3.8.12

Resenha: Branca de Neve e o Caçador - Lily Blake

Título: Branca de Neve e o Caçador
Autores: Lily Blake, Evan Daugherty, John Lee Hancock e Hossein Amini 
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 208
Classificação: 3/5 
Sinopse: Há dez anos, a vingativa Rainha Ravenna assassinou o rei na mesma noite em que se casara com ele. No entanto, dominar o reino tornou-se um sofrimento para a Rainha. Para salvar seus poderes, ela deve devorar um coração puro, e Branca de Neve é a única pessoa com esse coração. A fim de capturá-la, Ravenna recorre ao Caçador, o único homem que já se aventurou pela Floresta Sombria e sobreviveu. Branca de Neve será morta pelo Caçador? Ou será treinada por ele e se tornará a melhor guerreira que o reino já conheceu?




O famoso conto de Branca de Neve ganha uma nova face no livro Branca de Neve e o Caçador, baseado no filme de mesmo nome. Assisti ao filme há algum tempo e já falei sobre ele aqui.
“Quem era essa prisioneira, essa estranha, para ele? O que importava se a Floresta Sombria fosse seu fim? Lentamente, com certeza, ele encontrou os olhos da rainha e assentiu. Aquilo seria feito. Ele iria forjar seu caminho em meio aos bosques assombrados e recuperaria a prisioneira. Não tinha nada a perder.” 
(Pág. 71)
O livro, por ser baseado no filme, é basicamente o longa contado em palavras. São poucas as diferenças entre os dois, o que contou como negativo para mim, já que assisti ao filme antes de ler o livro. Como o livro é curtinho, não vou falar muito da história para não fazer spoiler. 

A escrita do livro é simples e bem leve. Leitores mais exigentes podem sentir falta de descrições e diálogos mais longos, o que não foi o meu caso. Os capítulos curtos, misturados à escrita dinâmica, deixaram a história bem fácil e rápida de ler, chegando a quase ser corrida em alguns momentos.
“Precisava sair de lá, ir para longe daquela prisão úmida e encontrar o duque Hammond. Precisava de sua família novamente. 

(Pág. 49)
No livro, senti que a personagem Branca de Neve foi mais convincente. Ela é corajosa e nobre, mas também feminina, como as boas princesas devem ser. Os demais personagens foram exatamente como apresentados no filme, destaque para a rainha Ravenna – que se mostrou um pouquinho (bem pouco) menos cruel – e claro, para o caçador, que no livro me passou uma impressão mais grosseira do que no filme. Grosseira no sentindo de que ele convenceu mais quanto ao fato de ser um caçador sujo, bêbado e pobre.
“Suas pernas estavam cobertas de arranhões e hematomas. Tinha a pele mais branca que já havia visto, com lábios muito vermelhos e cabelos pretos que caíam pelas costas.” 

(Pág. 77)
Quanto à edição, mais uma vez a Novo Conceito fez um maravilhoso trabalho. Não encontrei nenhum erro, isso sem falar nas belíssimas ilustrações. Veja algumas fotos do interior do livro:




O interessante do livro é observar a nova face que eles apresentaram do famoso conto. É legal comparar essa versão com a original, ver as diferenças e as semelhanças. Particularmente, gostei do rumo que a história tomou. Gosto de princesas corajosas e vilões (super) malvados e o livro mostrou os dois! Também gostei muito de eles mostrarem um porque da Rainha querer tanto o coração da Branca de Neve. Já quanto ao final, não gostei muito porque ele foi bem vago, deixando assim espaço para uma continuação. Não acho que deveriam criar continuações, para mim a história foi boa do jeito que está e duvido que façam uma continuação que em sua essência não se torne uma repetição do primeiro livro. 

O livro teve conceito mediano para mim porque não me surpreendeu, já que vi o filme antes de ler o livro. Para quem ainda não leu e não viu o filme, recomendo que leia o livro antes! Assim, quem sabe a leitura não seja surpreendente para você!
“- Saiba – gritou – que pelo mais belo sangue isso foi feito e somente pelo mais belo sangue pode ser desfeito.” (Pág. 16)

Comente com o Facebook:

56 comentários:

  1. Esse livro me parece muito bom! Amei a resenha, fiquei com vontade de ler. E quero ver o filme tbm, mas não quero estragar a "surpresa" do livro hehe Parece uma leitura bem light! :D
    Beijinhos, Raquel
    http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. eu assisti este filme no cinema, ganhei o livro mas ainda não li
    se for bom igual o filme acho que vou gostar *-*

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou tão exigeente não sabe, mas senti "falta de descrições e diálogos mais longos". Achei meio corrida mesmo...ela entrou e saiu da floresta muito rápido, quase nem vi, rsrsrs
    Mas achei gostoso de ler, li em 3 dias. E olha que eu demoro muito pra ler, por falta de tempo...quase sempre leio no ônibus.
    Excelente resenha. Adorei.

    ResponderExcluir
  4. Nossa!
    Que lindas as imagens das fotos!
    Tou apaixonada pela estoria, diagramação.. enfim!
    por tudo.
    mais n vou comprar, só por causa da kris
    ihih

    beijos, modaeeu

    ResponderExcluir
  5. A diagramação do livro é linda, tenho um pouco receio quanto a história, não me chamou tanta atenção,ainda não vi o filme também, tô pensando em ver primeiro, pra depois ler, achei lindo também o kit, vem com um bloquinho muito fofo..

    ResponderExcluir
  6. Geralmente não curto livros baseados em filmes, acho que fica algo simples e limpo demais, sabe? Mas as ilustrações parecem ter ficado lindas!

    ResponderExcluir
  7. O famoso conto de fadas mudou um pouco seu rumo, hehehe.
    Eu não li e nem assisti, acho um pouco estranho o livro ser baseado no filme. Decidi que por enquanto não vou ler.
    A sua resenha ficou bem escrita, acho que está como uma resenha deve ser. :D

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de ler porque é uma nova visão da obra clássica..queria ter uma opinião sobre o livro >.<

    Beijos e bom final de semana

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  9. O bom de ler um livro que tem filme é que tem partes diferentes do filme !!!
    Mais é bom saber que é melhor ler pra depois assistir o filme !!!

    nocantodaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha.. eu to louca pra ler esse livro, mais ainda não comprei... to na expectativa de ganhá-lo em algum sorteio haha'
    Não quero assitir ao filme antes de lê-lo pq sempre acabo me decepcionando.. Nunca é igual! :D

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante da resenha.
    E tenho vontade de conhecer o livro e logo depois ver o filme. Hahaha

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Qual é o melhor afinal? O livro ou o filme? rs
    Legal a resenha...mas sei lá. =|

    ResponderExcluir
  13. A NC caprichou na edição! Acabei assistindo o filme primeiro. Sou dessas que prefere ver o filme do que ler o livro :3 Mas tenho visto tanta gente falando bem e acho que vou dar uma chance!
    Sua resenha ficou ótima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, a Novo Conceito fez uma obra de arte com esse livro, é maravilhoso! Li antes de assistir o filme, e acabei não me surpreendendo muito também, e odiei o final, hahaha. Acho que superestimei demais e acabei me decepcionando com o resultado, mas continua sendo um livro bom, apenas bom.

    Adorei a resenha, parabéns! Beijos,
    http://paraisocaotico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nao assisti ao filme,mas como ganhei o livro espero que seja bom!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Assisti ao filme e achei realmente muito legal. Bem de acordo com o livro, acho a arte da capa maravilhosa e a história também.
    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Não assisti o filme mas fiquei super curiosa pra ler o livro. Não sei, a Kristen tem a o jeito da branca de neve mas sua falta de expressõesnão me agrada hahaha O Livro parece ser MUITO interessante, adoro quando deixam um pouco mais sombrios os contos e isso me lembrou um pouco Once Upon a Time. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  18. Adoreeeeei....a capa e o livro ficaram supeeer lindooos!

    ResponderExcluir
  19. Ai ai ai...estou louca para ler esse livro, já vi o filme e adorei. Agora estou atrás do livro...


    Beijooos

    ResponderExcluir
  20. Eu assisti ao filme. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas estou morrendo de vontade *-*

    ResponderExcluir
  21. O livro é bom mesmo.Assisti ao filme e gostei,apesar da Branca de Neve ser a Kristen.Acho ela muito sem graça.
    O livro tá lindo!:D

    ResponderExcluir
  22. estou louco pra ler esse livro, estou participando da promoção tomara que ganhe ...

    Nome de seguidor: Fellipe Freire
    e-mail: fellipefreire@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Nunca fui fã de Kristen e por isso mesmo a capa não motiva, mas isso não quer dizer que seja totalmente feia, a editora é conhecida (confesso) pelo seu excelente trabalho em capas de livros.
    Diferença entre o filme e livro = divididos por uma tela de cinema e páginas. E olha que são 4 autores... Ok, tenho que parar a antipatia com a Stewart. A unica vontade de ler mesmo é para saber se há alguma diferença entre os filme e o livro, já que me falaram que não há um "felizes para sempre" (aí desaponta u.u)

    ResponderExcluir
  24. Enquanto o livro não chega às minhas mãos eu espero... Ainda não vi o filme e tenho um pouco de receio de assistir. Não sou muito fã da Kristen e tenho um pouco de meso de julgar a história pela ideia que faço de sua atuação. Mas quanto ao livro, estou muito ansiosa pra ler. Amo releituras, vdd!

    ResponderExcluir
  25. Uau, que belos desenhos! Amei! É uma pena que o livro é baseado no filme. Isso geralmente torna os livros muito restritos, como se fossem o resumo do resumo, se é que dá para entender o que digo (filmes já são algo curto).

    ResponderExcluir
  26. Não vi o filme, que quase sempre deixa a desejar em relação ao livro. Gostaria de ler o livro, apesar de não ser o tipo de leitura que escolho. Mas acho que é uma boa pedida para ler sem pretensão e despreocupadamente.

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito, principalmente por mostrar uma outra face dessa história que já atravessa gerações.
    Já assisti o filme, e gostei bastante. Procuro sempre ler o livro e ver o filme, e gosto de fazer comparações.

    ResponderExcluir
  28. Olá eu não gostei muito do filme mas tenho vontade de ler o livro pra ver se é melhor hehe, mas pelo jeito é muito parecido né

    bjos

    http://www.skoob.com.br/usuario/273173

    ResponderExcluir
  29. apesar de nao ter assistido o filme ainda, ele me chamou muita atenção, pelo fato de ser uma historia classica ser leve mante modificada pro seculo XXI, em que a mulher é uma gurrira. Pensava que o livro fora escrito antes do filme mas é ao contrario, não gosto muito de livro assim. Gostei muito das fotos que voce tirou.

    ResponderExcluir
  30. OMG! O livro ficou realmente lindo *-*
    Estou louca para ler esse livro

    Gostei da sua resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  31. Oi...

    Eu quero muito ler esse livro... Ainda não vi o filme porque primeiro queria ler o livro, mas como eu ainda não tenho ele isso vai demorar um pouco a acontecer.. Eu achei que a Novo Conceito acertou nesse livro, pois, fez uma capa linda para ele... Me inscrevi na promoção se eu ganhar posso ler ele.. =/

    ResponderExcluir
  32. Adoreia resenha, quero muito ler esse livro...
    Sinopsia maravilhosa.. Vi o filme e gostei muito

    ResponderExcluir
  33. Quero muito esse livro, eu vi o filme e me apaixonei por ele assim como me apaixonei pela a sua resenha

    ResponderExcluir
  34. Eu assim que vi o filme eu soube que tinha que ler esse livro então eu espero ter sorte... Adorei a sua resenha

    ResponderExcluir
  35. Eu não assisti o filme, não li o livro, li várias resenhas desse livro e me apaixonei por ele... Adorei a sua resenha e seus pontos críticos com relação a forma de escrita e leitura... Já estou participando do sorteio e estou esperando ansiosamente pelo resultado torcendo para a ganhadora ser eu!!kkkkkkk....

    OBS: encontrei um errinho no seu texto.. : "O livro, por ser baseado no filme, é basicamente o longa CONTATO em palavras." Eu acho que seria CONTADO ou não? Espero que não fique chateada, mas é que eu vi que vc pede para ajudar o blog, então ai está um pouco da minha ajudinha... Disponha sempre que precisar!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  36. eu vi o filme ,mas como o livro sempre supera o livro eu quero ler e conferir ótima resenha

    ResponderExcluir
  37. Assisti o filme e gostei...
    Agora quero muito ler o livro :P

    ResponderExcluir
  38. Uma amiga minha ganhou esse livro nesta semana... Achei lindas as ilustrações... As frases entre capítulos... Muito bacana.

    Realmente, a Novo Conceito fez um belíssimo trabalho na publicação da obra.


    http://poetizaoamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Lí algumas resenhas sobre o livro, e assim como a sua, me fez ter mais vontade de ler ele logo, espero ganhar na promoção! :)

    ResponderExcluir
  40. Já li outras resenhas do livro, mas a sua me deixou louca de vontade de ler e ver o filme, porem quero primeiro ler, afinal sempre acabam mudando uma coisinha aqui outra ali nos filmes kkk

    Lörien (Carla Forner)
    Face: http://www.facebook.com/loriensephy
    Twitter: @lorienlilith
    E-mail: lorien_sephiroth@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. O livro é lindo como vejo pelas fotos. Já vi o filme, mas estou L-O-U-C-A pra ler o livro!!!

    ResponderExcluir
  42. Eu assisti o filme, mas não gostei muito, acho q foi cortado muita coisa, quero mesmo é ler o livro

    ResponderExcluir
  43. Eu adoro livros com ilustrações, e histórias diferentes baseadas numa outra já existente (tipo fanfictions!)
    não vi o filme, mas li um pouco do livro, é legal!
    mas como ja li melhores, e esse não é ruim, tbm daria nota 3..

    ResponderExcluir
  44. Gosto de leituras leves e tenho quase certeza que gostarei do livro, pois admiro muito do trabalho feito acerca do enredo e da releitura do conto. Creio que o livro deve ser melhor que o filme, por dar mais espaço à imaginação, ou seja, o leitor pode imaginar a Branca com uma mulher diferente de Kristen Stweart, que na minha opinião foi um dos fatores negativos do filme.
    Contudo, saber do final vago também não foi muito animador. Também acho que é uma história autossuficiente, não precisa ser continuada.

    ResponderExcluir
  45. Queria muito ler e a vontade aumentou depois dessa resenha. Amo fairy tales :D

    ResponderExcluir
  46. Já vi o filme e gostei bastante.
    A resenha ficou muito boa e quero ler o livro o mais rápido possível

    ResponderExcluir
  47. amei as ilustraçoes do livro...a historia tbm deve ser bm intensa.bacana deu vontade d ler!

    ResponderExcluir
  48. Eu gostei bastante do filme, e depois de ler a resenha acho que vou gostar mais do livro.

    ResponderExcluir
  49. Quero muito ler esse livro, ainda mais depois de uma resenha tão bem feita, quero fazer um comparativo com a versão tradicional

    ResponderExcluir
  50. Linda as ilustrações do livro! E depois de ler sua resenha fiquei com muita vontade de ler o livro.

    Beijos '

    ResponderExcluir
  51. Eu amo os contos antigos e sempre gostei da Branca de Neve. Mas com o passar do tempo, aquela velha história foi ficando bobinha. Por isto, estou encantada com este livro. Uma versão mais adulta, cheia de ação e emoção, para todos aqueles que cresceram junto com Branca de Neve.
    bjs

    ResponderExcluir
  52. gostei muito da resenha , branca de neve não importa como seja contado me encanta eu amo! crescemos e a branca de neve tambem, adoro!

    ResponderExcluir
  53. Ontem eu assisti o filme e AMEI. Fiquei louca pra ler o filme. Sei que tem na Biblioteca Municipal daqui, se eu não comprar, vou ficar umas tardes por lá! hehehe

    ResponderExcluir
  54. Ganhei esse livro num sorteio e assim que chegou eu li e simplesmente amei a história. Contada de maneira diferente, a história da Branca de Neve ficou bem legal. Sua resenha ficou ótima.

    ResponderExcluir
  55. Acabei de ler o meu recentemente e posso dizer: é tão sem noção quanto o filme foi, o final....Esperei mais, até que foi bom, mas odiei aquele fim...

    ResponderExcluir
  56. adriana medeiros9 de julho de 2013 17:54

    Ainda não li o livro, mas assisti o filme e gostei muito. Concordo com vc q foi legal darem um objetivo para as atitudes crueis da Rainha. Fora que vale qualquer coisa ver uma mocinha delicada se transformar em uma mulher guerreira.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)