27.1.15

Resenha: Promessa de Sangue - Richelle Mead

ATENÇÃO: ESSA RESENHA CONTÉM SPOILERS DO VOLUME ANTERIOR

Há alguns meses, semanas, atrás, Rose Hathaway jamais poderia imaginar um dia em que ela se separaria de sua melhor amiga, Lissa Dragomir, por livre e espontânea vontade. Mas esse dia, para a surpresa até mesmo da própria Rose, chegou. Acontecimentos terríveis se seguiram e culminaram em Dimitri não só sendo capturado pelos Strigoi, mas sendo transformado em um deles, fato terrível que Rose descobre através do fantasma de Mason, graças a sua habilidade recém-descoberta de poder falar com os mortos por ter sido beijada pelas sombras.

Antes de Dimitri ter sido levado, ele e Rose estavam começando a planejar um futuro onde eles poderiam ficar juntos sem que Rose tivesse que desistir de ser a Guardiã de Lissa. Mas agora isso é apenas uma lembrança, assim como o Dimitri que Rose conhecia. O maior medo tanto de Dimitri quanto de Rose não era morrer, mas sim perder sua alma ao transformar-se em um Strigoi, por isso Rose sente-se obrigada a livrar seu antigo amor do destino que ele não escolheu. Para libertar Dimitri, Rose deixa a Escola São Vladimir e Lissa para trás, mesmo que isso parta o seu coração e abale profundamente a amizade das garotas. Assim, Rose vai para a Sibéria a caça de Dimitri, mas se achá-lo já será extremamente complicado, será que a garota terá forças o suficiente para matar o homem que um dia amou? 


Enquanto procura Dimitri, Rose fica de olha em Lissa através do laço psíquico que elas compartilham. A Dampira logo percebe que a amiga não está bem, que está com muita raiva por Rose tê-la deixado, tomando atitudes rebeldes e perigosas, e perto de entrar em um caminho de autodestruição sem volta. Quando Avery, a filha do novo diretor da São Vladimir, começa a se aproximar de Lissa, Rose, apesar dos ciúmes, realmente acredita que a Moroi ficará melhor agora que têm uma nova amiga. Entretanto, Avery é mais rebelde que todos os amigos e a própria Rose juntos, então a Dampira começa a se questionar se as intenções da outra são realmente boas ou se ela apenas ajudará Lissa a se autodestruir.

Preocupada com Lissa, Rose também começa a se preocupar consigo mesma. Abe Mazur, um Moroi poderoso e perigoso, começa a cercar Rose e parece disposto a qualquer coisa para convencer a Dampira a abandonar sua missão e voltar para os Estados Unidos. Mas Rose não irá desistir tão cedo. O ápice de sua jornada chega quando ela realmente encontra Dimitri, mas não o Dampiro amoroso que ela conhecera e sim o Strigoi perigoso e sedutor que ele se tornou. O novo Dimitri, entretanto, parece mais interessado em Rose do que o antigo. Ele propõe a Dampira que ela se transforme também, e, mesmo que não queira ser uma Strigoi, é óbvio que Rose não reluta tanto quanto a ideia de passar a eternidade ao lado de Dimitri. Divida entre matar o homem que ama ou ser transformada por ele, Rose sabe que precisa tomar uma decisão e rápido, mas será que terá forças o suficiente para escolher?


Promessa de Sangue é o quarto dos seis volumes da série Academia de Vampiros, que simplesmente amo! O livro anterior, Tocada pelas Sombras (resenha aqui), foi de tirar o fôlego e Promessa de Sangue não foi diferente. Esse livro está igualmente recheado de ação - com bastante cenas de batalha e violência-, emoção e suspense, mas também um pouco de sensualidade. A leitura é eletrizante e envolvente, depois que se pega o livro, é impossível parar de lê-lo. 

Em Promessa de Sangue, a autora me surpreendeu um pouco menos do que em Tocada pelas Sombras, mas conseguiu novamente dar excelentes e inesperados caminhos para a trama. A narração em primeira pessoa continua muito boa, assim como o desenvolvimento dos personagens. Sou muito apegada a Rose e foi bom vê-la distante da Lissa pela primeira vez. A protagonista está muito madura nesse volume, esbanjando seus talentos e confiança, mas sem a arrogância infantil que muito apresentava nos outros livros. Já a Lissa me decepcionou bastante com sua rebeldia sem causa, mas a distância de Rose, mesmo que desastrosa, ajudou a princesa a crescer. Apesar de entender o sentimento de traição por ter sido abandonada pela Rose, Lissa foi muito injusta com a amiga, mas isso serviu de lição para ambas. 


Ainda falando dos personagens, o Adrian tem um espacinho no meu coração por conseguir ser um dos chatos mais fofos que existem na literatura. Gosto muito do Adrian por sua honestidade, por não tentar defender seus defeitos e, claro, por seu amor fiel a Rose. Eu amo e continuarei amando o Dimitri, mas Adrian é meu favorito e realmente estou torcendo para que a Rose fique com ele. Dimitri, depois de três livros sendo bonzinho, uma mistura de guerreiro e príncipe do cavalo branco, aparece, para nossa surpresa e deleite, como um verdadeiro príncipe das trevas em Promessa de Sangue. Foi muito bom vê-lo como Strigoi, no estilo dos bons e velhos vampiros: sedutor, perigoso, mortal e quase sádico. A autora conseguiu, assim, me fazer amá-lo e odiá-lo ao mesmo tempo, ou seja, passei o livro inteiro ansiando pela morte do personagem ao mesmo tempo em que torcendo para que esta não chegasse. Abe Mazur, um dos grandes mistérios de Promessa de Sangue, me conquistou logo de início e adorei esse personagem cheio de poder e perigos, apesar de que logo, logo desvendei o motivo dele estar na trama.

Outro aspecto que amei em Promessa de Sangue foi ver o mundo Moroi e principalmente Strigoi fora dos muros da São Vladimir ou da Corte Moroi. Os novos cenários deixaram a história mais intrigante e sombria, como um bom livro de vampiros deve ser. Eu amei Promessa de Sangue e estou absolutamente maluca pelos próximos dois últimos volumes. Honestamente, não sei como vou me despedir da série Academia de Vampiros, que, assim como seus personagens, já conquistaram um grande espaço no meu coração. 


Título: Promessa de Sangue
Título original: Blood Promise
Série: Academia de Vampiros
Volume: 4
Autora: Richelle Mead
Editora: Agir
ISBN: 9788522012060
Ano: 2010
Páginas: 448
Classificação: 5/5 [ótimo]

Leia também:

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Olá, tudo bom Ana? Eu respondi uma tag e te indiquei a fazer. Se puder responder (:
    Link: https://tacilaporto.wordpress.com/2015/01/27/tag-liebister-award/

    Beijos,
    Carinho das Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por me indicar! Já estou indo lá conferir!

      Excluir
  2. Cenas de batalha, ação, suspense e violência? Estou começando a mudar de ideia e pensando em ler a série, Ana. rs Ela realmente parece que está ficando melhor, com mais cara de vampiros. rs
    Acho que vou gostar desse tal de Strigoi. Ele parece ser o tipo de vampiro que me agrada.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Academia de Vampiros!!!! Adoraria saber o que você acharia da série. Não vou mentir, AVé bem adolescente, mas tem bons momentos que lembram os bons e velhos livros de vampiros! Acho que vale a pena conferir pelo menos o primeiro volume!

      Excluir
  3. Ana!
    A série é uma das melhores quando o tema é vampiro, concorda?
    Gosto muito da forma como Richelle elabora suas personagens, torna a trama intrincada e de repente... muda, vem violência, ação, mistério, romance, suspense... Bom demais.
    Esse livro não é um dos meus favoritos da série, ainda assim, bom demais de ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bastante adolescente, mas Academia de Vampiros é viciante!

      Excluir
  4. Oii Ana,

    Confesso, não sou de ler muitos livros cujo tema seja vampiros. Acho super legal, porém um pouco "batido" as séries de livros que focam mais nesse tema. Contudo, após de ler essa resenha bateu uma pontinha de interesse na série, afinal é sempre bom ler livros adolescentes que te surpreende seja com a escrita ou seja com a ação e todo o mistério presente.

    Me impressiono como você é ótima para resenhar livros *-*

    Rodolfo
    Atributos de Verão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu AMO histórias de vampiros! rs Os vampiros dessa série até que são um pouco diferentes, acho que você iria gostar! Ah, eu fico tão feliz que gostem das minhas resenhas! ;DD

      Excluir
  5. Oi Ana,

    Já avia ouvido falar sobre essa série, porém não fiquei nenhum pouco interessada na mesma. Pelo simples fato de não gostar muito de livros de vampiros ou por achar alguns vampiros um pouco clichês, mais ok né!?
    A história parece ser fantástica, instigante e super envolvente, quem sabe um dia eu leia essa série né!? =B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo, amo, amo histórias de vampiros! Academia de vampiros é bem legal, acho que você gostaria da série!

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)