12.12.15

Melhores livros de aventura


Olá amores! Como estão?

De um tempo para cá, tenho observado que uma das postagens mais acessados todos os meses é uma de 2013, um TOP 10 dos Melhores livros dos melhores gêneros! Muito tempo já se passou desde que fiz a postagem e já li muita coisa boa depois disso, por isso resolvi fazer uma série de postagens com indicações mais legais para os diferentes "gêneros", como aventura, romance, fantasia, young adult, etc. Espero que gostem das dicas!

E, para hoje, trago os melhores livros  de aventura (na minha humilde opinião, claro)!

O que é um livro de aventura?

As obras de aventura carregam uma forte herança dos poemas épicos da Antiguidade (como Ilíada e Odisseia), cuja marca principal é a presença de um ato ou uma figura heroica. Os poemas épicos retratam, em versos, acontecimentos grandiosos (seja fatos históricos reais, lendários ou mitológicos), vinculados à figura de um herói, considerado um semideus, isto é, um ser superior dotado muitas vezes, de superpoderes.

Na atualidade, o épico pode ser visto desde em livros e revistas às telas dos cinemas ou de televisão. Apesar de não ser comum mais um poema que retrate a trajetória de um herói, são muitos os livros, histórias em quadrinho, filmes e série de TV que trazem histórias de heroísmo que continuam fascinando bastante a todos. Os super-heróis como Batman, os espiões extraordinários como James Bond e a até mesmo o bruxinho Harry Potter são heróis lendários hoje como, um dia, Hércules ou Aquiles foram.

O que define um livro de aventura? É difícil dizer, não há uma fórmula exata e, muitas vezes, a aventura mistura-se ao romance, ao drama, a ação ou ao sobrenatural, criando obras ricas que podem receber mais de uma classificação. Particularmente, vejo livros de aventura como histórias de heróis, normalmente protagonizadas por jovens garotos nobres de alma. Aqui, a honra é importante, principalmente na hora de derrotar aquele vilão sem escrúpulos e cheio de poderes e aliados. 

Para mim, uma boa história de aventura tem que ter justamente isso: um herói, um vilão e uma missão, um objetivo, que combata os esforços do mal e salve a todos. O final feliz, onde o bem triunfa, é indiscutível. Assim como um herói que, mesmo tendo dúvidas, sempre siga pela caminho do bem.

Os (novos) clássicos de aventura

Se você gosta de livros de aventura, é indispensável que leia esses "clássicos". São obras atuais, mas que todo mundo conhece e que basicamente definem as obras de aventura do nosso tempo.


Como bem falei no TOP 10 dos Melhores livros dos melhores gêneros, é impossível falar de aventuras sem se falar de Harry Potter. A saga do bruxinho é uma das mais lidas e aclamadas da atualidade, sendo um exemplo clássico de obras de aventura. Seguindo o estilo do Harry, temos também o semi-deus Percy Jackson com suas aventuras pelo Olimpo contemporâneo. Rick Riordan, autor de Percy Jackson, que adoro, também conta com outras séries do mesmo estilo, como As Crônicas Dos Kane e Os Heróis do Olimpo

Outra série épica, recheada de aventuras, que não posso deixar de recomendar é As Crônicas de Nárnia. A história do belo País de Nárnia agrada qualquer leitor do gênero, trazendo os clássicos jovens heróis e inimigos poderosos, além de muita magia e amor. Saindo um pouco dos livros óbvios, recomendo uma das minhas séries favoritas: Desventuras em Série, de Lemony Snicket. As aventuras dos irmãos Baudelaire são de tirar o fôlego, sempre recheadas com muito mistério e ação, é impossível não gostar delas.
Melhores livros de aventura e distopia

Muitos livros de aventura da atualidade se misturam com outro gênero: as distopias. Aqui, os inimigos são governos corruptos e opressores e o herói é um garoto ou uma garota que se rebela e luta para mudar tudo. Apesar de não recomendar porque não gosto da história (apesar de nunca ter lido os livros), Jogos Vorazes é a obra mais aclamada da mistura de distopia e aventura.

Todos esses conquistaram tantos leitores que acabaram indo para as telonas e conquistando mais fãs no cinema e nem precisam de muitas apresentações. Nunca li a saga de Divergente, Maze Runner e O Doador de Memórias, mas pelos filmes e pelo o que sei das histórias, são excelentes obras de aventura em meio a um universo distópico. Já A Hospedeira, li o livro e vi o filme, ambos perfeitos, e recomendo sempre que posso! 


Mais indicações de livros distópicos recheados de aventura: Reiniciados, O TesteTerras Metálicas e The 100: Os Escolhidos (que virou série de TV)!
Melhores livros de aventura sobrenatural

Aqui, tanto o herói quanto seus inimigos podem ser seres sobrenaturais, como vampiros, lobisomens, fantasmas, zumbis, etc. Seres e circunstâncias mágicas não faltam nas aventuras dos protagonistas desses livros! Dos livros de aventura, talvez os mais numerosos sejam justamente os que trazem elementos sobrenaturais!


Meu favorito de aventura sobrenatural definitivamente é toda a série A Mediadora! A protagonista enfrenta, em todos os livros, inimigos perigosos e, especialmente, fantasmas teimosos com muito humor e coragem. Alice no País das Armadilhas é uma distopia recheada de aventura, mas também de zumbis, assim como Ex-heróis, cujos heróis são justamente super-heróis com poderes bem legais. Já O Legado da Caça-Vampiro e Guardiões são aventuras recheadas de sangue e vampiros.

Mais indicações: aventuras de Enfeitiçadas e Círculo foram recheadas com bruxas. Já Aden Stone e a Batalha Contra as Sombras, da série Interligados, Sangue Mágico, da saga de Kate Daniels, e Cidade dos Ossos, da famosa série Os Instrumentos Mortais, tem de tudo um pouco quando se trata de seres sobrenaturais.

Melhores livros de aventura e romance

A maioria dos livros de aventura, especialmente os sobrenaturais, também trazem romance. O amor está no ar, o que o vilão da história pode não gostar muito ou tentar impedir. Mas, para ficarem juntos, os protagonistas viverão muitas aventuras e batalhas em nome do seu amor.


Romance, sobrenatural e aventura se misturam em Outlander, Carmela e Lorenzo e Avalon High. Mas, Belleville e Arrabal e a Noiva do Capitão também tem um ar mágico de contos de fadas!
Melhores livros de aventura para crianças e adolescentes

Com uma pegada mais leve e juvenil, essas obras trazem histórias instigantes e recheadas de aventuras perfeitas para crianças e adolescentes.

Melhores livros de aventura para todos os gostos

Agora, aqui estão obras que podem se encaixar em várias classificações, desde sobrenatural a romance, mas que ainda assim agradam a todos os fãs de aventura.

Bom amores, ainda há muitos e muitos livros que eu poderia colocar nesse post, mas esses são os melhores dos melhores livros de aventura que posso indicar para vocês. O que acharam da postagem e das indicações? Já leram alguma?

E quais os melhores livros de aventura na opinião de vocês? Não deixem de comentar! Beijos!

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Oi Ana!
    Adorei esse post!!! Aventura sempre foi um dos meus gêneros favoritos, mas nunca tinha parado para pensar nas combinações - que por sinal também adoro.
    Já aproveitei para pegar algumas dicas de leituras do gênero :)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado! ;DD E depois me conte se gostou dos livros que indiquei!

      Excluir
  2. Respostas
    1. ;D Fico feliz que tenha gostado! E espero que tenha uma excelente leitura!

      Excluir
  3. Ana que postagem maravilhosa, caprichada e recheada de ótimos livros.
    Gosto muito desse estilo, já li alguns dos citados e pretendo ler outros.

    Li resenhas empolgadas sobre Sociedade dos meninos gênios e fiquei até interessada, mas não entedi se é livro único ou série por isso deixei ele em stand-by mas não desisti da leitura.
    Tenho Os Segredos de Landara com essa capa da primeira edição, mas ainda não li. Quando a autora lançou o livro seguinte fiquei louca para ler. Quem sabe consiga agora em 2016.
    Desde o lançamento de OUTLANDER confesso que fiquei interessada, mas devido seu número de folhas e minha pilha enorme de não lidos acabei deixando para ler um dia =\ mas só leio elogios a tudo que se refere a ele.
    Vi o filme inspirado no livro da Meg Cabot - Avalon High e gostei muito, mas só encontro o livro bem caro, espero conseguir adquirir um dia.
    A série que Enfeitiçadas faz parte é uma das melhores com bruxas que já li e o livro final me deixou em choque. Amei tudo e todos. Muito inteligente e intensa a história dessas três irmãs!!!
    Acredita que só passei a gostar de Cidade dos Ossos quando vi o filme!!!??? Li antes, mas não consegui me conectar tão bem ao enredo, mas após ver o filme várias vezes pretendo reler e segui com a série.
    Amei ver o livro da Monique Lavra - Guardies por aqui. Vc já leu a sequência!!??? É maravilhosa também.
    Estou vendo a série The 100 e amando!!! Como ela é bem diferente do livro, muitos falam, não sei se irei ler o livro por enquanto.
    Reiniciados e Starters já está na minha lista de futuras leituras!!
    Correr ou morrer e A hospedeira foram livros que amei ler, achei eles tão inteligentes e conseguiram me prender a leitura de forma intensa.
    HP, Percy Jackson e Nárnia sem palavras =) li todos e amei a experiência.
    Por fim sou louca para ler a série: Desventuras em série, mas nunca consigo comprar =/ mas ganhei os dois primeiros e estou pensando em ler e correr atrás dos outros seja em e-books, biblioteca etc me deseje sorte.

    Ufa queria comentar mais esse seu post fico bem completo. Parabéns!!!


    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;D Muito obrigada! E depois me conte se gostou dos livros!

      Excluir
  4. Olá Ana! Tudo bem? Gostei muito do post, achei a ideia bem legal! Parabéns pelo blog é lindo seu cantinho. Beijos:*
    - http://ijornalize.blogspot.com.br/2015/12/ta-na-estante-se-eu-ficar-gayle-forman.html?m=1

    ResponderExcluir
  5. Devo admitir que amei todas as suas resenhas, amo ler e realmente não conhecia a maioria desses livros, mesmo que essa postagem seja antiga ela é muito completa, irei ler com certeza O Teste e Reiniciada, já até baixei em pdf para ler, tmb endico a mediadora que com certeza é um dos meus livros preferidos. Uma série que não estava na lista é The 39 Clues, que pra mim é uma série maravilhosa, a primeira temporada possui 10 livros, a segunda acho que tmb 10 e a terceira acho que não lançou ainda no Brasil, indico tmb Fallen, bjs.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)