7.7.13

TOP 10: Melhores livros dos melhores gêneros


Oi amores! Como estão?

Umas duas semana atrás, Manu Hitz, uma grande leitora do MLB, lançou um desafio pelo twitter para mim e outros blogueiros: "Que tal um post com os melhores livros de cada gênero - e trocar sugestões com os leitores?". Eu, assim como os outros desafiados, amei a ideia e, claro, aceitei a proposta. Cada um procurou fazer o post do seu jeito e esse foi o meu: fazer um TOP 10 com os melhores livros dos melhores gêneros! 

Peço desculpas antecipadas caso eu confunda ou acabe citando gêneros que não existem. A coisa mais difícil desse desafio da Manu é separar qual livro é de um gênero e qual é de outro, afinal os livros não vem com rótulos de gêneros literários. E, as características que definem a que gênero eles pertencem são muito sutis, podendo indicar mais de um gênero. Entretanto, como o objetivo do post é trocar sugestões com vocês, creio que tais possíveis erros não chegaram a atrapalhar... 

Vamos as minhas escolhas, então? (Cliquem nos nomes dos livros para serem redirecionados para as resenhas dos mesmos)


10º Lugar: Drama


Ah, o Drama... Um dos gêneros mais amados, conhecido por trazer lágrimas aos olhos e tocar o coração do leitor. Não sou uma fã assídua de drama, mas de vez enquanto me pego com vontade de ler algo mais triste, que realmente me emocione. P.S. Eu Te Amo ficou conhecido em todo o mundo e não me surpreenderia se, daqui há alguns anos, ele for considerado um clássico da literatura dramática. A história da mulher que se recupera do luto através das cartas do falecido marido é linda e não traz só lágrimas, mas algumas risadas também. Jogando xadrez com os anjos é o livro brasileiro mais bonito que já li. A triste história da Anny e seus amigos não deixa de ser bela e tocar qualquer leitor, levando-o logo nos primeiros capítulos as lágrimas. 

Cruzando o Caminho do Sol não traz muitas lágrimas, mas não deixa de ser belíssimo e extremamente tocante. Com um pouco mais de ação e realidade que os outros, a história conturbada das irmãs Sita e Ahalya se entrelaça a do advogado Thomas Clarke em uma trama impossível de não gostar. Como melhor do gênero, eu não poderia deixar de fora o livro mais lindo que já li: Marley & Eu. Amantes de cachorros precisam ler esse livro, uma história real, divertida e bela da maior relação de amor que existe: a de um animal com seu dono. Nunca chorei tanto em um final quanto nesse livro.

9º Lugar: Mistério/Suspense

Chega de lágrimas e soluços, agora é hora da ação. Quem não gosta de um bom livro de mistério ou suspense? Daqueles cheios de segredos, que nos prendem da primeira a última palavra? A Mulher de Preto é um suspense clássico, com pitadas de sobrenatural que apenas deixam a história mais intrigante, por isso não pude deixar de indicá-lo. O sobrenatural também está presente em E No Seu Fim Eu Comecei, onde o macabro poder de Erick Leto não deixa de ser parte do grande mistério que o envolve, juntamente com uma garota morta que ele desconhece. 

Um pouco mais "pé no chão", O Espião é um clássico suspense policial, onde nosso herói-detetive desvenda o mistério complexo sobre o espião que está assassinando as mentes tecnológicas mais brilhantes. Mas, sem sombra de dúvida, a melhor recomendação do gênero é Os Homens Que Não Amavam As Mulheres, assim como toda a Trilogia MilleniumO jornalista Mikael Blomkvist e uma das melhores personagens de todos os tempos, a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander, são desbravadores em uma extensa rede de mentiras, que começa com o desaparecimento de uma garota rica a mais de quarenta anos e acaba em descobertas dos homens  mais cruéis e esquemas políticos vergonhosos, tudo com uma bela pitada de crítica social e romance.


8º Lugar: Ficção Científica


Quer mais ação que no suspense? É só acrescentar um infinito de estrelas, naves velozes e aliens de todos os tipos. Esse é um dos gêneros que mais gosto, mas o qual não tenho muito contato na literatura. Já vi uma longa lista de filmes de ficção científica, mas livros posso citar apenas três, que são, sem sombra de dúvida, pertencentes a esse gênero. O primeiro deles é A Hospedeira, que também foi parar nas telonas. A saga da alienígena Peg e sua hospedeira Melanie é recheada de ação e muita tecnologia, perfeita para os aficionados em ficção científica.

Mas, só se pode dizer que experimentou verdadeiramente o gênero ao ler pelo menos o primeiro volume da série O Guia do Mochileiro das Galáxias. Um clássico da ficção científica, as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent conquistaram o mundo e milhares de fãs, proporcionando uma história divertida, com belas pitadas de romance e crítica. Os aliens também dominam e encantam no brasileiríssimo Cinco Luas. O autor desse livro conseguiu me conquistar e me fez viajar com  a trama e planetas que criou, além de me fazer refletir...

7º Lugar: Romance

Chega de ação, vamos agora ao gênero, penso eu, mais antigo e aclamado em toda a história da humanidade: o romance! É hora de suspiros, beijos e muito, muito amor. E um pouco de drama também, afinal se no Drama pode ter romance, por que no Romance não pode ter Drama? Para mim, é impossível falar de romance sem falar dos clássicos do gênero. Muito difundidos e aclamados, eles são inspiração até os dias de hoje e, quem nunca leu pelo menos um clássico de romance, nunca leu um romance de verdade na vida. 

Queria falar dela por último, já que é minha segunda escritora favorita, mas não consigo pensar em mais ninguém se não falar dela logo. Sim, você sabe de quem falo. É ela, Jane Austen e seu maravilhoso, incrível e-todos-os-outros-adjetivos-positivos-que-conseguir-pensar Orgulho e Preconceito. A história de Elizabeth e Mr. Darcy é, e sempre será, superior a qualquer outra de qualquer outro casal. Simples assim. Outro clássico que, mesmo que eu não tenha gostado, é preciso citar é O Morro Dos Ventos Uivantes. Independente da sua opinião final, é preciso ler esse livro, afinal 8 em 10 livros de romance, de uma maneira ou outra, fazem referência a esse. 

Saindo dos clássicos e vindo para a contemporaneidade, cito não dois livros, mais duas autoras: Meg Cabot, minha escritora favorita desde, mais um menos, meus dez anos, e Stephanie Perkins, que conheci ano passado, mas que já considero uma das minhas escritoras favoritas. Não posso falar da Meg e romance sem falar da série O Diário da Princesa, ao meu ver, um clássico do romance juvenil. Fugindo do clichê, recomendo ainda da Meg a série A Mediadora, Avalon High e  a série Boy. Da Stephanie, recomendo seus dois livros publicados até agora: Anna e o Beijo Francês e Lola e o Garoto da Casa ao Lado, ambos divertidos e de fazer qualquer um suspirar. Para quem quer romances não tão juvenis, recomendo A Linguagem das Flores e os livros da Emily Giffin e da Cecelia Ahern (que vou falar um pouco mais abaixo)!

Quer mais indicações de livros de romance? Confira esse post com mais recomendações de romances em geral e esse com indicações de romances de época.

6º Lugar: Chick lit

Bem parecido com o Romance, a literatura Chick lit tem algumas características bem especificas que a diferencia de outras. Um gênero completamente atual, "Chick-Lit é a literatura voltada para o sexo feminino, vulgarmente chamada de "Literatura de Mulherzinha". A despeito de todas as críticas, Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa. É um gênero que faz parte da literatura voltada para o entretenimento, cujo objetivo principal é divertir". Essa simples, mas bela, definição feita pelo site/blog Lost in Chick Lit é perfeita e resume bem esse gênero

Particularmente, adoro Chick lit. Não tem nada melhor que ler um livro e divertido de vez enquanto, para descansar a cabeça. Para começar, falo logo da Cecelia Ahern, que é, para mim, uma das maiores escritoras do gênero. Dela, além de P.S. Eu Te Amo, que falei lá em cima, recomendo A Vez da Minha Vida, uma história divertidíssima de uma garota que encontra a própria vida. Meg Cabot, a rainha dos romances, também se aventura nessa categoria e dela recomendo Tamanho 42 Não É Gorda, A Rainha da Fofoca e O Garoto da Casa ao Lado. Outro livro do gênero que amo é O Diabo Veste Prada, é impossível não se divertir com a história de Andrea Sachs e sua chefe louca Miranda Priestly. Para quem quer um Chick lit mais light, com boas risadas e um casal fofo, recomendo Do seu lado e Dizem por aí....

5º Lugar: Épico/Aventura

Vamos deixar o romance, beijos e risadas para lá e voltarmos a ação. O gênero Épico/Aventura nada mais é que as amadas histórias de heróis, normalmente protagonizadas por jovens garotos nobres de alma. Aqui, a honra é importante, principalmente na hora de derrotar aquele vilão sem escrúpulos e cheio de poderes e aliados. 

É impossível falar de aventuras sem se falar de Harry Potter. A saga do bruxinho é uma das mais lidas e aclamadas da atualidade, sendo um exemplo clássico desse gênero. Seguindo o estilo do Harry, temos também o semi-deus Percy Jackson com suas aventuras pelo Olimpo contemporâneoRick Riordan, autor de Percy Jackson, que adoro, também conta com outras séries do mesmo estilo, como As Crônicas Dos Kane e Os Heróis do Olimpo

Outra série épica, recheada de aventuras, que não posso deixar de recomendar é As Crônicas de Nárnia. A história do belo País de Nárnia agrada qualquer leitor do gênero, trazendo os clássicos jovens heróis e inimigos poderosos, além de muita magia e amor. Para quem busca um livro do gênero mais light e curto, recomendo o brasileiro O caminho para Esplendor. Saindo um pouco dos livros óbvios, recomendo uma das minhas séries favoritas: Desventuras em Série, de Lemony Snicket. As aventuras dos irmãos Baudelaire são de tirar o fôlego, sempre recheadas com muito mistério e ação, é impossível não gostar delas.

Quer mais indicações de livros de aventura? Confira essa postagem com muito mais dicas de leitura do tema!

4º Lugar: Distopia


Distopia: em filosofia significa a antítese, ou seja, ideia contrária a utopia. As distopias são normalmente caracterizadas pelo autoritarismo, totalitarismo, por opressivo controle da sociedade. Para mim, o principal desse gênero é a crítica que faz a sociedade atual, mostrando preconceitos e conflitos da sociedade atual e futura que, muitas vezes, é apresentada devastada. Esse é um dos meus gêneros favoritos, tanto que está em 4º lugar. A Distopia não é um gênero novo, mas nunca deixa de ser atual e, nos dias de hoje, está muito em alta. 

O que mais gosto na Distopia é que, por trás da ficção, ela sempre traz uma crítica ou um alerta a sociedade. A Hospedeira, citado acima, é uma das melhores distopias que já li, aliens são sempre bem vindos nesse gênero. A Trilogia "Estilhaça-me é uma das mais citadas quando se fala de gênero distopia e, particularmente, gosto bastante dela. Nós, brasileiros, também sabemos fazer uma boa distopia, por isso recomendo Cinco Luas, já citado acima, e Doce Vampira

Não sei se Doce Vampira é exatamente uma distopia, mas creio que ele se encaixa no gênero, já que se passa em uma realidade diferente da atual, onde vampiros e humanos vivem em conjunto, aparentemente em paz, quando na verdade há uma relação de preconceito entre as duas raças e organizações secretas que tentam eliminá-los. Com um estilo parecido de Doce Vampira, recomendo Sangue Quente, onde o romance entre humana e zumbi enfrenta preconceitos em um mundo completamente devastado. Uma distopia mais "pé no chão", sem seres sobrenaturais, mas como muita tecnologia, que adoro é Starters. Gosto de como a autora desenvolveu uma realidade totalmente possível, em uma trama irresistível

3º Lugar: Conto

Não sei se contos são realmente um gênero literário, mas gosto muito de livros que reúnem esse tipo de texto. Por serem curtos, os contos são rápidos e fáceis de serem lidos, ótimos para quando estamos cansados de ler livros longos ou complexos. Não posso falar de contos sem falar do meu escritor brasileiro favorito, Álvares de Azevedo, e seu livro Noite na Taverna. Nunca li o livro completo, mas conheço a maioria dos contos e adoro! 

Ainda falando de contos de terror de brasileiros, recomendo o livro Contos Macabros, que reúne um dos melhores contos já produzidos em terras nacionais. Para quem prefere contos mais leves e de outras culturas, recomendo o livro Princesas e Damas Encantadas, livro de contos celtas maravilhosos. Mas, para quem quer algo criado nos dias de hoje, recomendo o divertido e colorido Zumbis x Unicórnios, que reúne autores aclamados dos dias de hoje em uma disputa acirrada entre os mortos comedores de gente e os cavalos com chifres!


2º Lugar: Fantasia/Sobrenatural


Chegou a hora do meu segundo gênero favorito e o que mais leio! Os livros de fantasia e sobrenatural são os que mais fazem sucesso nos dias atuais e que conquistam milhares de fãs ao redor do mundo. Eu poderia passar dias apenas falando desses livros, por isso vou recomendar os que mais gosto! Começo com O Ano dos Desaparecimentos, um dos melhores livros que já li. A vampira mestiça Ari me conquistou e morro de vontade de ler a continuação desse livro, mas a editora parece não se interessar em lançá-la. 

Ainda falando de vampiros, não posso deixar de citar a série Crônicas Vampíricas de Gardella uma das minhas séries favoritas de todos os tempos. Ainda sobre vampiros (acho que vocês repararam que eles são meus seres favoritos, certo?), indico o divertido Como se livrar de um vampiro apaixonado e o maravilhoso Entrevista com o Vampiro, o maior clássico vampiresco depois de Drácula, que também recomendo. 

Deixando as presas para trás, recomendo Aden Stone e a Batalha Contra as Sombras, o primeiro volume perfeito da série Interligados que ainda pretendo terminar de ler. Uma autora que recomendo, que manda no cenário sobrenatural atual é Cassandra Clare, com suas histórias sobre os Caçadores de Sombras. Para quem gosta de anjos, não posso deixar de recomendar a série Fallen. Outros livros sobrenaturais que amo são os da Helena Gomes, especialmente Olhos de Fogo e Sabor de Sangue e Chocolate, e os da série Beautiful Creatures.

1º Lugar: Terror/Horror

E para finalizar minhas indicações, vamos falar dos melhores livros dos melhores gêneros: terror e horror! Apesar de serem parecidos, Terror e Horror são gêneros diferentes, mas que ficam empatados quando aos gêneros que mais gosto. É impossível falar de terror sem falar dele, o rei do terror, Stephen King! Entre a lista gigante dos livros do King, posso recomendar apenas alguns poucos que li, apesar de que gosto muito do autor. Gosto bastante de Insônia e A Incendiária, mas meu livro favorito do autor é Celular. A história é emocionante e bem construída, além de recheada de violência e sustos. 

Já para falar de horror, preciso mencionar meu escritor favorito do gênero: Joe Hill, filho talentoso de Stephen King. A Estrada da Noite é muito bom, a história da lenda do rock Judas Coyne que é perseguido por um fantasma é incrível. Mas, a grande obra de Hill é O Pacto, que inclusive, está sendo adaptado para o cinema. A trama macabra, recheada de humor negro, é perfeita e está entre os favoritos dos meus livros favoritos. Apesar de gostar muito desses dois gêneros, eles são uns dos que menos leio, afinal, não são muito vistos nas livrarias... Alguém tem sugestões de leitura?



Bom pessoal, é isso! Espero que tenha cumprido a missão lançando pela Manu, essa foi uma tarefa muito divertida! Essas foram as minhas indicações e agora quero ouvir as de vocês! Quais sãos seus livros e gêneros favoritos? Não deixem de comentar! Ah, não deixem de fazer como a Manu e também comentarem com sugestões de posts que gostaria de ver por aqui! ;D Beijos!


Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Dicas anotadas :)

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei bem legal e adorei a indicação de alguns livros que eu não dava nada por eles.
    Eu não consideraria P.S. Eu te amo como um drama tendo um romance hehe, embora eu faça dele um dramalhão.

    Achei engraçado como temos gostos de livros até que parecidos, mas de opção de gêneros bem diferentes. Hehehe

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. adorei a seleção! mas fiquei morrendo de vergonha pois não li nem 1/4 dos livros que você citou ;$
    meu gênero preferido é Drama, e dos que você citou eu não li nenhum, só assisti P.S eu te amo e Marley e Eu. ambos os filmes são lindos de mais *-*
    não sou muito fã de ficção científica, mas estou douda para ler os livros do Douglas Adams....
    também adoro romance. AMEI os 2 livros da Stephanie Perkins e li todos os livros da O Diário da Princesa da Meg *-*
    também não gosto muito de distopia, mas acabei amando Estilhaça-me :P
    livros de Terror é meu 2° gênero preferido. amo os livros do Stephen e A Estrada da Noite é um dos meus livros preferidos *-*

    ResponderExcluir
  4. Ufa, que lista grande, adorei as dicas.
    Os livros que eu mais leio são os sobrenaturais, mas também gosto de chick-lit, clássicos, YA, steampunk, também adoro um livro policial, adoro um bom suspense, principalmente os livros do Harlan Coben. Eu também amo a Meg, ela é minha autora favorita, gosto como ela escreve um pouquinho de cada gênero, ele é incrível. Você já leu algum livro da Sophie Kinsella? Por que também é muito bom, estão entre os melhores chick-lits que eu já li.

    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,

      nunca li nada da Sophie Kinsella, mas já ouvi falar muito bem da autora! Quem sabe um dia eu tenho a oportunidade de ler algo dela...

      Bjs

      Excluir
  5. Amo Orgulho e Preconceito um dos melhores romances com certeza. O Morro dos Ventos Uivantes também é bom mais confesso que não é pra qualquer um, é um pouco triste.

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de post!
    Nossa, o legal é que sugeri às blogueiras queridas um post com os melhores e cada uma usou a criatividade e criou à sua maneira. AMEI seu formato, suas indicações e o carinho em atender à minha solicitação.
    Eu amo drama, toda a carga de emoções, lágrimas e reflexões que traz nos livros. Muito bom ver ali o Ps eu te amo, sofri com essa leitura, sou muito chorona, rsrs... Quero contribuir indicando 'Pequena Abelha' e 'A cidade do sol', dois livros que gostei muito.
    Um bom thriller é o meu gênero da vez, ando à procura de bons títulos e adorei sua indicação da trilogia Millenium. Não li ainda, vou procurar conhecer cada livro. Posso indicar dois que li recentemente: No Escuro (maravilhoso!) e Garota Exemplar.
    Adoro os romances e fiquei particularmente feliz por ver clássicos na sua escolha. Jane Austen é maravilhosa e O Morro dos Ventos Uivantes fez parte da minha adolescência. Adoraria lê-lo agora, com outro olhar. Quero indicar a todos a leitura do lindo O Palácio de Inverno (um dos melhores que já li).
    Já distopias e sobrenaturais não curto mesmo, nem horror (medrsa além da conta). E chick-lit preciso conferir, ainda não li nenhum.
    Obrigada por fazer menção ao meu nome. E se eu tiver alguma outra ideia, vou lá no tuiter e proponho outra vez, pode deixar!
    Beijoooooooo!

    ResponderExcluir
  7. Hospedeira é ficção cientifica? Eu jurava que era romance hehe, o melhor são os livros de Aventura/Épico, mas distopia também é legal, ah meu gênero predileto é fantasia e eu achava que Narnia e Potter eram desse gênero :)

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Eu fui direto no romance meu gênero predileto concordo em gênero, número e grau com a escolha de Orgulho e Preconceito e o Morro dos Ventos Uivantes, dois clássicos maravilhosos.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse post..me jogo nos romances e chick lit ^^ adorei as escolhas para esses gêneros

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi mademoiselle Ana!
    Adorei esse post e a Manu é mesmo uma fofurice!
    Bacanérrimo vc colocar em 1º lugar o gênero terror ;) sou absolutamente fã de Stephen King!
    Atualmente estou me encantando com distopias e pós-apocalípticos rsrs peo menos já sei diferenciar um do outro ...
    No drama só de pensar em Marley e eu, fico desidratada de tanto chorar. Amooo td com animaizinhos!
    Os chick lits são sempre uma aposta certeira e thrillers são essenciais!
    Ahhh não podem faltar os romances, as aventuras, as ficções e os épicos.
    Parabéns pelo post! :)
    bjs

    ResponderExcluir
  11. O livro Os Mortos vivos de Peter Straub é excelente, o tema é de fantasmas, achei ainda melhor que o ótimo O Iluminado de Stephen King. Maurilei.

    ResponderExcluir
  12. distopia faltou Jogos Vorazes, mas ótimas dicas

    ResponderExcluir
  13. Ótima seleção de livros! Todos são maravilhosos!

    http://paraisodasleitoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito das escolhas dos livros, a maioria eu já li e os outros já estão na lista de leitura.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)