28.1.15

TBR Book Jar 2015 #1


Olá amores! Como estão?

Esse ano tinha prometido a mim mesma não estabelecer metas de leituras ou mesmo fazer desafios literários, afinal, o meu grande foco em 2015 são mesmo os estudos. Entretaaaaaaaaanto, visitando um dos meus blogs favoritos, o Meu Jardim de Livros, conheci o TBR Book Jar, um desafio feito para quem quer desencalhar livros da estante. 

Pesquisando mais sobre o desafio, encontrei esse post super-mega-explicativo do blog Nem Um Pouco Épico, que é de onde tirei as informações abaixo:

O que é um TBR Book Jar? "O TBR é uma abreviação da frase em inglês To Be Read, que em português é a nossa famosa lista Para Ler, e as palavras book e jar significam, respectivamente, livro e jarro. Assim, em resumo, TBR Book Jar quer dizer, basicamente, Jarro de Livros Para Ler."

Como ele funciona? À princípio, você primeiro cria o seu recipiente que funcionará como seu jarrinho, depois você dá um sacudida nele, enfia a mão ou qualquer coisa lá dentro que possa tirar o papelzinho ou tira todas as tirinhas com nomes de livros a serem livros e sorteia o nome do livro que você lerá.

Super simples, não? Além de útil. Decide fazer o TBR Book Jar porque: 1º - o desafio não estabelece tempo ou metas para as leituras, e 2º - sempre que bater aquela dúvida sobre o que ler a seguir, o jarrinho, na verdade, caixinha, vai me ajudar a escolher uma leitura e, ao mesmo, me dar a oportunidade de desencalhar livros que estão há tempos na estante. 

Bom, para jarrinho, escolhi uma caixa que tinha aqui, guardada a tempos, e, como sou um """pouquinho""" preguiçosa, peguei o nome de todos os 166 livros não lidos da minha estante, imprimi e cortei em tirinhas, o que, diga-se de passagem, deu bastante trabalho rs.

Cortadas as 166 tirinhas, dobrei uma por uma e coloquei na caixa. Caixinha cheia, sorteei um livro:


The Jar has spoken: e o livro sorteado foi o nacional Belleville, de Felipe Colbert:


E, como devem ter visto por aí, nas redes sociais, terminei o livro na segunda-feira (fiz o sorteio no domingo) simplesmente apaixonada! Amei Belleville, terminei a obra com um sorriso no rosto e gostinho de quero mais. Fiquei muito feliz com o primeiro livro do TBR Book Jar 2015, o que me animou ainda mais para o desafio! Ontem fiz mais um sorteio:


e o livro da vez foi A Janela de Overton, de Glenn Beck.


Ainda não comecei A Janela de Overton, mas estou com excelentes expectativas para a obra! E por hoje é só, pessoal! O que acharam do TBR Book Jar 2015? Não deixem de comentar! Beijos!


Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Oow, que ideia legal (: Ao contrário de você, eu estou tentando ler alguns livros que coloquei como meta no Skoob. Mas não é aquele tipo de meta que determina o tempo, mas só quais serão os livros que irei ler.
    E que caixa mais fofa. Amei *--*

    Beijos,
    Carinho das Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torcendo para que você consiga ler todos os livros!

      Excluir
  2. Eu adoro essa ideia do Book Jar, me ajudaria muito a desencalhar os livros que comprei a mil anos e ainda não li, mas sinceramente? Acho eu eu iria trapacear, então perde o sentido! hahaha.
    Eu sou muito de momento, então se eu sorteasse um livro em que eu não estivesse no clima pra ler, eu ir por ele de volta e iria sortear até vir um que eu queria, então acaba que apesar de gostar da ideia, não vou conseguir aplicar ela no meu dia-a-dia! ;/

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal a ideia, não é mesmo? Mas se você sabe que iria trapacear, então não vale mesmo a pena fazer! rs

      Excluir
  3. Olá, Ana! =)
    Adorei o TBR books. Já tentei fazer isso para ler todos os livros que sempre quis e estão guardados, mas só fico na promessa. Não sabia que esse também é um desafio dos blogs. Q bom! Não estou sozinho neste barco de leituras atrasadas. A verdade é que enquanto estamos na faculdade ler livro é tão difícil, não é? Daí compramos um aqui, nos apaixonamos por outro ali e quando vimos... A demanda está enorme.
    Adorei as fotografias do blog. Quero ler Bellevile.

    Serviu como dica de leitura também.
    Bjão.
    Blog lindo, parabéns.

    Diego França, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza não estamos sozinhos no barco das leituras atrasadas! São tantos livros e tão pouco tempo para ler! rs

      Excluir
  4. Oi Ana,
    eu não fiz esse Book Jar ainda, mas achei a ideia ótima.
    tenho vários livros parados na minha estante, e acredito que cedo ou tarde irei fazer ele.
    na hora do desespero, entre vários livros que precisamos ler, nada melhor do que um sorteio para ajudar nós a decidirmos né... :D
    acho que eu não tenho tantos lviros não lidos como você, mas acho que vou acabar fazendo ele mesmo assim kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana!
    Gosto bastante dessa ideia, mas como tenho poucos livros e quase nunca deixo livros por muito tempo sem ler não ia funcionar pra mim... Faz tempo que quero ler Belleville, como decidi participar do Desafio dos nacionais esse ano, acho que agora finalmente vai sair da lista dos desejados. Boa sorte com sua leituras!
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspt.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, queria ser assim, não deixar nenhum livro não lido na minha estante! Mas não tem jeito! rs Leia Belleville, acho que vai gostar.

      Excluir
  6. Meu deus, que layout mais lindo!
    Amei o blog!!!!!!

    Super beijos
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;DD Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado!

      Excluir
  7. Que bom que já começou bem com você, lendo um livro excelente.
    A Janela de Overton e também tenho em casa há dois anos. Também estou precisando desencalhar ele da estante. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs Só não sei se tirar ele da estante vai valer a pena! Não consegui chegar na metade de A Janela de Overton, o livro é muito chato e acabei abandonando mesmo!

      Excluir
  8. Ana!
    Já tinha visto esse desafio e até pensei em fazer, mas o que não me permitiu foi o fato de gostar de ler determinados livros em determinados momentos, nada forçado, entende? E aí seria meio que forçado, na minha opinião. A vantagem é que poderemos das fim aos inúmeros livros não lidos na estante...
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem essa vantagem de dar oportunidade de desencalhar os livros há muito tempo na estante, mas também tem a desvantagem de você pegar um livro para o qual está no clima. Mas como estou determinada a eliminar algumas obras que a tempos estão na lista do "vou ler", acho que o desafio vai valer a pena!

      Excluir
  9. Oie Ana,

    Mas que ideia legal. Já tinha visto o desafio em outros blogs e adorei essa maneira de desencalhar os livros da estante. Eu até pensei em fazer esse desafio , mas um detalhe me impede [drama:on] : eu não tenho tantos livros assim a ponto de sortear os quais devo ler. Tenho alguns não lidos, mas esse probleminha sempre é resolvido a medida que acabo uma leitura.

    Espero que você tenha ótimas leituras, ^^

    Rodolfo
    Atributos de Verão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho muito livro para ler, apesar de que como chegaram um monte de parcerias agora, minha caixinha ficou esquecida! rs Mas o desafio é mesmo bem legal!

      Excluir
  10. Oi Ana,

    Achei bem criativa a ideia do TBR Book Jar!
    No meu ver não sirvo para participar do TBR, pois com certeza eu iria trapacear e isso iria fazer com que minha lista de livro não lidos, nunca fosse diminuida. Então nesse momento fiz alguns metas para tentar diminuir um pouco da minha pilha de livros! Belleville parece ser um livro maravilhoso, ansiosa para poder adquiri-lo. =B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é mesmo muito criativa! As metas também são um bom meio de desencalhar livros!

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)