14.9.14

Resultado da Pesquisa de Opinião + Mudanças


Olá meus lindos! Como estão?

O aniversário de 3 anos do blog trouxe, além de muita felicidade e comemorações, o desejo de melhora. No post sobre (aqui), comentei sobre a minha vontade de fazer um MLB mais profissional, com conteúdo ainda melhor, mais diversificado, completo e original, e um contato ainda mais próximo e interativo com vocês, leitores! E melhoras não são feitas sem mudança, por isso lancei uma Pesquisa de Opinião com dois intuitos:

1 - Conhecer melhor os leitores do blog
2 - Saber o que, na opinião de vocês, deveria ser mantido, o que deveria ser melhorado e o que de novo deve ser acrescentado!

E como vocês são lindos-maravilhosos-divos, eu pedi e vocês atenderam! A partir da pesquisa consegui elaborar as mudanças e objetivos do blog para essa nova etapa, e, para ficar mais organizado, fui elaborando tudo de tópicos, que vocês podem conferir abaixo:

Frequência das postagens

O blog tem uma média de 24 posts por mês e 5 por semana, o que em comparação com outros blogs, é bem razoável. Pela pesquisa, descobri que a maioria de vocês acessam o blog quando tem post novo ou de uma a três vezes na semana, o que considero muito bom. Entretanto, um dos meus objetivos dessa nova fase é tornar o blog um local de acesso diário, um espaço na internet mais presente na vida de vocês, parte da rotina, onde vocês sabem que, todo dia, irão encontrar algo novo. É um desafio e tanto, claro, e demorará um tempo até que ele se concretize totalmente, mas quero firmar esse compromisso com vocês e garantir todo dia teremos coisa nova por aqui!

Conteúdo, colunas e colaboração da Mallú

Tá Ana, você vai postar todo dia, mas sobre o quê? Bom, diversidade é uma das palavras chaves para a nova fase que quero para o blog e algo que venho, desde o início do mesmo, tentando empregar. Entretanto, nos últimos tempos reparei que o blog acabou caindo na mesmice: uma resenha aqui, um post sobre lançamentos ou capas de livros ali e em momentos mais raros algo sobre música ou cinema. A alma do MLB é e sempre será os livros, mas falar só sobre isso é tão entediante para vocês quanto é para mim. Eu amo infinitamente os livros, mas também tenho outros tipos de interesses e vocês também. Na pesquisa, percebi que vocês gostam muito das resenhas, notícias literárias (que raramente temos por aqui), indicação de livros e autores e promoções, mas que vocês também gostam de ler sobre música, filmes, seriados e muito mais.

Vocês e eu queremos variedade, mas, nesse exato momento, ela não é realidade no blog. E algo que vem me incomodando nos últimos tempos, relacionado a isso, são as colunas. Atualmente o blog têm 22 colunas e, posso falar com certeza, que pelo menos metade delas não tiveram nenhum post nos últimos três meses. Eu criei as colunas e uma agenda para elas para garantir a diversidade do blog, mas elas acabaram tendo o efeito contrário. As colunas, por causa da agenda, ficaram mecânicas e tornaram tudo entediante. A obrigatoriedade de seguir a agenda e as colunas tirou a espontaneidade do blog e de mim: se, sei lá, em um domingo estou inspirada a fazer um post de capas, acabo não o fazendo, pois o dia que temos colunas sobre capas é na quinta-feira e, até lá, já desanimei e não o fiz post nem para o domingo e nem para quinta. 

Foi pelos motivos citados acima que decide diluir as colunas do blog, exceto Caixa de Correio e Resumo do Mês. A essência de cada uma delas, os conteúdos que ela propunham continuarão, na verdade, voltarão, a ter espaço no blog, mas sem levar o nome de "coluna isso" no dia tal. Quero ter a liberdade de em plena quarta-feira postar o trecho de um livro e passar um mês sem postar nenhum outro trecho e não me sentir culpada por não estar dando a regularidade prometida que havia para a coluna sobre trechos. Um dos meus objetivos é, como já disse, diversificar ainda mais o conteúdo do blog e deixá-lo mais espontâneo: se tiver vontade de postar, sei lá, sobre arte moderna, irei postar, mas sem criar uma coluna para o assunto pois não sei se vou abordá-lo novamente ou não e não terei a obrigatoriedade de ter de o fazer, se não o quiser.

E ainda sobre o conteúdo, tive alguns pedidos especias na pesquisa por mais posts sobre séries e filmes, mais curiosidades, notícias e assuntos literários, entre outras coisas e vou tentar ao máximo atender a todos eles. Como disse, a nova palavra do blog é diversificar e, se perceberem que os posts não estão com a variedade prometida ou mesmo se querem ver algo por aqui que não viram ainda, não deixem de me dar um puxão de orelha virtual e cobrarem mesmo esse ou aquele post que desejam. Acreditem, fico extremamente feliz quando vocês me pedem posts!

E sobre as colunas, tenho uma notícia trista a trazer. O blog não contará mais com a colaboração da Mallú. Sei que vocês, assim como eu, adoravam os textos do Loving with Mallú, entretanto, como eles não estavam sendo postados com a regularidade prometida, eu e Mallú decidimos encerrar a coluna. ;C

Resenhas e gêneros

Algo que fiquei muito feliz em saber é que vocês gostam bastante das minhas resenhas! Elas dão trabalho, não vou mentir, mas são um dos alicerces do blog, então se vocês gostam delas, é porque estou fazendo algo certo. Mas, só porque algo está bom, não significa que não deve ser melhorado. Algo que me incomoda e percebi que incomoda também alguns de vocês são os tamanhos das resenhas. Sei que em algumas me empolgo e elas acabam ficando enormes, o que não é bom, pois elas acabam ficando cansativas. Vou tentar me controlar mais na hora de escrever as minhas resenhas e ser mais sucinta, mas sem deixar nada de fora, afinal, um dos comentários elogiosos sobre elas eram justamente que as resenhas eram bem completas.

Faz algum tempo que venho refletindo sobre colocar fotos dos livros nas resenhas, coisa que adoro, e fiquei feliz em ver que 84% dos que responderam ao questionário gostariam de imagens nas resenhas. A partir de agora as nossas resenhas terão fotos, mas não uma enxurrada delas, coisa que sei que desagrada. Sobre a frequência das resenhas, gosto da nossa média de duas toda a semana, algo que vou tentar melhorar nos próximos tempos. 

Sobre a diversidade dos gêneros abordados, acho que até que consigo variar bastante. E pela pesquisa, descobri que seus gêneros favoritos são Romance, Jovem Adulto e Fantasia, entre outros, que, corrijam-me se estiver errada, são os tipos de história que mais resenho no MLB. O que não quer dizer que não vou continuar a falar sobre os outros gêneros, mas sim que fiquei feliz em saber que estou proporcionado o conteúdo que vocês procuram. Também fiquei feliz em saber que vocês apreciam resenhas de livros clássicos de vez quando, pois as vezes me preocupo em estar resenhando somente livros atuais e dos mesmos estilos.

Canal no Youtube

Depois que o formulário já estava aberto e recebendo repostas, decidi acrescentar uma questão abordando a possibilidade de um canal do MLB no Youtube. Fiquei feliz que 39% dos que responderam apoiam a ideia! Tenho muita vontade de ter um canal, levar o blog para uma mídia diferente, mas sinto que ainda não é a hora. Somente nesse post já me propus muitas mudanças e quero alcançá-las antes de ir em busca de outros objetivos maiores. Então, sobre o canal, ele é uma possibilidade ainda aberta, mas para ser decidida em outro momento.

Conclusões finais

Falei, falei e analisei gráficos e porcentagens. O que tirei de tudo isso? O blog está no caminho certo, já construímos - eu e vocês leitores - muita coisa boa e uma página da qual tenho muito orgulho. O blog está maravilhoso como está, o que me deu a certeza de que posso torná-lo melhor. Os objetivos e mudanças já citadas virão em parcelas, afinal, nada se constrói da noite para o dia. Durante os próximos meses estarei dando o meu máximo para tornar todos os sonhos estabelecidos aqui em realidade e espero contar com a ajuda e presença de vocês nessa nova etapa no blog!

As mudanças virão, mesmo que lentamente, e espero estar no caminho certo. E se não estiver, e se vocês não gostarem das mudanças, não deixem de falar, afinal, um dos outros objetivos é aumentar a interatividade, tornar a proximidade blog-leitor, blogueira-leitores, ainda maior! 

Então meus amores, me acompanhem nessa jornada pela construção de um Mademoiselle Loves Books ainda melhor! Vocês podem começar agora mesmo, comentando o que acharam de tudo!


Maaaaaaaas, o post ainda não acabou! Agradeço imensamente a todos que participaram da nossa Pesquisa de Opinião e, para isso, como prometido, sorteei um exemplar do livro "Lições de Vida" entre as pessoas que preencheram o formulário! Tivemos 50 participantes:


E o número sorteado foi:



O número 32, do(a) participante:


Cibele Santos! Parabéns Cibele! Irei entrar em contato por e-mail em breve!

Mais uma vez, obrigada a todos que participaram! Beijinhos!

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. fico feliz em ter ajudado com a minha opinião. parabens a ganhadora

    ResponderExcluir
  2. HUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!
    Ganhei.........
    Obrigada........

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, muito legal a sua iniciativa, gostaria de ter preenchido a pesquisa também, mais ando na correria por causa do trabalho, desejo boa sorte nesta empreitada!! ^^


    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/09/resenha-instituicao-para-jovens.html

    ResponderExcluir
  4. eu sou uma dessas, que sempre entro quando tem posts, e só no final de semana que eles atrasam, porque aproveito para adiantar as coisas da faculdade e acabo me desligando totalmente da internet...
    aaah, que pena que a Mallú não estará mais por aqui... eu adorava os posts dela :'(
    foi o que eu comentei com você antes já: eu gosto das suas resenhas por serem grandes e bem detalhadas, mas as vezes isso acaba fazendo com que eu não consiga comentar...
    parabéns Ana, por se empenhar bastante e conseguir fazer todo este estudo para melhorar o blog! espero que ele cresça sempre mais e mais!!! :D *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É mesmo uma pena que a saída Mallú!

      Excluir
  5. Que as mudanças venham para deixar o blog ainda melhor. Parabéns a ganhadora!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Mentira que não vai ter mais Mallú??? :( Fiquei triste, mas entendo... adorava de coração os textos dela. Sabe antigamente eu tinha mais tempo para acompanhar meus blogs queridos (hoje não tenho mais, infelizmente), umas duas vezes por semana eu tento tirar tempo para visitá-los e comentar quando posso. Ô tristeza, vida de trabalhadora começou a me deixar sem tempo. Sobre as suas mudanças eu gostei de praticamente todas (os post's diários vão me fazer rodar a baiana para conseguir acompanhar o MLB mas tudo bem rs) eeee sobre as fotos eu super apoio, só teve duas resenhas no PL nas quais coloquei fotos, a Isa é que curte mais as fotos (logo eu não tenho talento também haha aí complica) mas também é uma das minhas metas, fotografar o que for bom e colocar no PL.

    Sucesso nessa nova fase ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei triste com a saída da Mallú! E também não estou muito tempo para visitar os blogs amigos! rs Que bom que apoia as mudanças do blog! Fico muito feliz com isso! ;D

      Excluir
  7. acredito que essas mudanças só vão melhorar o que já [e ótimo. ^^
    Adorei essa ideia das colunas não terem um dia estipulado...
    Pena que não ganhei o sorteio do livro rsrsrs
    Boa sorte com a nova jornada no blog. Sucesso sempre ao MLB, e eu sempre passarei aqui :D
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado das mudanças!

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)