos.

    Leituras, vida e paixões!!!
    #FaçaUmaBlogueiraFelizComentenoBlog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado do post e das dicas! E romance nunca é demais, não é mesmo? rs

      Excluir
  3. confeso que, de toda a lista - só a primeira fileira eu li toda e gostei [exceto A moreninha, pq não lembro mt coisa e preciso fazer uma releitura]... Diário de uma paixão foi o único de Sparks que gostei... Li Belleville e achei bacana, assim como Arrabal...
    não curti ACEDE, odiei Os adoráveis...
    e nunca sonhei em ser princesa .-.
    A filha do louco e Poseidon foram leituras mais ou menos... os demais... corro pra longe xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? rs Eu queria muito ser princesa quando pequena, hoje passo longe de vestidos cor de rosa e tudo mais! Nunca ACEDE e como disse no post, não tenho muita vontade... Uma pena que você não gostou dos livros que indiquei ;C

      Excluir
  4. Confesso que agora que entrei na vibe leitura estou completamente apaixonada por romances, só que depois que voce le uns 20 livros parece que voce fica sem opção, por que todo o lugar que vai recomendam os mesmos.
    Entrei no teu blog esperando ver os mesmos de sempre e me deparo com isso, juro que fiquei maravilhada. Acho que agora tenho uma lista de livros bem boa.
    Muito obrigada!
    Nao seria nada mal uma parte dois rs <3

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)