12.2.13

Resenha: Preces e Mentiras - Sherri Wood Emmons

Título: Preces e Mentiras
Autora: Sherri Wood Emmons
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 360
Classificação: 5/5 [ótimo]
Sinopse: Quando Bethany, de 7 anos, conhece sua prima de 6 anos, Reana Mae, é o começo de uma relação desajeitada que salva ambas de uma solidão profunda. Todo verão, Bethany e sua família vão de Indianapolis para West Virginia’s Coal River Valley. Para a mãe de Bethany, essas viagens até lá a lembram de sua infância pobre e composta por minas de carvão, um lugar do qual ela desejou escapar. Mas seus amados familiares e a amizade de Bethany e Reana Mae continuavam trazendo lembranças. Mas conforme Bethany cresce, ela percebe que a vida nessa comunidade pequena e unida não é tão simples quanto pensava... que as cabanas na beira do rio, que guardam muito da história de sua família, também geram fofocas escandalosas... e aqueles mais próximos a ela guardam segredos inimagináveis. No meio das florestas densas e da beleza silenciosa do vale, esses segredos estão finalmente sendo revelados, com uma força suficientemente devastadora para acabar com vidas, fé, e a conexão que Bethany pensou que duraria para sempre.

Bethany é a caçula de quatro meninas. Ela até que se dá bem com as duas mais velhas, Nancy e Melinda, mas sua relação com Tracy é conturbada, graças à personalidade da garota. Tracy desde pequenina se mostra uma garota malvada, que adora machucar os outros e que tem acessos de raivas assustadores. A mãe e o pai das meninas, Helen e Jimmy, fazem de tudo para evitar os ataques de Tracy, mesmo que em alguns momentos tenham que fingir que nada aconteceu. 
“E nossos segredos ficavam devidamente enclausurados no meio à família, onde era o lugar deles. Foi assim por um tempo, até que não conseguimos mais esconder.” (Pág. 74)
Helen é uma mulher muito religiosa e carinhosa, do tipo que coloca as outras pessoas em primeiro lugar. Por isso que apesar de não gostar do Vale do Coal River, onde passou parte da vida e conheceu Jimmy, Helen passa todos os verões com as filhas por lá, enquanto o marido está viajando a trabalho. Diferente da mãe e das irmãs, Bethany adora o Vale, principalmente após conhecer sua prima Reana Mae. 

Reana era uma garotinha feia, mal cuidada e filha de pais problemáticos. Ao defender Reana de Tracy, Bethany descobre na prima do vale mais do que uma amiga, uma verdadeira irmã. Conforme os anos se passam, a amizade das primas vai se consolidando. Enquanto Bethany ganha a companhia que tanto desejava, Reana ganha uma protetora fiel, que fará de tudo para apoiá-la. 
“Mas eu não podia proteger Reana Mae. Nem naquele momento nem nunca. (...) Eu podia apenas amá-la, como sempre, e rezar para que aquilo fosse suficiente.” (Pág. 234)
Mas por mais que Bethany faça de tudo por Reana Mae, a vida da garota sempre será recheada de conflitos e segredos, assim como todos os que vivem no Vale. Conforme vão crescendo, a amizade das garotas fica cada vez mais forte, mas passa por provações e aventuras inimagináveis. É através de Reana que Bethany conhece o melhor e o pior de todos, inclusive de sua própria família. 

Bethany é bastante parecida com a mãe, super carinhosa e corajosa, mas também religiosa. Desde pequena busca apoio em suas preces e no amor pela sua família. Mas será que apenas isso será o suficiente? Enquanto tenta ajudar os que ama, Bethany também tenta descobrir como equilibrar fé e realidade, amor e ódio, amor pelos outros e por si mesma. 
“Minha vida inteira, tive três irmãs – três estranhas com as quais convivi, mas que nunca realmente conheci. Sentada na lama, naquele dia quente e úmido, encontrei minha irmã verdadeira. Eu tinha 7 anos, e Reana Mae 6, e eu jamais poderia saber como nossas vidas ficariam entrelaçadas no futuro. Mas, daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançaram juntas de tal forma que, às vezes, eu me sentia como se estivesse assistindo a tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo a minha. Às vezes, eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo, eu a amava.” (Pág. 17/18)
“Preces e Mentiras” é um livro aparentemente simples, mas que guarda uma história incrível e encantadora. Eu adoro histórias de amizade e já esperava um livro emocionante, mas acabei sendo surpreendida. Conforme a história começa a se desenrolar, vemos que nada é por acaso, que todas as histórias estão de alguma forma ligadas. Esse livro não é apenas sobre Bethany e Reana Mae, mas sobre toda uma família e amigos que, primeiramente, estão relacionados por causa do Vale do Coal River. 

A autora criou uma trama cativante e bem traçada. Como já disse, todas as histórias estão de alguma forma entrelaçadas e nada é por acaso. A narração em primeira pessoa feita por Bethany ficou perfeita e o livro flui rapidamente. Se a história estivesse na visão de Reana ou mesmo em terceira pessoa, o livro teria perdido um pouco do seu charme. O final foi um pouco previsível, mas satisfatório e perfeito para a trama. 

Os personagens, assim como a trama, foram bem feitos e situados na história. Cada um tem sua característica, importância e história própria. Bethany e Helen foram as minhas favoritas, elas são muito parecidas e fofas. As duas são sempre amáveis e prestativas. Reana Mae é uma personagem complexa e é preciso algum esforço para entender e gostar dela. Na maioria do tempo tive pena da garota, afinal ela não teve uma vida fácil, mas teve partes em que cheguei a ficar com raiva dela. Também foi assim com Tracy, apesar dela e Reana não serem minhas favoritas, foram as que mais despertaram sentimentos em mim. 

A editora fez um trabalho incrível com o livro. A diagramação e tradução estavam perfeitas, não encontrei um erro em todo o livro. A capa é simplesmente divina e combina com a história, apesar de que imaginei Reana um pouco feinha, suja e mal cuidada, como ela é descrita pela autora. 

Como T. Greenwood (autora de Um Mundo Brilhante) mesmo diz na capa, com toda a razão, “Preces e Mentiras” é “uma análise tocante – e profunda - de todos os tipos de amor: entre amigos, entre irmãs e entre todos de uma família”. O livro além de emocionante e belo, nos faz refletir sobre amizade e amor verdadeiros e o quanto eles podem nos mudar. 

“Preces e Mentiras” me lembrou “Para Sempre Ana” (Sergio Carmach) e “O Azul da Virgem” (Tracy Chevalier), outros livros que eu super recomendo para aqueles que gostam de boas histórias, personagens emocionantes e conflitos próximos aos da vida real.
“A Bíblia diz que os pecados dos pais são carregados pelos filhos até a décima sétima geração. Mas eu acredito que são as filhas que suportam o peso dos pecados da maioria das famílias.” (Pág. 9)

Comente com o Facebook:

26 comentários:

  1. Oie :)

    Esse livro está na minha lista desde quando lançou e fiquei muito feliz de ver a sua resenha :D , acho que a história vai me encantar é eu vou me apaixonar , e a capa é perfeitaaaaa , beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. ADOREI *---*
    ainda não li o livro, mas estou morrendo de vontade!!!
    nossa, 5 estrelas? isso realmente me animou *---*

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Acho que sua resenha é a primeira que leio desse livro. E ganhou 5 estrelas! Também gosto de histórias de amizades e com personagens "reais"... Fiquei com vontade de ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Eu preciso ler esse livro, eu adorei sua resenha! E eu acho a capa tão diferente, gostei!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Te indiquei para fazer um meme

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/2013/02/meme-aos-19-anos-e-poucos.html

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga, adorei ler sua resenha, pois eu estava super curiosa com este livro, eu nem o pedi para editora pq estava na dúvida se ia gostar ou não.. Agora eu fiquei triste pq não tenho o livro para ler!!

    beijos mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a capa, a historia guarda um pouco de misterio não é.

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga!
    Sua resenha ficou muito boa!
    O livro parece ser bom, mas não consegui me interessar muito por ele. Quem sabe ainda não dou uma chance. rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Resenha linda :) Adoro um livro com um pezinho na realidade, eles são emocionantes e os personagens ou nos cativam ou nos fazem odiá-los não é? Gosto dessa sensibilidade, vou ler Preces e Mentiras, obrigada pela dica
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Fiquei com muita vontade de ler esse livro!
    Parece ser uma estória comovente sobre amizade e relação com a família.
    A capa é bem bonita, apesar da garota parecer um pouco triste.

    ResponderExcluir
  11. Super amei d+
    http://decididaamudar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sempre vejo criticas ótimas a respeito desse livro, o tema é bem diferente do que costumo ler e despertou minha atenção. Sua resenha está ótima, me deixou ainda mais empolgada para ler o livro =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  13. Quando eu vi esse livro ano passado, eu já coloquei ele na listinha de desejados e ainda não consegui ler, mas esse ano, vou fazer isso. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  14. Achei esse livro muito bom e estou querendo ler. Desde que vi a sinopse senti que seria um bom livro, meio diferente dos que estou lendo ultimamente. A mudança é boa e o livro viria bem a calhar agora.

    ResponderExcluir
  15. Olá tudo bem? Eu ainda não conhecia muito sobre este livro, apenas vi a capa dele em alguns posts de lançamentos, nem a sinopse eu tinha lido ainda, realmente ele não parece ser o tipo de livro que é espetacular, mas a sua resenha me deixou extremamente curioso, assim como você adoro histórias que envolvam amizade, e fico feliz que a autora tenha conseguido caracterizar bem os personagens que criou.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. A resenha me deixou com vontade de ler, adoro tramas familiares. Parece ser emocionante, com vontade de terminar a leitura rapidamente, pra saber o desenlace!

    ResponderExcluir
  17. Adoro quando os livros que pens o em ler tem resenhas com 5 estrelas... anima muito mais!!!!
    Realmente estou ansiosa por essa leitura.

    ResponderExcluir
  18. As vezes penso que aquelas pessoas com quem convivemos são como estranhos. Adorei sua resenha e o jeito como descreveu sua leitura. Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Tenho um (mau) hábito de (na maioria das vezes) julgar os livros pela capa. Jamais imaginei que esse livro tivesse uma trama tão boa! Já até aproveitei para participar da promoção aqui no blog! ;)

    ResponderExcluir
  20. Estou querendo muito ler esse livro, já li várias resenhas que falaram muito bem dele, e confesso que me interessei primeiro pela capa, e como ela é LINDA *--* e depois de ler a trama, eu realmente NECESSITO dele urgentemente. o/

    ResponderExcluir
  21. A estória do livro parece interessante demais para que eu deixe passar a oportunidade de ler este livro. Interessantíssimo!!!

    ResponderExcluir
  22. menininha muito linda, deve ser bastante emocionante o livro..

    ResponderExcluir
  23. Confesso que quando vi esse livro não me interessei muito, mas depois que li algumas resenhas sobre ele, comecei a olhar com outros olhos. A história realmente parece ser bem cheia de emoções conflitantes.
    Já li o "Para Sempre Ana", e se "Preces e Mentiras" te fez lembra-lo, já está aprovado por mim. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  24. Gosto especialmente disso numa leitura: que traga reflexão, que apresente problemas comuns e reais. E que mostre personagens possíveis, por favor! Apesar de achar que vou chorar um tanto quando ler o livro, quero mesmo me emocionar e descobrir que mistério é esse que ronda a trama.

    ResponderExcluir
  25. A sua resenha foi a primeira que li do livro =)
    Gostei bastante do tema!
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Já conhecia o livro através de outras resenhas, mas, a sua completou o que chamo de ciclo da curiosidade e hoje desejo ter este livro em minha estante. Adorei!
    Bela resenha.
    Bjos
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)