28.4.15

Resenha: Três dias para sempre - Janda Montenegro


Line deixou sua família e cidade para trás e seguiu até o Rio de Janeiro para se casar com o homem que amava, o mesmo homem que a abandonou no dia da cerimônia. Sem dinheiro e sem para onde ir, Line foi acolhida por uma funcionária do hotel onde estava hospedada, que a deixou permanecer no lugar ajudando no que fosse preciso em troca de um quarto e alimentação.

Seis meses terríveis se passam e a garota continua na mesma situação: sem amigos, sem emprego, sem dinheiro e sem casa. É dia de ano novo e Line está no aeroporto para buscar alguns hóspedes que não aparecem. Frustrada e cansada, ela pega um ônibus para voltar para o hotel e é nele que ela conhece o bonito brasiliense Teo

O jeito de garoto descompromissado, mas muito gentil e fofo, de Teo logo conquista Line e ela aceita sair com ele durante a sua curta estada no Rio. Mas o que era para ser um romance rápido de verão se transforma em algo mais. O casal cria grande intimidade e carinho rapidamente em três dias de romance que eles queriam que durasse para sempre.


Comecei Três dias para sempre com boas expectativas que, infelizmente, não foram cumpridas. Desde o início até o final da obra me irritei bastante com a personalidade da Line, uma garota completamente sem autoestima e perspectiva, além de muito dependente emocionalmente. Ela conhece Teo em um momento e poucas horas depois já se clama apaixonada e espera que ele resolva todos os seus problemas.


De fato, o romance dos protagonistas me soou completamente forçado e não me agradou nem um pouco. Tudo ocorre muito rápido e os sentimentos que os personagem dizem sentir não convencem. Além de não ter gostado da Line, também odiei o Teo. Eu gosto de personagens masculinos charmosos, homens bem resolvidos e divertidos e Teo não é nada disso. Apesar de ter idade de adulto, ele se comporta como uma criança, um garoto adolescente, e, pior, começa e termina o livro desse jeito. As atitudes de Teo não irritaram só a mim, mas também a Line, que aceita tudo o que o rapaz fala e diz, o que me fez desgostar ainda mais dela. Não vemos em Três dias para sempre amadurecimento ou crescimento de nenhum dos personagens e...
(ATENÇÃO, SPOILERS!) 
...o Teo some tão rápido quanto aparece e a Line termina o livro no mesmo lugar onde começou: sem emprego, sem amigos, sem dinheiro e sem perspectivas e, o melhor (sim, estou sendo irônica rs), com o coração partido novamente. Talvez a única coisa que realmente tenha me agradado no livro foi justamente o final bem realista, mas que não condiz com o ar de contos de fadas que a autora tinha dado ao resto do livro. 
(FIM DOS SPOILERS, PODEM RESPIRAR E LER A VONTADE A PARTIR DE AGORA rs)



A história não foi divertida, leve e fofa como eu esperava. Não gostei do modo como a autora conduziu a trama e os personagens. Outra reclamação que tenho é o cenário mal aproveitado. Particularmente, não gostei do Rio de Janeiro na primeira e única viagem que fiz ao lugar, mas é inegável que a cidade tem paisagens maravilhosas que Montenegro, infelizmente, não soube aproveitar. A protagonista passa praticamente todo o livro no apartamento alugado de Teo ou indo até o apartamento ou voltando para lá. Nesse ponto, gostaria que a autora tivesse sido um pouco mais clichê e levado os personagens até os cenários clássicos do Rio: o Cristo, a praia, os lugares históricos, etc.


Não tem jeito, quando os personagens e a trama não conquistam, a leitura não é boa. Tive que me forçar a terminar Três dias para sempre, a leitura foi muito arrastada e me irritou do início ao fim. Terminei o livro muito decepcionada e frustrada, simplesmente não gostei da obra, o que é uma pena. Apesar disso, daria outra chance a autora, a escrita dela é boa, mas Montenegro precisa ainda melhorar em outros quesitos.


A edição é um, talvez o único, ponto positivo do livro. A diagramação é lindíssima, amei os detalhes no início de cada capítulo e na parte inferior das folhas. Também gosto bastante da capa, é fofa e romântica, como imaginei que o livro iria ser.

Título: Três dias para sempre
Autora: Janda Montenegro
Editora: Novo Conceito
Selo: Novas Páginas
ISBN: 9788581636580
Ano: 2015
Páginas: 272
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Novo Conceito

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Ana, que lindo o seu blog!
    Amei o layout, e o conteúdo é claro! Mas principalmente, os sets cuidadosos e lindinhos que você monta pras suas fotos. Nossa, muito cute.

    Esse livro eu nunca li, mas pela sua resenha, eu fiquei super curiosa!
    Acabou de entrar na lista, com certeza.

    Beijo
    http://www.badrain.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;DDD Fico muito feliz que tenha gostado do MLB! <3

      Excluir
  2. Aninha! Estava de olho no livro, muito interessada, mas o fato de você ter mencionado que o Téo é um babaca infantil, (não foi com essas palavras) me decepcionou antes mesmo de ler.
    Bom, sou do tipo de leitora que ler o livro para tirar as próprias conclusões, é aquela questão de diversidades de gostos... Mas, estou realmente com o pé atrás. Não gosto de protagonistas com atitudes infantis muito menos meninas que aceitam as infantilidades deles.

    Resenha sincera e bem vinda, parabéns!

    bjo
    Ni
    Cia do Leitor

    P.S.: Tem postagem nova no blog, te espero lá! http://ciadoleitor.blogspot.com/2015/04/resenha-roberta-spindler-torre-acima-do.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ni!

      Sim, o Teo é mesmo bem infantil, o que me desagradou bastante. Mas não deixe de ler o livro e tirar suas conclusões, quem sabe você não gosta?

      Beijos!

      Excluir
  3. Genteee, o blog ta muito lindo!!!
    Não fiquei muito interessada por esse livro, apenas achei a capa mega fofa hahaha
    Mas acredito que não vou lê-lo não
    Beijããao
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;D A capa é mesmo super fofa! Uma pena que ele não chamou sua atenção...

      Excluir
  4. É um pena que um livro com uma proposta tão interessante tenha se perdido no meio do caminho. É um livro que eu até tinha vontade de ler, mas agora eu me decepcionei um pouco.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, uma pena mesmo que a autora tenha se perdido. Ah, mas não deixe minha opinião te desanimar, leia o livro, quem sabe você não acaba gostando?

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)