19.9.15

Resenha: Para Continuar - Felipe Colbert


Leonardo César vive sua vida sem grandes emoções. Além de uma doença cardíaca, ele também possui pais amorosos, mas super protetores que o impedem de fazer muitas coisas. Um estudante universitário de poucos amigos, Leo não está satisfeito com sua rotina pacata, e dotado de muito humor e ironia, ele tenta ao máximo aproveitar a vida e sonha com um futuro de mais liberdade e emoções.

E seu desejo é atendido. Um dia, no metrô, ele vê uma bela garota oriental, por quem se sente imediatamente atraído. Leonardo tenta puxar conversa e pergunta sobre a música que ela está ouvindo. Depois de compartilharem fones de ouvido e um momento único, ela vai embora sem ao menos dizer o seu nome. Leo fica obcecado pela garota misteriosa do metrô e, quando finalmente a encontra novamente, ele resolve se arriscar e descobrir mais sobre ela.


Ayako é uma garota de muitos mistérios. Ela vive no bairro da Liberdade (maior reduto da comunidade japonesa na cidade de São Paulo) com o avô e o jovem chinês Ho. Juntos, os três cuidam de uma simpática e modesta loja de luminárias, que guarda um segredo incrível no seu porão. Ayako divide com o avô a missão de cuidar das mágicas lanternas orientas que habitam o subsolo e, inclusive, mantê-las em segredo de Ho.

E Ayako estava levando sua vida perfeitamente até conhecer Leonardo e se apaixonar por ele. Leo é muito gentil, mas será que há espaço para ele na vida, e na missão, da garota? Ho acredita que não. Apaixonado por Ayako, ele fará de tudo para manter Leonardo longe dela, inclusive recorrer a seu perigoso primo Kong. Entretanto, o amor fala mais alto e tanto Leo quanto Ayako resolvem se arriscar e levar seus sentimentos adiante, que resultarão em uma bela, mas trágica história de amor.


Para Continuar é o segundo livro que leio do Felipe Colbert e, novamente, fui muito cativada por seu romance fofo com pitadas extraordinárias. Os toques de magia e mistério sempre deixam uma história de amor melhor e Colbert provou mais uma vez que sabe criar uma boa trama de amor.
“Você está vendo algo mágico, mas a magia não se limita a atos extraordinários. Ela está no nosso dia a dia. Se você for observadora, vai reconhecê-la.” Pág. 18

A escrita do autor é muito gostosa e fluída e, como em Belleville {resenha aqui}, a troca de perspectiva deixou a leitura mais rápida. Ter a narração em primeira pessoa do Leo alternada com a terceira pessoa, que acompanha Ayako e Ho, me fez ficar ainda mais cativada pelos personagens. Apesar de alguns detalhes previsíveis, a trama de Para Continuar consegue nos prender do início ao fim e nos fazer ficar perguntando o que vem a seguir.

O que estou adorando nas obras do Colbert é que ele sempre traz cenários nacionais e comuns, que ganham uma beleza única ao se entrelaçarem às histórias de amor dos personagens. Ao trazer localidades conhecidas e próximas do leitor, o autor deixa suas obras ainda mais cativantes. Entretanto, o Colbert encanta mesmo é com seus personagens, tanto os humanos quanto os inanimados. A montanha-russa de Belleville e as lanternas orientais de Para Continuar ganharam toques de magia e muita importância dentro dos livros, o que tornam os objetos muito especiais (sempre que olhar para uma montanha-russa ou para uma lanterna oriental vou lembrar dessas histórias).


Quanto aos personagens humanos, adorei o Leonardo desde o primeiro momento. Apesar das perspectivas negativas, o seu humor irônico mantém a história divertida e o personagem encantador. O Leo possui uma personalidade única e me vi torcendo por ele do início ao fim da obra. Apesar de não ter uma personalidade tão marcante, também adorei a Ayako. Gostaria que o autor tivesse nos dado mais momentos dos dois, pois senti que o envolvimento entre eles, apesar de convincente, foi construído de forma rápida demais.

Entretanto, o personagem mais complexo e o meu favorito foi Ho. Os outros protagonistas também passaram por mudanças e amadureceram ao longo de Para Continuar, mas a trajetória de Ho foi a mais me encantou. Ele representa, no início da trama, o amor puro, que foi corrompido para um amor possessivo e violento e que culminou em uma lição sobre redenção. Apesar de previsível, o final de Para Continuar é perfeito e nos faz refletir: até onde Ho foi responsável por suas ações? Claramente possuidor de uma mente intelectual e emocionalmente fragilizada, seu destino teria sido diferente se Ayako e Leo o tivessem tratado diferente?


Apesar de ser um romance muito fofo, Para Continuar nos faz questionar e perceber que, quanto maior é um sentimento, com mais cuidado ele deve ser tratado. Afinal, mesmo que encontremos o amor, temos que tomar cuidado não só para não nos ferirmos, quanto para não ferirmos os outros. As próprias lanternar mágicas, a meu ver, representam justamente isso: a fragilidade do amor e a cautela que temos que ter quanto a ele.


Uma obra singela e romântica, com personagens cativantes e boas reflexões, Para Continuar é uma leitura leve, rápida e deliciosa. Adorei o livro e estou ansiosa por mais obras do autor. Quanto a edição, há apenas elogios também. A diagramação estava perfeita e amei as lanternas japonesas no início de cada capítulo e o detalhe do dragão. A capa também é maravilhosa e combina perfeitamente com a história.
Título: Para Continuar
Autor: Felipe Colbert
Editora: Novo Conceito
Selo: Novas Páginas
ISBN: 9788581637952
Ano: 2015
Páginas: 224
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Novo Conceito




Leia também:

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Oi Ana,
    Minha prima leu o outro livro dele e adorou...pela opinião dela, achei bem bonito.
    Esse parece ser tão bonito quanto, ao começar pela capa.
    Aliás amei as fotos, ficaram lindíssimas.
    Só por esse dragão, imagino que a diagramação deve tá linda!

    To triste que os correios não trouxeram meus lançamentos de Agosto e nem Set. da NC =/

    bjs e tenha um ótimo domingo
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! E se ela gostou de Belleville, vai amar Para Continuar! Sério? Uma pena que o serviço dos Correios não é sempre bom, direto eles também atrasam os meus livros! ;C

      Excluir
  2. Um dos melhores livros que eu li esse ano! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;D Para Continuar foi mesmo uma excelente leitura!

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)