30.12.14

Resenha: O Beijo das Sombras - Richelle Mead



Existem dois tipos de vampiros: os Moroi – bonzinhos, mortais, sensíveis ao sol, que se alimentam de comida, mas também de sangue de pessoas que se voluntariam para tal – e os Strigoi – os vilões da história, imortais sedentos por sangue, que queimam ao sol e que matam todas as suas vítimas. E ainda existem os Dampiros, meio humanos, meio vampiros, filhos de Moroi com humanos ou Dampiros, mas nunca de Dampiros com Dampiros. Em guerra constante contra os Strigoi, os Moroi são protegidos por Dampiros chamados de Guardiões. Os Moroi se organizam em uma rígida hierarquia e doze clãs poderosos se revezam no poder.

Rose Hathaway é uma Dampira adolescente, que crescera na escola São Vladimir – uma instituição de ensino para Moroi e Dampiros -, onde sua mãe, uma Guardiã famosa e extremamente dedicada, a largara logo na infância. Praticamente abandonada pela mãe, Rose consolou-se na sua melhor amiga, praticamente uma irmã, Lissa Dragomir, uma Moroi da realeza. Após a morte dos pais e do irmão em um acidente de carro, do qual Lissa e Rose surpreendentemente saíram vivas, a Moroi torna-se a última descendente de seu clã e logo ganha o título de princesa. Com Lissa em uma posição de tão importância, Rose sabe que, agora mais do que nunca, ela tem que fazer de tudo para proteger a amiga.


Assim, após acontecimentos estranhos, Lissa e Rose decidem que não estão seguras na São Vladimir e fogem do lugar. Mas isso foi há dois anos e, após viver os últimos vinte e quatro meses escondidas entre os humanos, as garotas são encontradas pelos Guardiões da escola e levadas de volta. Apesar de terem passado tanto tempo longe, Rose e Lissa percebem que quase nada mudara na São Vladimir. Moroi e Dampiros não interagem muito e esses primeiros continuam a se organizar em grupinhos fúteis, baseado apenas em quem é da realeza e quem não é.

As garotas não estão nem um pouco felizes em voltar, mas, enquanto para Rose tudo rapidamente volta aos eixos , especialmente porque ela sentira falta da companhia dos outros Dampiros e de seu treinamento para Guardiã, as coisas não vão muito bem para Lissa. A Moroi despreza as relações fúteis, recheada de mentiras e fofocas, de seus semelhantes, e não se envolve muito com os outros vampiros da realeza. Tudo piora quando Mia, a nova “abelha rainha” dos Moroi, praticamente declara guerra contra Lissa, nutrindo um ódio sem qualquer motivo aparente pela princesa. Mas Mia não é a única contra Lissa. Outra pessoa começa a provocar a garota, deixando animais mortos em seu quarto, o que abala ainda a mais a já frágil mentalidade de Lissa.

Rose, através de um estranho laço psíquico que tem com Lissa, pelo qual consegue sentir tudo o que a amiga sente, sabe que Lissa está cada vez mais deprimida, o que a preocupa profundamente. Rose está disposta a fazer de tudo para ajudar e proteger a Moroi, mas será que conseguirá deixar a amiga em foco ao mesmo tempo em que lida com seus horários cansativos, cheio de treinos extras com certo belo, sedutor e perigoso Guardião russo? Além de lidar com os sentimentos de Lissa, Rose ainda terá que lidar com os seus, conforme fica cada vez mais confusa, especialmente em relação ao seu sexy instrutor, Dimitri Belikov.


O Beijo das Sombras é o primeiro dos seis volumes da série Academia de Vampiros. Eu já tinha ouvido muitas falas apaixonadas sobre essa série, mas minha curiosidade só foi despertada mesmo quando vi o filme, Academia de Vampiros, que me conquistou imediatamente. A adaptação cinematográfica não fez sucesso, mas eu a adorei, achei a trama leve, mas cativante e surpreendente, e os personagens divertidíssimos. Despertada a curiosidade, fiquei absolutamente maluca pelos livros e, como toda a série já foi lançada, decidi lê-la apenas quando tivesse todos os volumes. Assim, em uma bela Black Friday, me deparo com o Box da série super barato e, obviamente, não resisti e o comprei!

Como já tinha visto o filme, já sabia todo o desenrolar de O Beijo das Sombras, o que não me impediu de ser conquistada pela obra logo nos primeiros parágrafos e de devorar suas 320 páginas em um dia. Todo o caráter leve e divertido do filme se encontra no livro, o que somado a narração acidamente irônica da Rose, deixa O Beijo das Sombras simplesmente irresistível. Mesmo sabendo o que viria a seguir, eu não conseguia parar de ler! 


Como já conhecia toda a trama, os personagens foram o grande destaque de O Beijo das Sombras. Todos são bem aproveitados e têm personalidade, apesar de que minha favorita, claro, foi a Rose. Bonita, provocante e irônica, Rose nos conquista imediatamente. Diferente de sua melhor amiga Lissa, da qual também gostei, Rose passa longe de ser tímida e é muito segura de si. Adorei que as melhores amigas tenham personalidades tão antagônicas: Lissa conquista por sua fragilidade e fofura e Rose por sua força e valentia. Meio arrogante até, Rose é do tipo que bate antes de perguntar, e fiquei um pouco decepcionada com a atitude muito infantil da protagonista nesse livro, mas, como já estou lendo o terceiro, sei que isso é algo que, felizmente, irá mudar durante os próximos volumes. Mas mesmo com as atitudes impulsivas de Rose, é impossível não se cativar com sua dedicação a melhor amiga e a seu treino para Guardiã. 

Meu segundo personagem favorito foi Mason, um colega e amigo Dampiro de Rose. Mason é fofo e sedutor, além de muito divertido, e é uma pena que a Rose não corresponda os sentimentos dele. Também gostei bastante de Christian, o Moroi antissocial e sarcástico que se aproxima de Lissa. Também amei, claro, Dimitri! É impossível não suspirar junto de Rose por esse Guardião sexy, exigente e um pouco irritante, mas superprotetor e um fofo. 

Eu adorei O Beijo das Sombras, que me deixou extremamente curiosa e ansiosa pelos próximos volumes da série. Recomendo o livro (e a série) para todos que gostam de uma boa história de vampiros adolescentes leve e cativante, com bastante dramas escolares e românticos, ação, emoção, romance e, claro, boas gargalhadas e mordidas. 


A edição desse livro foi uma boa surpresa já que, como comprei o box todo da série, esperava que os livros fossem de edição econômica, o que, felizmente, eles não são! A diagramação, apesar de simples, está perfeita, assim como a tradução, já que não encontrei nenhum erro. Gostei do tipo e tamanho um pouco maior da fonte, perfeito para quem, como eu, se recusa a pegar os óculos na hora de ler. A capa não é das mais bonitas, mas eu gosto dela, é sombria, mas bem adolescente, assim como a obra. Minha única reclamação é o título. “O Beijo das Sombras” é impactante e faz muito sentido, mas não entendo porque não deixaram “Academia de Vampiros”, tradução do título original.

Título: O Beijo das Sombras
Título original: Vampire Academy
Série: Academia de Vampiros
Volume: 1
Autora: Richelle Mead
Editora: Agir
ISBN: 9788520922552
Ano: 2010
Páginas: 320
Classificação: 4/5 [muito bom]

Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Essa é outra série que ficou pra eu ler em 2015, curto muito histórias com vampiros e essa parece ser ótima, só vi resenhas super positivas dessa série.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana.
    Eu gosto bastante de vampiros, mas essa sua apresentação inicial de como são os vampiros da série já me deixou com um pé meio atrás e acho que não iria me adaptar bem a esses dampiros. rs Gosto de Vampiro mesmo, o clássico, sedutor, matador e impiedoso. rs A única exceção até hoje para mim foi o Simon.
    Mas como você gostou, talvez eu dê uma chance mais para frente.
    Ótima resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  3. Já li a serie e me apaixonei por ela no primeiro livro sempre gostei de Academia de Vampiros pela originalidade mesmo com tantos livros sobre vampiros Richelle Mead criou um mundo totalmente diferente de todos os outros livros já existentes !!!

    ResponderExcluir
  4. Nunca ouvi falar desse livro, porém fiquei bastante interessada nesse exemplar.
    A história parece ser bastante bacana e maravilhosa, o conteúdo do livro parece ser bem interessante e instigante.

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar muito da série, mas ainda não tinha lido resenha do primeiro livro..Não curto muiito histórias com vampiros, mas acho que arriscarei a leitura em breve..
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Eu comprei a serie toda no black friday e ainda não consegui ler o primeiro livro. Assim, já li algumas paginas, mas praticamente nada. Eu amei o filme, mesmo não tendo a repercussão que eu imaginei e quero muito ler os livros. Vamos ver se 2015 me da essa força.
    Bjos.
    Bee.

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar dessa e espero lê-la este ano!! :)

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muito ler essa série e já está em minha lista já faz algum tempo. Enquanto isso, vou acompanhando através de resenhas e comentários e a cada vez que leio mais uma, me convenço que devo ler a série. Quanto a resenha em si, gostei muito.

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler esses livros dessa série... Gostei da resenha. Deu mais vontade de ler. Minha amiga comprou e disse que a história é muito boa.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente ainda não li, apenas vi os filmes e gostei. amo vampiro, principalmente quando o autor mantém o DNA vampiresco de Anne Rice.

    ResponderExcluir
  11. Histórias de vampiros é comigo mesma.Adoro muito. E essa resenha foi simplesmente fantástica

    ResponderExcluir
  12. Amo histórias de vampiros, mais essa confesso que não conhecia. Mais fiquei apaixonada e agora quero ler o livro.

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li mas estou louca para ler.

    ResponderExcluir
  14. Oi querida,
    Eu já li todos os livros da série, mas nunca consegui comprar nenhum pois já estavam em falta em todas as lojas onlines.
    Adorei a resenha, e fico muito feliz que tenha gostado da história, é sempre ótimo embarcar em uma leitura envolvente que termina deixando um sorriso no rosto da gente.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  15. Ana!
    Como amo vampiros, adoro os livros da série da autora e e como já assisti o filme (e também gostei demais), gostaria de ler os livros que faltam para completar a coleção.
    Desejo um final de semana abençoado!
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  16. Não li nenhum dos seis livros ainda, mas pelo que li aqui na resenha, eu já quero ler!! O livro parece ser bem legal, com partes românticas e divertidas, e claro um suspense!! Os personagens pelas características são bem cativantes!! Rose com certeza é o destaque do livro!!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)