23.9.14

12 sintomas para diagnosticar um amante de livros


Só agora percebeu que seu noivo passa tanto tempo na companhia de livros quanto passa com você? Está preocupado que a lista de livros desejados de sua filha te leve a falência? Não para de brigar com seu irmão pois ele não deixa você ler nenhum dos livros dele? Acha aquela colega que senta ao seu lado uma freak porque ela está sempre com a cara enfiada em um livro? Está suspeitando que alguém seja um amante de livros?

NÃO ENTRE EM PÂNICO! Antes de cancelar o casamento, proibir a filha de entrar em uma livraria, delatar o irmão para a mãe, evitar a colega para sempre ou tomar qualquer atitude da qual possa se arrepender, leia essa lista que preparei de 12 sintomas para diagnosticar um amante de livros (ou diagnosticar-se) com dicas para como lidar com um!

1 -

A frase acima é frequentemente dita por amantes de livros. Não se assuste quando ouvi-la ou refute ou ironize a afirmação, isso pode deixar a pessoa irritada e você simplesmente não quer irritar um amante de livros (especialmente porque, por lerem tanto, eles são bons com as palavras e dão respostas que podem te constranger bastante). Eles realmente leem o tempo todo e não se importam com que os outros acham disso, portanto, não gaste o seu tempo (e o tempo deles em que eles poderiam estar lendo) discutindo sobre o assunto. 

2 - Lê tudo o que cai em suas mãos e qualquer palavra que vê

Um amante de livros é também um amante das palavras. Eles não podem ver uma letra A do lado de uma letra B que eles já leem o que está escrito, analisam o que está escrito e, quando gostam, recomendam para os outros – mesmo os que não são como eles. Ler é instintivo para um amante dos livros e não tente os impedir, novamente, isso pode provocá-los. Se não quer que algo seja lido, esconda-o, pois um amante dos livros não se responsabiliza pelos seus atos quando ele vê uma palavra na sua frente. E eles leem qualquer coisa mesmo: livros, jornais, bula de remédio, recados, receitas, placas de trânsito, verso das embalagens, e tudo mais que caia nas suas mãos.

3 - Cite um assunto ou um lugar e ele/ ela terá algo a dizer sobre que leu em algum lugar


Amantes de livros leem muito e sobre tudo. Eles são pessoas super antenadas, que podem discutir tanto as notícias do dia quanto detalhes da vida dos cidadãos do Império Romano. Eles sabem um pouco sobre tudo de diferentes áreas e, apesar de ter uma opiniões bem formadas sobre tudo, em geral, os amantes de livros não são presunçosos e têm a mente muito aberta, logo, são pessoas excelentes pessoas para conversar. 

 4 - Têm livros em todos os cantos

Você vê um amante de livros, você vê um livro. Mas os amantes de livros superam os leitores “normais”, eles carregam livros para todos os lados: na mochila, na bolsa, no celular, no tablet, no computador ou na mão mesmo, e deixam livros por todos os lados: no quarto – em cima da cama, da escrivaninha, no chão, no guarda-roupa, etc. -, no banheiro, na sala, na cozinha, na varanda, no quintal, no carro, na sala de aula, no ambiente de trabalho ou em qualquer outro lugar em que eles frequentam! Pode parecer que eles são desorganizados ou desleixados com seus livros, mas, na verdade, um amante de livros têm a necessidade de ter sempre um livro ao alcance das mãos. Não os julgue por isso!

5 - Têm o hábito de cheirar livros


Pode ser um pouco embaraçoso, mas os amantes de livros amam cheirar livros e o fazem mesmo sobre a possibilidade de passarem vergonha! O aroma do papel traz sentimentos indescritíveis para um amante de livro, por isso não os prive desse simples prazer!

6 - Quer e compra livros sempre que pode

Um amante de livros está sempre acometido pela vontade de comprar livros! Eles são verdadeiros compulsivos e poucos são os que conseguem se controlar diante uma vitrine de livraria ou de promoções malucas no Submarino. Mas esse sintoma só é um perigo quando o amante de livros têm dinheiro sobrando nas mãos, o que raramente ocorre, pois antes de isso acontecer eles já gastaram tudo com aquela série ou aquele livro desejado da vez! 

7 - Pode se tornar hostil caso sua leitura seja interrompida

Perigo! Perturbe durante uma leitura por sua conta e risco!

NÃO INTERROMPA A LEITURA DE UM AMANTE DE LIVROS! Isso pode levá-los a fúria e você pode acabar se ferindo. Quando estão lendo, os amantes de livros são transportados para dentro da obra e arrancá-los de lá à força é não só desumano e covarde como muito irritante! Portanto, se ver um leitor em plena ação, se afaste sem movimentos bruscos e espere ele interromper ou terminar sua leitura antes de abordá-lo!

8 - Fica eufórico e afável quando ganha um livro

Interrompeu a leitura de um amante de livros e quer conquistar a simpatia dele novamente? Muito simples: dê um livro de presente! O objeto de paixão deles sempre os deixa felizes e, quando eles ganham mais um para suas coleções, ficam extasiados!

9 - Fica triste e mal humorado quando não tem nada para ler

CUIDADO: um amante de livros que não têm um livro para ler é tão perigoso quanto um cuja leitura foi interrompida. Eles ficam depressivos sem um livro em mãos e não há nada mais triste do que um leitor compulsivo sem um o livro! E como mudar isso? Simples: dê um livro de presente! Ou apenas empreste um livro seu, eles ficaram igualmente felizes!

10 - Não consegue resistir ao impulso de entrar em livrarias e bibliotecas


O paraíso de um amante de livros é um lugar onde tenha muitos livros, portanto, livrarias e bibliotecas são seus habitats naturais! Eles se sentem em casa em meio aos livros, logo, tentar tirá-los de lá ou impedi-los de entrar não é recomendável! 

11 - Anda por livrarias/bibliotecas apontando e dizendo: Já li, já li, já li...

Eles amam livrarias e bibliotecas e vivem por lá, e uma cena comum em tais locais, assim como uma envolvendo o sintoma 5, é a de os ver andando por entre os livros, apontando os que já leram (em geral, a maioria) e o que acharam e etc. Não julgue um amante de livros quando o ver fazendo isso, é um comportamento natural, e aproveite que está por lá e se aproxime e peça a ele uma dica de leitura!

12 - Pode te transformar em um deles

Esse talvez seja o sintoma que mais aterroriza as pessoas! Um amante de livros empolgado com uma leitura é perigoso, pode ele pode acabar te deixando empolgado também! Mas não só por esse ou aquele livro, mas sim por todos! Sim, amar os livros pode ser contagiante e, caso você adquira essa paixão, não se assuste e não lute contra os seus sentimentos! O único remédio é se jogar na leitura e virar um amante de livros também! Acredite, existem muuuuuitas coisas boas em ser um! E como eu sei disso? Bem, eu sou uma amante dos livros! E possa ser que até esse ponto do post eu já o tenha convencido a virar um também! muahahaha

Bônus: Sempre haverá um livro entre ele/ela e você! Como conviver com um amante de livros:


Não lute, não julgue, sempre haverá um livro entre você e um amante de livros. Eles simplesmente não conseguem se livrar de seus amados e, em vez de se irritar com a situação e perder a amizade, o carinho, o relacionamento ou o contato com aquela pessoa, tente ser compreensível e aprenda a conviver com o modo de vida daquela pessoa! 

Sim, amar os livros é um modo de vida e a melhor maneira de conviver com alguém com tais hábitos é se tornar um amante de livros também, ou, pelo menos, um leitor frequente. Conversar sobre livros e compartilhá-los é um ótimo jeito de começar uma amizade ou fortalecer um relacionamento. Além de se aproximar daquela pessoa, você mesmo também ganha com cultura, diversão e muito mais que os livros podem te proporcionar!


Eu sou uma amante de livros com orgulho (mais isso vocês já perceberam rs)!! E qual é o diagnóstico de vocês e das pessoas ao seu redor? Não deixem de comentar! Beijos!


Comente com o Facebook:

21 comentários:

  1. UASHUAHS Nossa, me identifico com quase todos os sintomas, exceto o nº 7.
    No começo eu me estressava, mas como isso acontece frequentemente, agora já estou mais acostumada, haha :D
    Ótimo post ^-^
    Beijos :*

    oquevi-oqueli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que você não se irrita?! rs Então me ensina como porque eu sempre fico estressada quando me interrompem!

      Excluir
  2. me internem na biblioteca! rsrsrs caso sério!
    P.S comprar livros sempre que pode e não pode também!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficar internada em uma biblioteca seria um sonho não?! rs

      Excluir
  3. Oi Ana!
    Bom, acho que sou uma amante de livros... Eu meio que já sabia, mas como sou exatamente a descrição que você colocou agora tenho certeza kkk
    Também detesto quando me interrompem enquanto leio, ainda mais quando é alguém que eu sei que não lê perguntando o nome do livro...
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perguntar o nome não me incomoda, mas fico meio dividida quando uma pessoa que não lê pede o meu livro emprestado. Já fico vendo minha saga para tê-lo de volta porque, bem, quem tem o costume de ler não consegue ler uma obra inteira nem em um ano. E ficar sem meu livro não dá, né?

      Excluir
  4. MEU DEUS! É bem assim mesmo! Junto com o vício de ler vem a falta de espaço em casa, a falta de dinheiro e principalmente a falta de tempo! É difícil... rsrs
    Um beijo da Anne do twinswithbooks.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. AI JESUS! preciso mostrar este post pra minha mãe, pro meu pai, pro meu irmão (que também são doidos por livros), pro meu namorado (que não gosta de ler e sempre reclama que eu leio demais), para meus tios e tias (para eles continuarem me dando livros de presente!), para meus colegar da faculdade (para eles pararem de me encher o saco por eu ler demais)... enfim, a lista é grande! hahahaha
    adorei! me identifiquei, fiquei berrando aqui igual uma louca: ISSO, É ISSO MESMO! ALGUÉM ME INTENDE!!!! hahahaha
    até quis copiar a sua frase de não interromper a leitura para todos os meus seguidores do twitter saberem, mas não deu por causa dos caracteres :( hahaha
    amei o post, sério! ficou ótimo, perfeito, incrível e super a minha cara! hahahaha
    impossível não me identificar! :P

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkk eu li sobre mim nesse post. Podia até colocar meu nome no texto :P
    http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/09/tag-fahrenheit-451.html

    ResponderExcluir
  7. Super me identifiquei! E aquela tristeza que dá quando você sai de casa e lembra que não levou nenhum livro pra ler nos buraquinhos de intervalo que você tem?!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ana!

    Ri muito lendo sua matéria. Muito, muito legal.
    Sou inexoravelmente uma amante de livros!!!
    Me identifico com todos os tópicos! Um loucura!!!!
    No meu caso o sexto seria: " Quer e compra livros sempre que pode e não pode"
    Serio!! Faço loucuras para ter meus livros. Numa matei nem roubei,rs. Mas meu cartão e crédito sabe o sufoco que passa.
    Sou compulsiva, sim. Minha culpa. Assumo!!!
    hahahhaha!!!

    Bjos, Ane.

    Ps>> Tem resenha nova no blog.
    As Batidas Perdidas do Coração.
    http://migre.me/lQMaK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs Também me encaixo em "Quer e compra livros sempre que pode e não pode"! Só que quase não compro livros ;C Que bom que gostou do post! :D

      Excluir
  9. Adorei a postagem, Ana, muito bem feita. Nem preciso dizer que me reconheci, né? rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana, me identifiquei com todos estes sintomas kkkk
    Sou mesma, uma confessa amante de livros...
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk o único remédio agora é ler sempre que puder e quando não puder também!

      Excluir
  11. Amei!! Me identifiquei com tudo haha
    P.S.: posso copiar e postar na minha página do face sobre livros? Prometo que dou os devidos créditos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim! Marque a página do blog na postagem, por favor!

      Excluir
  12. Ah, mais uma coisa, e quando a pessoa te interrompe na parte mais interessante do livro e fica perguntando o nome, do que se trata, pede pra ver a capa, em que página vc está, o que aconteceu até agora... isso me irrita de mais!! Mesmo quando não está em uma parte interessante ;P

    ResponderExcluir
  13. As vezes não preciso/não posso, mas sempre dou um jeito de comprar um livro, e sempre invento uma desculpa pra ganhar um ><

    Minha Fuga da Realidade 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk entendo bem, sempre faço isso também! ;)

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)