24.10.12

Resenha: Dezessete Luas - Kami Garcia e Margaret Stohl

Título: Dezessete Luas
Série: Beautiful Creatures
Volume: 2
Autoras: Kami Garcia e Margaret Stohl
Editora: Galera Record 
Ano: 2011
Páginas: 462
Classificação: 4,5/5 
Sinopse: Juntos, Ethan e Lena podem enfrentar qualquer ataque de Gatlin. Ao menos era assim que funcionava antes de Lena sofrer uma perda trágica e começar a se afastar e gaurdar segredos que estão testando o relacionamento. E agora que Ethan abriu os olhos para o lado negro de Gatlin, não há como voltar atrás. Assombrado por estranhas visões que somente ele consegue ver, Ethan vai sendo puxado cada vez mais para dentro da história confusa de sua cidade.
ATENÇÃO! ESSA RESENHA PODE CONTER SPOILERS DO LIVRO ANTERIOR!

Leia também:

"Dezessete Luas", segundo volume da série "Beautiful Creature"s e continuação de "Dezesseis Luas", começa com o enterro de Macon, o tio de Lena. Todos estão abalados com a terrível morte de Macon, principalmente a jovem conjuradora Lena, que agora possui um olho verde e outro dourado, sinal de que ela ainda não fez sua escolha. Entre Trevas e Luz a escolha pode até parecer óbvia, mas era preciso considerar que metade da sua família morreria independente de que lado escolhesse e que estaria selando seu destino para sempre, por isso Lena não conseguiu de decidir e surpreendeu ao conseguir não escolher entre nenhum dos lados. 
“Perdida. Era assim que ela estava, e era a única coisa que eu não podia deixa-la ficar.” Pág. 33
Mas o sol também se põe no paraíso e logo após o aniversário de dezesseis anos de Lena, Ethan escuta uma nova música, o anúncio de que aos dezessete a garota precisará escolher. Mas eles têm um ano para pensar nisso, naquele momento, o mais importante era superar os acontecimentos recentes, tarefa aparentemente nada fácil. Lena não está apenas deprimida com a morte de Macon, ela está diferente. Usar as roupas do falecido foi só o começo, logo a garota começa a se afastar de Ethan e ficar mais próximo de Ridley e seu amigo (não vou dizer quem é para não estragar a surpresa!). 

Apesar do comportamento estranho da namorada, Ethan continua gostando dela e fazendo de tudo para entendê-la e ajudá-la, mas Lena fica mais distante e diferente a cada dia. Meses se passam e as mudanças continuam. Ethan fica cada vez mais desesperado com as mudanças de Lena, será que ele está a perdendo a para outro? Ou pior, para outro lado? 

“Eu devia minha vida a ela, mas não me sentia feliz. Só sentia destruição. O medo da terra e do nada e de ficar sozinho. A perda da minha mãe e de Macon e, de certa forma, de Lena. E uma outra coisa. A tristeza debilitante e a incrível culpa de ser aquele que sobreviveu.” (Pág. 316) 
Com ajuda de seu melhor amigo Link e de sua nova amiga Liv, Ethan fará de tudo para recupera Lena, mas para isso, terá que aprofundar ainda mais não só nos segredos do mundo dos Conjuradores, mas também nos segredos da própria vida, afinal, qual é o papel dele na Ordem das Coisas? Ethan é apenas um mortal qualquer? E sua mãe, qual era o papel dela no meio de tudo isso? Disposto a fazer tudo por Lena, Ethan terá que descobrir mais sobre si mesmo e sobre todos os que o cercam. No mundo mágico dos Conjuradores e outras criaturas, nada é o que parece. E como sempre, ele precisará correr cada vez mais contra o tempo, Lena precisará escolher mais cedo do que imagina. 
“Porque, a partir do momento em que me apaixonei por uma Conjuradora, aqueles que eu amava não estavam mais em segurança. Lena achava que era a única amaldiçoada, mas estava errada. A maldição agora é nossa.” (Pág. 10) 
"Dezessete Luas" se mostrou uma continuação digna de "Dezesseis Luas", mas não conseguiu superar o primeiro volume. O livro não me decepcionou, mas também não conseguiu superar minhas expectativas como "Dezesseis Luas". 

As autoras mantiveram o mesmo ritmo e criatividade do primeiro volume, o início foi bem vagaroso, assim como alguns trechos da história, mas no geral "Dezessete Luas" foi tão fácil de ler quanto "Dezesseis Luas". Gostei do rumo que a história tomou, apesar de achar que as autoras reafirmaram demais o amor de Ethan por Lena, o que contribuiu para alguns trechos serem entediantes. Stohl e Garcia conseguiram conduzir a história, criando um início e meio que fizesse sentido com o fim, o que não deve ser fácil de fazer. As 457 páginas de histórias foram bem aproveitadas e eu não mudaria nada. 

Os personagens voltaram exatamente como o primeiro livro, mas alguns deles receberam mudanças sutis ao longo da história, o que foi bem positivo. Achei as mudanças de Lena meio forçadas, mas penso que foi por causa da velocidade em que os acontecimentos foram narrados no início, meses se passaram em poucos capítulos. Ethan está novamente charmoso, romântico e corajoso, o que me faz gostar bastante do personagem. Confesso que prefiro muito mais os malvados, mas Ethan é um personagem tão cativante e gente boa que é impossível não gostar dele. Também gostei dele ter ganhado mais importância para a trama. Link é outro personagem peculiar, que acrescenta pequenas (e necessárias) doses de humos a trama complexa e meio dramática, o que deixa o livro mais leve. 

A editora fez um bom trabalho, adoro a capa de "Dezessete Luas" e a edição em geral ficou boa, apesar de que achei alguns errinhos que me incomodaram, mas nada que diminuísse o brilho da obra. 

"Dezessete Luas" foi um ótimo livro e me fez querer o próximo volume, mas não de forma tão intensa quanto "Dezesseis Luas". Espero que as autoras mantenham os padrões da série no próximo volume e que eles sejam tão gostosos de ler quanto os dois primeiros. Enfim, recomendo não só "Dezessete Luas", mas a série "Beautiful Creatures" para aqueles que, como disse na resenha de "Dezesseis Luas", gostam de romances com pitadas sobrenaturais. 
“Ele sabia, talvez melhor do que todo mundo, que não escolhemos o que é verdade. Só escolhemos o que fazer com ela." (Pág. 248)

Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Amiga, não vou ler sua resenha não tá, eu até comecei mais quando vi enterro de alguem nao quis ler mais... ^^
    É que não li o primeiro livro e pretendo ler muito em breve.. Acho que ele não vai ganhar na disputa da enquete, mais vou ler em breve hehe

    bjs
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problema! Sei que não tem nada pior do que ler uma resenha com spoilers de um livro que você ainda não leu! Inclusive, eu mesma, quando tenho um livro que tenho certeza que vou ler, evito ler resenhas do mesmo!

      Bjs

      Excluir
  2. Oii flor, também não irei ler, confesso que estou interessada em ler a série desde que vi o nome de duas pessoas como autoras, hahahaha.
    Beijoo!!

    ResponderExcluir
  3. Lembro que quando li Dezesseis Luas eu fiquei encantada com um garoto narrando a estória e Ethan é apaixonante mesmo (Confesso, eu já estava cansada de meninas narradoras obcecadas por namorados kkkkkkk foi muito bom ler o ponto de vista de um menino, adorei Dezesseis luas por isso), estou ansiosa para que o meu exemplar (comprei semana passada na ricardo eletro) chegue logo! E minha ansiedade só aumenta depois de ler sua resenha rsrs fiquei curiosa pra saber de quem Lena vai se aproximar e deixar o Ethan meio que inseguro =* Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!
    Vou seguie com a Camila,pretendo ler o primeiro ainda, mas dada a tua opinião pessoal dizendo que é um ótimo romance com pitadas sobrenaturais,acredito que eu vou gostar sim.

    Bjos

    www.roubando-livros.com

    ResponderExcluir
  5. Oie
    estou bem animada para ler esta continuação, embora faça tanto tempo que li o primeiro livro, que até já esqueci a maioria dos acontecimentos rs
    que pena que a continuação não conseguiu superar o livro anterior.
    Estou ansiosa para ver o filme tmb.
    Amei os quotes selecionados, acho que vou colocar 17 luas na minha filinha de leitura de novembro.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. geeeeeeeente, que vergonha!!!
    desde que lançou este livro tenho vontade de comprar ele, e até então ele está na minha lista de desejados. acredita que eu ainda nem comprei? ;~~
    adorei os quotes que vc escolheu *-*

    ResponderExcluir
  7. Li a resenha,por mais que contenha spoilers eu ainda não tenho vontade de ler esse livro,e caso eu leia já terei informações legais ^^

    ResponderExcluir
  8. Confesso que "Dezesseis Luas" não chamou a minha atenção, mas depois de tantas críticas positivas sobre o livro e ter assistido o trailer do filme, fiquei bem curiosa para ler.

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Acho que o mais comum é vermos sequencias que nao cuperam o primeiro livro... É muito dificil achar algum que seja melhor.
    Ainda não li nenhum dos dois, mas quero ler logo!

    Parabens pela resenha!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  10. Li só algumas partes da resenha, por que ainda não li o primeiro livro da série. E é uma série que pretendo ler em breve, pois acho interessante. ;D
    bela resenha!

    ResponderExcluir
  11. Confesso também não li toda a resenha, pulei partes por que pretendo ler o livro mas acabei lendo que alguém morre no primeiro espero esquecer esse detalhe até começar a ler o primeiro rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi..

    Eu não li o primeiro livro, mas tenho ambos. E em seguida pretendo ler ambos e não me importo de ler resenha com spoillers na verdade até gosto porque dá um gostinho de saber o que vai rolar.. E eu amei a sua resenha e estou louca para ler o Dezesseis Luas para depois ler esse. Mas, a série acaba nesses dois livros me tira essa dúvida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samira,

      a série não acaba em Dezessete Luas, na verdade, já foi lançando, nos EUA, um outro livro depois desse e mais um volume da série deve sair por lá ainda esse ano.

      Bjs

      Excluir
  13. nunca tinha ouvido falar dessa serie , parece ser bom demais!

    ResponderExcluir
  14. Essa não vou ler, pq to muito ansiosa pela série! Nem acredito que já tem vol.2 e eu nada de ler o primeiro livro... ai ai, é triste essa vida de ter bom gosto kkkk

    ResponderExcluir
  15. Essa não vou ler, pq to muito ansiosa pela série! Nem acredito que já tem vol.2 e eu nada de ler o primeiro livro... ai ai, é triste essa vida de ter bom gosto kkkk

    ResponderExcluir
  16. Se me pedissem para definir um novo título para este volume eu o chamaria de: Deprimente. Triste é uma palavra muito simples para o tamanho de toda a confusão e mal entendido que ronda os personagens principais. Antes mesmo de começar a ler soube de alguns acontecimentos que me fizeram repensar sobre se eu queria continuar este livro ou pularia para o outro, porém se eu o fizesse não entenderia nada no livro seguinte. Enfim, tive que seguir em frente, porém me vi várias vezes querendo parar de ler. Minha vontade de continuar foi totalmente sugada pela angustia que senti durante todo este volume, por várias vezes quase me perdi na vontade de simplesmente o deixar de lado. Senti-me como se eu estivesse relendo Lua Nova, era como ver novamente Edward deixando Bella. Eu simplesmente odeio o segundo livro de Twilight e agora odeio o de Beautiful Creatures. As autoras escrevem divinamente bem. eu pude adentrar o enredo com perfeição e isto é o pior de tudo pois meus próprios sentimentos se fundiram com os do personagem e quando eu menos esperei já estava sofrendo.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)