17.10.15

Resenha: Mulheres - Carol Rossetti


Acredito que há poucas pessoas que não conheceram e não se encantaram com o trabalho da Carol Rossetti. Em 2014, suas ilustrações viralizaram, principalmente no Facebook, que foi justamente onde conheci o seu projeto que deu vida a esse livro. Quando soube do lançamento de Mulheres, além de desejar o livro, fiquei muito feliz por ver que uma obra de extrema importância conseguiu conquistar seu espaço no mercado editorial brasileiro. 


Em 160 páginas, Rossetti nos encanta com seus traços simples, mas extremamente expressivos. Em cada página encontramos uma mulher e uma história diferente, ambas, em sua simplicidade, guardando uma mensagem importante. Através de desenhos singelos e mensagens curtas, a ilustradora discutiu diversidade, beleza, preconceito, feminismo, empoderamento feminino, gênero, sexualidade e muito outros temas revelantes, e polêmicos até, mas com uma leveza e beleza única.


Mulheres foi dividido em cinco partes: corpo, moda, escolha, amores e valentes. No início de cada parte, assim como na Introdução, a autora fala um pouco sobre o projeto e sua visão pessoal sobre o assunto. Assim como seus desenhos, as palavras de Rossetti são em defesa da liberdade, da diversidade e da igualdade. 
“São tantas mulheres diferentes no mundo que eu poderia continuar para sempre. Cada uma tem sua própria história, e acredito que todas elas merecem ser ouvidas e representadas.”

E eu me identifiquei muito com o posicionamento da autora sobre o próprio movimento feminista. Afinal, não se trata mais sobre poder votar e estudar, como queriam as primeiras feministas, mulheres brancas heterossexuais de classe média/alta. As conquistas delas foram de extrema importância, é claro, e agora que já conquistamos o básico, precisamos ir além e lutar pela liberdade de todas as mulheres: brancas e negras, hétero e homossexuais, ricas e pobres, cristãs, muçulmanas e ateias, jovens e idosas, deficientes ou não.


E o que mais me encantou em Mulheres é que a autora verdadeiramente representa a diversidade, tanto em questões físicas quanto psicológicas e políticas. A pluralidade de aparências, comportamentos, pensamentos e discursos é a grande beleza da obra. Rossetti conseguiu dar vida e voz a todas suas personagens e acho impossível que alguém não consiga se identificar com, pelo menos, uma delas. 
“O que eu proponho nas ilustrações do projeto Mulheres é desconstruir essa ideia. Não há uma forma única de ser bonita nem a beleza deveria ser o foco da autoestima feminina.”

Mulheres é uma obra cativante, que apesar da leitura rápida, merece ficar sempre ali na cabeceira para quando precisarmos de inspiração. As ilustrações e as mensagens, além de belas, tocam o fundo da nossa alma e nos incentivam a ser não só mulheres mais corajosas e políticas, mas sim pessoas mais corajosas e políticas, que não fecham os olhos para as mazelas e que celebram sempre a diversidade. 


Mulheres é um livro para todos os públicos, afinal todos merecem e devem buscar dignidade e respeito, sejam homens ou mulheres. Eu estou simplesmente apaixonada por esse livro, cuja leitura nos deixa mais leves e inspirados. Rossetti conquistou a minha admiração e repeito, e espero ver suas ilustrações e seus livros sempre por aí, espalhando mensagens de amor, empoderamento, igualdade e respeito. 


E essa obra se torna ainda mais especial graças a edição bem caprichada da editora Sextante. As ilustrações da autora ficam mais belas e vivas nas folhas mais grossas e resistentes e a capa, maravilhosa por si só, tem uma textura diferente, meio aveludada, que apenas aumentou a minha vontade de segurar esse livro junto ao peito e nunca mais largar. 
“O que proponho é isso: vamos conversar e aprender uns com os outros, mas sem colonizar o próximo.”

Título: Mulheres
Subtítulo: Retratos de Respeito, Amor-próprio, Direitos e Dignidade
Autora: Carol Rossetti
Editora: Sextante
ISBN: 9788543102276
Ano: 2015
Páginas: 160
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Sextante

Compre: Submarino - Americanas - Shoptime - Amazon

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Awn, queria tanto ler esse livro! A página no facebook da autora já era tão impactante e feita para quebrar preconceitos... Quero muito ler *-* Adorei sua resenha!

    /Beijocas da Saroca!
    Visite o Interesses Sutis!

    ResponderExcluir
  2. Oie, Ana!
    Já tinha visto esse livro da Carol e fiquei super interessada, pois conheço o trabalho dela no facebook e me identifico muito com as ideias defendidas por ela.
    Bjus
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  3. Oie, Ana!
    Já tinha visto esse livro da Carol e fiquei super interessada, pois conheço o trabalho dela no facebook e me identifico muito com as ideias defendidas por ela.
    Bjus
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ana.
    Eu adoro o trabalho da Carol, os desenhos e a maneira linda que ela prega o respeito e a diversidade.
    Esse livro já estava entre os meus desejados; só fiquei com ainda mais vontade de tê-lo.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)