20.9.14

Resenha: Os Segredos de Colin Bridgerton - Julia Quinn



Todo mundo tem segredos

Penelope Featherington encontrou o amor da sua vida, sentimento que jamais foi revelado ou mesmo correspondido. Acostumada a ser invisível, exceto quando se tratava dos vestidos horríveis que a mãe costumava escolher para ela, Penelope já aceitou o seu destino de solteirona aos 28 anos. Penelope é muito inteligente e sagaz, portanto, não tem ilusões quanto a seus sentimentos por Colin Bridgerton, o irmão da sua melhor amiga. Colin nunca irá amá-la e eles jamais se casarão e, surpreendentemente, a mulher está bem com isso, afinal, para início de conversa, ele passa mais tempo viajando que no próprio país.

De todos os irmãos Bridgerton, Colin é, talvez, o mais charmoso. Divertido e sempre extremamente educado e gentil, ele também é um rapaz muito inteligente, mas o que mais o atrai em Penelope é que ele já esteve em diversas partes do mundo, lugares que ela apenas sonha conhecer. A temporada de 1824 está para começar e a melhor novidade é que Colin está de volta, mas, infelizmente, ainda não parece estar buscando por uma esposa, apesar dos esforços incansáveis da mãe.
Todos têm segredos. Sobretudo eu. - Crônicas da Sociedade de Lady Whistledown, 14 de Abril de 1824.” Pág. 88
Penelope não está alheia ao retorno da sua paixão, afinal, Lady Whistledown não deixa ninguém ficar desinformado. Entretanto, ela não nutre nenhuma esperança boba de que, esse ano, algo pode ser diferente. Mas acaba sendo. Em uma de suas muitas visitas a casa dos Bridgertons, Penelope acaba descobrindo um segredo de Colin, uma parte dele que até a própria família parece não saber existir. Isso aproxima os dois, que começam a desenvolver uma deliciosa amizade.


A amizade com Colin já dá a Penelope muito motivo de felicidade, entretanto, um dia, ela pede a ele um beijo, afinal, ela está bem ciente de que, até a sua morte, provavelmente não teria outra oportunidade. Colin concede a ela esse desejo, o que o faz ver a mulher com outros olhos. Nos últimos tempos, ele já havia percebido que Penelope não era mais o patinho feio que ele conhecera anos atrás e sim uma mulher inteligente e divertida, mas, com o beijo, ele percebe uma beleza rara na mulher que o atrai profundamente. 

Entretanto, outro segredo será revelado, só que dessa vez, ele apenas servirá para afastar os dois. Quando descobre algo inimaginável sobre Penelope, Colin se depara com outra gama de sentimentos pela garota, nem todos bons. Contudo, o rapaz não consegue tirá-la da cabeça e terá que decidir se aquele será o fim do relacionamento – que nem chegou a começar – dos dois ou não. Será que Penelope terá seu maior sonho, o de casar-se com Colin, realizado ou algumas pessoas simplesmente não nasceram para ficarem juntas?
“E assim, numa sexta-feira que de outra forma teria sido como qualquer outra, no coração de Mayfair, numa silenciosa sala de estar na Rua Mount, Colin Bridgerton beijou Penelope Featherington. E foi glorioso.” Pág. 124
Os Segredos de Colin Bridgerton é o quarto volume da série Família Bridgerton, que, como vocês sabem, eu amo! Apesar de o livro não ter se tornado favorito, como o volume anterior, Um Perfeito Cavalheiro (resenha aqui), Os Segredos de Colin Bridgerton é, para mim, o melhor livro da série até agora!

Em Um Perfeito Cavalheiro, Quinn reconta, a sua maneira, o clássico conto da Cinderela. Já em Os Segredos de Colin Bridgerton, podemos dizer que ela reescreve o conto do Patinho Feio. Desde o volume anterior venho reparado que a autora está dando caráter mais moderno e menos óbvio às histórias da série: mesmo que os livros continuem sendo romances de época divertidos de finais felizes, o romance entre os personagens se afasta do conto de fadas para se aproximar mais do real, o que de maneira alguma deixa a trama menos fofa ou romântica – e o que a torna ainda melhor para mim.


O que mais me agradou em Os Segredos de Colin Bridgerton foi a transformação das personagens femininas. Nada de garotinhas inseguras e loucas para se casar, nesse livro temos mulheres inteligentes e audaciosas, que não veem no matrimônio uma forma de realizar-se. Nossa protagonista, Penelope, é uma mulher culta e uma solteirona de 28 anos que, surpreendentemente, está de bem com seu destino. Ela prefere ocupar-se com livros – que nem sempre são os romances da moda – e já acostumou a ser invisível. Além do mais, ela está ciente de que seus sonhos românticos com Colin jamais passaram disso: sonhos. 

Essa protagonista pé no chão e feliz com quem é me agradou instantaneamente, me identifiquei e me apeguei a Penelope logo no início do livro. Entretanto, algumas outras personagens femininas também vão pelo mesmo caminho, em especial Eloise Bridgerton, melhor amiga da Penelope e próxima protagonista da série. Em Os Segredos de Colin Bridgerton, Quinn deixa diversas pistas sobre um romance de Eloise o que, claro, já me deixou super ansiosa pelo próximo livro. Eloise é como a melhor amiga, uma solteirona assumida e o tipo de mulher que não precisa ser salva e que sim que salva as pessoas. E, de certa forma, é justamente o que Penelope faz com Colin. Ela o inspira a ser uma pessoa melhor, a buscar sonhos que ele nunca um dia imaginara que poderia ter. E falando do divertido, sagaz e encantador Colin, eu amei o personagem e ri e suspirei muito com ele, apesar de meu irmão preferido ainda ser o Anthony (mas o Colin vem logo depois dele!). 

O mais bonito do romance desse livro é que, antes de tudo, os protagonistas foram amigos. Particularmente, acredito que todo relacionamento amoroso duradouro nasce de uma boa amizade, afinal, se duas pessoas não podem ser amigas, como você espera que sejam cônjuges? E é justamente assim começa a história de Colin e Penelope, através de uma amizade eles descobrem um ao outro, mas também a si mesmo. É interessante porque durante o livro os dois personagens estão, de certa forma, buscando a liberdade. Os dois guardam segredos e personalidades incríveis que, juntos, terão a coragem para mostrar para o mundo.

A trama de Os Segredos de Colin Bridgerton é muito mais rica e profunda que a dos outros livros. Além do romance, há o amadurecimento dos personagens e, claro, a busca insana por Lady Whistledown que deixa tudo ainda mais divertido e com um gostinho de aventura. A sociedade londrina está decidida a descobrir a identidade da colunista sem papas na língua e não ficará satisfeita enquanto não conseguir o que quer. Como sempre, a narrativa em terceira pessoa da autora está envolvente, divertida e muito ágil, devorei a obra em dois dias!

A edição estava excelente, apesar de que pesquei um ou outro erro de tradução. A diagramação simples está boa, assim como o tipo e tamanho da fonte, apesar de que as páginas amareladas poderiam ser de um papel um pouco mais grosso. Eu amo essa capa, que é a minha favorita da série, especialmente porque a parte do rosto da modelo que aparece é similar a Penelope que imaginei, especialmente por causa desse meio sorriso tímido, mas levemente malicioso, que é bem a cara da personagem mesmo. 


Outras capas do livro pelo mundo que, honestamente, não se comparam com a nossa.

Os Segredos de Colin Bridgerton é um livro delicioso e divertido, um excelente romance de época, mas também uma obra atual. Para os fãs de romances de época ou de romances em geral, esse livro – na verdade, toda a série – é uma excelente pedida, especialmente para aqueles que gostam de protagonistas nem um pouco bobinhas e fúteis. Obviamente, estou louca pelo próximo volume da série, mas igualmente sedenta por outros livros da Quinn!
“E foi então que ele se deu conta de que Daphne estava certa. O seu amor não tinha sido como um raio caído do céu. Começara com um sorriso, com uma palavra, com um olhar zombeteiro. A cada segundo que passara na companhia dela, crescera até chegarem àquele momento, e de repente ele soube. Ele a amava.” Pág. 247

*Esse livro foi uma cortesia da Editora Arqueiro

Título: Os Segredos de Colin Bridgerton
Título original: Romancing Mr. Bridgerton
Série: Família Bridgerton
Volume: 4
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
ISBN: 978-85-8041-307-6
Ano: 2014
Páginas: 336
Classificação: 5/5 [ótimo]

Leia também:

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Que bom que gostou tanto. Queria muito começar a ler esta série.
    Todos amam os livros.
    Quero muito.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li e ele está no desafio literário por indicação sua!
    Esse livro parece ser liiiiindo de morrer, e eu sempre fui apaixonada pelo Collin! Aposto que vou derreter lendo ele!
    Como sempre, sua resenha ficou impecável <3

    The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que fui eu que indiquei, espero que goste! rs

      Excluir
  3. Ai Ana, ainda nem comecei a ler está série, mas não é por falta de vontade, porque sério... a curiosidade é muita! hahaha
    eu adoro romances né, então como não ficar curiosa por um livro amorzinho deste!?!
    adorei a resenha, e amei a nota! hahahaha
    preciso ler ele logo!!! ;~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta de romances, vai amar essa série! Não deixe de ler e depois me conte o que achou!

      Excluir
  4. Oi Ana, gosto muito de romances históricos, mas infelizmente ainda não conheço esta série, so acompanho pelas resenhas que saem.
    O post ficou ótimo e adorei suas fotos.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio que não conhece a série? Se você gosta de romances históricos, talvez não goste muito desses romances de época bobinhos. Mas eu adoro e recomendo bastante!

      Excluir
  5. Ana, nem vou comentar o que penso da série ... Sou apaixonada s2
    Estou doida para ler este livro !
    P.S: É a primeira vez que estou comentando, mas estou sempre por aqui, tá ? Aaah, estou precisando de livros, pode ir pensando em uns para mim por ai, viu ? kkkk
    Beijos, Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk É impossível não amar essa série! E pode deixar que já tenho ideia de alguns que você iria gostar!

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)