8.2.15

Resenha: Último Sacrifício - Richelle Mead

ATENÇÃO: ESSA RESENHA CONTÉM SPOILERS DO VOLUME ANTERIOR

Rose, com a ajuda de Lissa, conseguiu o impossível: transformar Dimitri de Strigoi para novamente um Dampiro. Entretanto, diferente do que a garota achava, as coisas não voltaram a ser como eram. Dimitri está deprimido e traumatizado com tudo o que fez quando era Strigoi e certo de que o amor que ele tinha por Rose acabou. Mas, a vida amorosa de Rose é o menor de seus problemas. Após enfrentar publicamente a Rainha Tatiana, que aprovou uma polêmica lei que mudará a vida dos Dampiros, não é surpresa que, quando a monarca é assassinada, todos os dedos se voltem para Rose.

As provas são inquestionáveis e Rose é presa, mas, mesmo que odiasse a Rainha, a Dampira não é responsável pelo crime, algo pelo qual ela e todos os seus amigos estão loucos para provar. Para quem está acostumada a resolver tudo com os punhos, é enlouquecedor para Rose ficar presa em uma cela enquanto todo o mundo Moroi difama o seu nome. A garota é surpreendida quando seus amigos arquitetam, sozinhos, uma explosiva fuga. Rose não é culpada e não quer fugir, mas sabe que não tem muitas opções.


Assim, Rose e Dimitri, que depois se juntam a Sydney, fogem da Corte Moroi, enquanto Lissa, Adrian, Christian, Abe e todos os outros aliados de Rose ficam para trás para provar sua inocência. Mas, agora que tem certa liberdade, a Dampira fará de tudo para ajudar os amigos a ajudá-la. Tudo ficaria muito mais fácil se Lissa tivesse voz ativa no Conselho Moroi, o que atualmente não é possível, já que ela é a única sobrevivente de seu clã. Então, Rose sai a impossível caça de outro Dragomir, um suposto filho ilegítimo do pai de Lissa.

Em sua missão impossível, Rose acaba recorrendo à ajuda de um dos seus piores inimigos: Victor, e seu irmão Robert. É Victor quem dá uma ideia que poderia ajudar Rose e seus aliados a ganhar tempo: fazer com que Lissa concorra ao trono Moroi. Assim, a Dragomir se lança nessa disputa pelo poder, mesmo não tendo reais chances de tornar-se Rainha, a não ser que Rose encontre o que, ou melhor, quem, tanto procura. Mas será que as amigas serão fortes e inteligentes o suficiente para vencer esse último desafio?


Último Sacrifício é o sexto e último volume da série Academia de Vampiros, uma das minhas favoritas. Apesar de ter sido difícil dizer adeus, tive uma leitura muito rápida, devorei o livro em praticamente um dia. O melhor de Último Sacrifício foi ver as amigas novamente separadas, mas batalhando para ajudar uma a outra. Gostei muito da independente e forte Lissa que encontramos nesse livro. 

Último Sacrifício é o desfecho perfeito para a saga de Rose e Lissa, apesar de que não é o melhor livro da série. Esse volume está igualmente recheado de ação e emoção como os outros, mas tem demasiado drama nos momentos errados e odiei certos detalhes da trama. A autora conseguiu me surpreender em alguns momentos, mas em grande parte de Último Sacrifício senti que ela foi pelo caminho mais fácil, mais lógico e óbvio. Mead fez exatamente o que achei que faria e senti que isso foi injusto com determinados personagens. Nutri esperanças que a Rose faria algumas escolhas diferentes, mas ela não fez. Isso não chega a estragar a história, que, na minha cabeça, terminou de outro jeito. As últimas páginas foram decepcionantes, com um óbvio final feliz que soou indigno depois do longo caminho que os personagens e que a trama percorreram. Senti um retrocesso na Rose, que novamente veio com ações imaturas e com a irritante mania de agir sozinha, sendo que todo mundo estava dando o máximo para ajudá-la. 


Último Sacrifício foi uma leitura muito boa e um excelente desfecho, apesar dos pequenos detalhes decepcionantes. Foi difícil dizer adeus e terminei o livro já com saudades de todo mundo. Por isso fiquei muito feliz em descobrir que a história de alguns personagens não acaba aqui e que verei alguns dos meus favoritos na série Bloodlines, protagonizada pela Sydney, que obviamente estou maluca para ler!

Enfim, Academia de Vampiros é uma excelente série, com seus altos e baixos, mas no geral uma história muito envolvente, emocionante e divertida, que tem um lugarzinho especial no meu coração. Amei a saga da Rose e da Lissa e, como já disse, vou sentir saudades, apesar de não ter ficado 100% satisfeita com o desfecho. 

Título: Último Sacrifício
Título original: Last Sacrifice
Série: Academia de Vampiros
Volume: 6
Autora: Richelle Mead
Editora: Agir
ISBN: 9788522012930
Ano: 2013
Páginas: 536
Classificação: 4/5 [muito bom]

Leia também:

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Fico feliz que a série tenha terminado bem, Ana. Apesar de ser sempre chato dar tchau a uma série que amamos, é feliz quando ela termina de forma satisfatória.
    Bom ver personagens fortes e maduros, como a Lissa. Mas, o melhor de tudo, é o último livro é ser um dos favoritos.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ruim dizer adeus, ao mesmo tempo em que é bom! rs

      Excluir
  2. Oi Ana, eu também li a série e sou apaixonada por ela, adorei as aventuras de Rose e Lissa, e a amizade delas. Eu também fiquei triste com o fim da série, mas espero ler Bloodlines em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é mesmo ótima! Bate uma saudade quando chega ao fim, por isso também estou louca por Bloodlines!

      Excluir
  3. Oi, Ana.

    Ano passado eu praticamente sentei e li a coleção de VA. Comprei os 6 e li um atrás do outro. Gostei muito da escrita da Richelle. No momento estou lendo Bloodlines dela. \o/
    Rose é uma personagem muito forte, mas ela age durante todos os livros de forma inconsequente.
    Fiquei feliz com o desfecho da trama e estou amando ver o Adrian novamente nessa nova serie da Mead.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio de Carnaval

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também li os seis seguidos! rs Em seis dias! hahaha A Rose é mesmo ótima, mas tem hora que dá vontade de bater nela! kkkk Estou louca pela sério com o Adrian, amo o personagem!

      Excluir
  4. Ana!
    Muito bom quando a série traz um livro com desfecho perfeito, ultimamente tem sido bem complicado encontrar um final bom para fechar as séries.
    Quero muito poder ler e logo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo quando o desfecho de uma série é bom! Sim, a maioria dos finais é decepcionante...

      Excluir
  5. Oi Ana,

    É tão bom quando nos acabamos uma serie, nao é?. Mas sempre fica um saudades dos personagens, das aventuras, dos romaces, mas enfim. Ficamos com um sabor de quero mais. É até dificil ver uma serie tão bem construida e uma que não se desgasta nos volumes seguintes. Mais ok né!?.

    Esse livro é super interessante, maravilhoso porém não senti nenhum pouco atração por ele e também achei achei a personagens meio chatinha. Mas faz parte!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana. Realmente senti um aperto ao chegar nesse livro, mas assim como você devorei em apenas um dia. Ao contrário de você gostei do final, apesar de ser o previsível era o que eu torcia, como já falei eu não torcia para a Rose com outro... Realmente odiei o fato dela agir de forma egoísta quando todos estavam fazendo de tudo por ela e a Lisa realmente se superou em seu jeito de ser nesse livro <3 Já sinto falta de todos, mas amei a série, é uma das minhas preferidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a Rose foi meio egoísta mesmo e o final não me agradou muito, mas também amo a série e sinto falta dos personagens! rs

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)