9.1.15

Resenha: Aura Negra - Richelle Mead

ATENÇÃO: ESSA RESENHA PODE CONTER SPOILERS DO VOLUME ANTERIOR

Voltar para a Escola São Vladimir fez Rose Hathaway perceber que Lissa Dragomir, uma Moroi da realeza e sua melhor amiga, com quem tem um estranho laço psíquico, corre mais perigo do que ambas imaginaram. Rose agora sabe que não é só dos sanguinários Strigoi que ela precisa proteger a amiga, mas também dos Moroi e seus jogos de poder e até mesmo de si mesma. Para manter Lissa segura e sã, Rose dedica-se ao máximo ao seu treinamento de Guardiã, tarefa especialmente complicada quando seu instrutor é um russo sexy pelo qual você está completamente apaixonada.
“As coisas morrem. Mas nem sempre elas permanecem mortas. Acredite em mim, eu sei do que estou falando.” Pág. 5 
Rose sabe que não pode existir nada entre ela e Dimitri por inúmeras razões, independente dele corresponder os sentimentos dela ou não. Mas a confusa vida romântica da garota fica em segundo plano quando sangrentos ataques começam a acontecer. Com ajuda de humanos, Strigoi estão se unindo e invadindo lares Moroi, matando todos os que encontram pela frente. A tensão toma o mundo Moroi e levanta discussões e divergências. Há aqueles que defendem que Dampiros deveriam tornar-se Guardiões mais cedo e que os que escolheram outro modo de vida deveriam ser obrigados a defender os Moroi. Outros já afirmam que os Moroi deveriam aprender a se defender e não depender totalmente dos Guardiões. Ainda há questões sobre ficar apenas se defendendo ou ir à caça dos Strigoi.

Com a aproximação dos feriados de final do ano, por questão de segurança, um hotel de luxo é escolhido como local para os alunos da São Vladimir se encontrar com suas famílias. Só que Rose jamais esperava que ela fosse participar desse clima de reencontro também e rever sua mãe. Mas Janine Hathaway não está ali pela filha e sim pelos Moroi que protege. A dedicação da Guardiã irrita Rose profundamente e o reencontro delas não podia ser mais desastroso. 
“(...) quando vejo quem eu gosto em perigo... a obediência às regras me parece opcional.” Pág. 9
Para piorar a vida de Rose ainda mais, a garota passa a ser assediada por Adrian Ivashkov, um Moroi da realeza com péssima fama e que faz tudo para conseguir o que quer, o que, no caso, é Rose. Entretanto, a Dampira não está nem um pouco interessada em Adrian e, já que não pode ter quem realmente quer, afinal tudo indica que Dimitri está se envolvendo com outra mulher, Rose acaba, aos poucos, cedendo as investidas de Mason, seu fofo amigo Dampiro. Apesar das festividades em plena ação, o clima de tensão não diminui, e as discussões entre os Moroi se intensifica e afeta até mesmo Dampiros, muitos dos quais estão sedentos por ação. Mas quando um grupo deles realmente resolve agir em uma missão completamente suicida, Rose precisa decidir entre manter-se segura e ao lado de Lissa ou de se arriscar para ajudar os outros.

Aura Negra é o segundo dos seis volumes da aclamada série Academia de Vampiros, que já conquistou um lugarzinho especial no meu coração. Se já tinha gostado bastante do primeiro livro, O Beijo das Sombras (resenha aqui), gostei ainda mais deste, que superou seu volume anterior

Como já conhecia toda a história de O Beijo das Sombras, o livro acabou não me surpreendendo, coisa que mudou em Aura Negra. Apesar de alguns detalhes previsíveis, a autora me surpreendeu bastante, ainda mais no final extremamente emocionante e de partir o coração. Terminei Aura Negra chocada com o desfecho e simplesmente maluca pelo próximo livro. 

A narração em primeira da autora continua excelente, sempre ironicamente divertida, assim como nossa narradora e protagonista Rose. O que mais gostei em Aura Negra é que vemos a Rose começar a amadurecer – apenas começar mesmo, é verdade, mas a pouca evolução que a personagem faz já é excelente. É bom ver a Rose deixar de ser tão imatura, mas ainda sem perder sua atitude desafiadora, provocativa, sarcástica e um pouco impulsiva. Também foi legal ser apresentada a novos personagens. Simplesmente adorei a mãe da Rose, apesar de que sua atitude em alguns momentos me irritou. Mas meu personagem novo favorito foi o misterioso e sedutor Adrian.


Outro excelente ponto de Aura Negra foi ter sido levada para fora da São Vladimir e conhecer ainda mais do mundo Moroi, especialmente os jogos de poder e as divergências políticas. Ter outro cenário além da escola deixou Aura Negra um pouco menos adolescente que O Beijo das Sombras, mas sem tirar o caráter leve e divertido da história. Gostei bastante de Aura Negra (que li em uma tarde!) e estou simplesmente maluca pelos próximos volumes. 

Quando a edições, não há reclamações. A tradução e diagramação estão ótimas, assim como o tipo e tamanho da fonte. As páginas amareladas ajudaram a deixar a leitura ainda mais leve e rápida. Como todas as capas da série, a capa de Aura Negra não é feia, mas também não é bonita, apesar dos tons escuros combinarem com o ar mais sombrio da trama. Entretanto, me incomoda na capa de Aura Negra o rosto do homem, que suponho representar Dimitri e que não fez jus ao Dimitri que imaginei rs. Algo que me agradou foi a adaptação do título. “Aura Negra” combina perfeitamente com a trama desse livro e ficou melhor do que uma possível tradução do título original, “Frostbite”, que é um substantivo para nomear a ulceração produzido pelo frio. 
“A propósito, meu nome é Rose Hathaway. Eu tenho dezessete anos, estou treinando para proteger e matar vampiros, sou apaixonada por um cara totalmente inadequado, e a minha melhor amiga possui estranhos poderes mágicos que podem levá-la à loucura. Mas, espere aí, ninguém disse que a vida é fácil para uma aluna do ensino médio.” Pág. 10
Título: Aura Negra
Título original: Frostbite
Série: Academia de Vampiros
Volume: 2
Autora: Richelle Mead
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 9788520923993
Ano: 2010
Páginas: 304
Classificação: 5/5 [ótimo]

Leia também:

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Oi Ana!
    Eu já li esse livro e também gostei bastante! Para mim só falta ler o último livro da série.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O último livro é bem legal, apesar de que me decepcionei com certos detalhes...

      Excluir
  2. Ahhh VA é amor demais <3 Quero um Dimka pra mim U_U

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana, tudo bem?
    Confesso que livros "vampirescos" não são a minha praia. Não conheço a série "Academia de Vampiros", mas acredito ser uma ótima pedida aos amantes do gênero.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que não gosta? Eu livros de vampiros! E para quem gosta e não se importa com tramas mais adolescentes, Academia de Vampiros é uma boa pedida!

      Excluir
  4. Olá Ana!
    Ainda não conhecia esse livro, já tinha ouvido falar do primeiro mas nunca tive curiosidade para ler, agora com a sua resenha do segundo me deu vontade de ler a série toda :D

    Abraços

    Balaoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu sempre recomendo a série! VA é muito divertido! Leia se puder!

      Excluir
  5. Oie Ana
    acredita que até hoje não li os dois últimos livros da série? e olha que eu comprei faz um tempão. Preciso consertar isso o quanto antes.
    Eu amo essa série.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que ainda não leu?! Menina, você tá perdendo viu! rs Os dois últimos volumes são muito bons, cheios de emoção! Leia assim que puder!

      Excluir
  6. Oi Ana, tudo bem?
    Li a série até o quarto volume e agora no começo desse ano pretendo finalizá-la.
    Por enquanto, o terceiro volume foi o meu favorito, espero que os dois últimos não me decepcionem!
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, eu preciso dizer aqui que AMO essa série. é incrível, é muito boa, é emocionante. Amo a Rose, umas das minhas personagens preferidas. Amo Dimitri, aquele gatão e todos os outros personagens. Chorei muito em Aura Negra, e acredite, a história fica melhor a cada livro <3

    Bjs,
    Carinho das Palavras

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)