21.4.12

Resenha: Estilhaça-me - Tahereh Mafi

Título: Estilhaça-me
Série: Trilogia Estilhaça-me
Volume: 1
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Páginas: 302
Classificação: 5/5 (favorito)
Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

Em um futuro não tão distante assim, Juliette vive trancafiada em um manicômio pelo simples fato de ser quem ela é. Desde a infância a garota lida com a rejeição (inclusive de seus próprios pais), com as palavras maldosas e as acusações injustas lançadas contra ela e com uma imensa culpa interna. Juliette é uma garota normal, exceto pelo fato de que ela não pode tocar em ninguém. O mínimo contato com a sua pele causa uma imensa dor e pode levar a morte. Quando o governo apareceu de repente e a levou para longe, ninguém protestou por ela e assim a garota foi submetida a milhões de testes que se mostraram inúteis, e depois de ser considerada louca e perigosa, Juliette ganhou sua estada permanente no manicômio. 

Após exatos 264 dias sem tocar ou sequer falar com alguém, Juliette recebe a noticia de que ganhará um companheiro de quarto. A sonho inicial de finalmente ter com quem conversar se torna uma pesadelo quando um garoto tatuado e duas vezes maior do que Juliette se revela seu mais novo companheiro.
Contenho meu grito na urgência de dominar o horror paralisante que me toma os membros. (…) Eles me trancaram com um garoto. Um garoto. Deus! Eles estão tentando me matar!” Pg 06
Juliette entra em panico ao constatar que terá que dividir o seu “quarto” com um garoto arrogante, mas as repetitivas tentativas de aproximação do garoto acabam a atingindo e logo Juliette faz amizade com seu novo companheiro: Adam. Adam é um garoto bonito, corajoso e gentil, e Juliette fica intrigada com o motivo que o levou a ser trancafiado com ela. 

Quando Juliette finalmente começa a confiar em Adam, soldados armados invadem a sua cela e a arrastam até a presença de Warner, um garoto um pouco mais velho que ela, mas que já ocupa um alto cargo no Restabelecimento – uma organização que promete restabelecer a sociedade, que está sendo dizimada por causa dos problemas ambientais que afetam o planeta. Warner logo revela o seu plano doentio: ele pretende transformar Juliette em uma arma de tortura que será usada contra os rebeldes. Avessa a qualquer tipo de violência, a garota se nega a participar de plano de Warner, que pacientemente tenta fazê-la mudar de ideia expondo-a a vida luxuosa e poderosa que ela pode ter se ficar ao seu lado.
Eu sou um número, uma missão, um objeto facilmente substituível. Não sou sequer uma lembrança em sua mente. Não sou nada. Não esperava que sua traição me enterrasse tão profundamente.” Pg 50
Juliette resiste bravamente a Warner, mas quando a garota descobre que Adam não é quem ela pensa ser, seus esforços parecem inúteis. Entretanto, a garota acha em si forças para continuar resistindo e aos poucos ela começa a perceber na influencia que tem sobre Warner e no dom que carrega sua chance de sobreviver.

Estilhaça-me aborda temas variados: desde problemas ambientais até valores morais e violência. A historia é uma mistura única de muitas outras historias, principalmente a de X-Men. Com certeza Mafi se inspirou em muitos livros, mas ela conseguiu criar uma historia única e cativante. 

Não tem como não gostar da Juliette, afinal a garota passou por maus bocados, mas nunca deixou de ser quem era e nunca se deixou levar pelo seu poder. Adam é um rapaz fofo, ele é claramente o sonho de toda garota, mas confesso que gostei muito mais de Warner. Tenho uma queda enorme por vilões, mas Warner tem aquele jeito de “garoto que ficou malvado/doido por que sofreu muito” que despertou o meu lado sentimental! Alias, o romance entre Juliette e Adam e o quase triangulo amoroso entre os três principais personagens me lembou muito o triangulo amoroso de série Fallen – Luce, Daniel e Cam. Entretanto, o romance de Juliette e Adam não é meloso e chato como o de Luce e Daniel, e em nenhum momento fiquei me perguntando porque os caras gostam de Juliette, como acontece quando penso Luce. 

Mafi tem uma escrita maravilhosa, apesar de eu ter achado o inicio do livro um pouco confuso. A narração em 1ª pessoa feita por Juliette ficou simplesmente fantástica, a autora consegue transmitir tudo o que a personagem está sentindo. É como se a própria Juliette estivesse na sua frente contado a historia! 

O livro é recheado de cenas cheias de ação, com perseguições frenéticas e tiros para todos os lados! Também há cenas de romance, com trocas de palavras fofas e beijos bem calientes! Acho que nem preciso dizer que eu absolutamente amei a capa do livro e que estou louquinha pela continuação! 

Com sua narração única, Mafi criou uma historia surpreendente e cativante, que prende o leitor do inicio ao fim. Estilhaça-me é aquele tipo de livro que não sai da sua cabeça e que agrada a todo tipo de leitor! Dos amantes de romances aos fãs de ação, eu recomendo Estlhaça-me para vocês!
“As coisas estão mudando, mas desta vez não estou com medo. Desta vez eu sei quem eu sou. (…) Estou pronta.” Pg 302

Leia também:

Comente com o Facebook:

29 comentários:

  1. Ah, parabéns pela resenha! Ainda não li o livro, mas to quase tendo certeza que irei gostar haha
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi,o livro é muito bom mesmo!
    Tambem achei meio confusa no começo... mas depois..
    E tem um toque de X-Men mesmo, como a "Vampira".
    Muito bom mesmo!

    André Luiz
    www.viajandonoslivros.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde :)
    Excelente resenha :)
    Já tinha lido outras por ai mas gostei mais da sua*-*

    Desejo a ti um excelente final de semana.
    Beijos e cuide-se

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  4. Como já havia comentado em outras resenhas, esse é um livro que eu QUERO ter. A cada resenha que leio, tenho mais certeza disso e a sua me deixou ansiosa, já detalhou mais os acontecimentos.
    Amei conhecer o triangulo amoroso, sabemos então que haverá uma baita disputa! rsrs
    Parabéns pela resenha.
    Bjo
    Ni
    ciadoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha! Me deixou com mais vontade de ler! Não sabia que tinha a continuação...
    Parabens pelo blog. Já estou seguindo. ;)

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana!
    Fico impressionada como cada leitor capta o livro de uma forma diferente.Gostei muito da sua perspectiva,adorei sua resenha.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha ficou ótima. Também gostei bastante deste livro... Mas gostei mais do Adam... O Warner é muito sexy, mas não é meu favorito!!! rsrsrs
    Beijos.

    Tem resenha nova no blog. Passa lá!
    http://pollymomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Excelente resenha! Eu particularmente sou Team Warner! hahahahaha Adam é fofo! Mas Warner é mais homem! Ainda não terminei o livro, mas estou quase! Adorando a leitura! A capa é realmente perfeita! A NC sempre arrasando! E Mafi arrasou em seu romance de estréia!!! E apesar de ser futurista, coisa que não curto, é sobrenatural, coisa que amo! hahahaha Esse livro me ganhou!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler Estilhaça-me! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha.
    Estou mega curiosa para ler *-*

    ResponderExcluir
  11. Ja li outras resenhas desse livro, mas a sua me despertou mais interesse em ler esse livro, confesso.
    Adoros livros que prendem a atenção e não tem a narrativa chata, com acontecimentos inuteis que nos deixam com preguiça de continuar a ler.
    Fiquei querendo. Estou participando de algumas promos valendo esse livro.. quem sabe dou sorte hihihi

    Flavia
    http://livrosechocolate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Estou ansiosa pra ler esse livro.. achei muito interessante.. Não sei o que faço, tem tantos livros que quero ler >.< Aja dinheiro! rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. rsrsrs Lendo a resenha, achei que a personagem foi inspirada na Vampira.. Louuuca pra ler de verdade :)

    ResponderExcluir
  14. A eu to louco pra ler esse livro, ganhei da Web Teen, chegando eu vou ler e ver qual é. rs

    ResponderExcluir
  15. Gostei da resenha, esse livro me parece ser bem legal.

    ResponderExcluir
  16. A sinopse desse livro me envolveu mesmo.
    E sua resenha só atiçou meu ser a ler logo.
    Preciso urgente começar a economizar, pois ainda não comprei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ação, perseguição frenético, mistério, romance.. ESTILHAÇA-ME tem tudo que eu amo em um livro. Fiquei encantada com ele desde o lançamento. Estou com meu exemplar pronto para ser lido!
    Espero ter uma ótima experiência durante esta leitura.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. gostei muito
    é um livro de impacto !

    ResponderExcluir
  19. Bacana esse livro, apesar de ter achado que podia ser mais. Espero que a continuação seja melhor...

    ResponderExcluir
  20. li este livro e adorei! apesar de não ser meu gênero preferido... quero muito ler a continuação *----*
    a autora realmente consegue prender o leitor do começo ao fim... tomara que os outros livros dela seja igual né :)

    ResponderExcluir
  21. ansiosa pela triologia, a resenha me deixou muito curiosa, louca para saber o pq o toque é capaz de matar...

    ResponderExcluir
  22. Sei que o livro é bom, e também pela sua resenha não há como não gostar. Quero ter esse livro na minha estante. Beijos.

    ResponderExcluir
  23. É um dos meus preferidos de 2012 :) Assino embaixo de tudo que você falou, Mafi é nota mil ^^
    Beijão

    ResponderExcluir
  24. adriana medeiros7 de julho de 2013 11:50

    Hum...li e também me encantei pela escrita da autora, devorei esse livro muito rápido também. O Warner é um vilão diferente e pelo incrível que pareça, gosto dele! kkkkkk
    Ansiosa para ler Liberta-me também e o conto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Tenho o "Estilhaça-me" aqui em casa, mas ainda não o li, pois como trata-se de uma trilogia, só leio quando estou com todos os volumes em mãos. Desde que vi que essa trilogia tinha um toque de X-Mem, me interessei mais ainda. E o bom é que ele acaba agradando dos românticos aos aventureiros. Bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  26. Já li Estilhaça-me, e é um dos meus livros preferidos, com certeza!
    Eu já vi algumas pessoas falando dessa semalhança com X-men, mas não achei isso não... =/
    Adoro o primeiro quote que vc colocou *-*
    Também achei o inicio do livro meio confuso, + agora não canso de elogiar a escrita da Tahereh! haha ♥
    Ótima resenha, parabéns!
    bjbj

    ResponderExcluir
  27. Ainda não entendo o motivo de todas as pessoas terem gostado tanto deste livro. Ele é bom, eu concordo completamente, mas não é o tipo de livro que você pire completamente para ler, não é como A Seleção que te prende do começo ao fim.
    Em “Estilhaça-me” eu só comecei a me interessa mesmo pela estória lá pela capítulo 20, o que não é nada agradável, porque antes disto eu pensei realmente em abandonar por está morrendo de tédio, mas uma amiga insistiu para que eu continuasse e assim o fiz até finalmente chegar a um momento em que ele começo a me agradar.
    O enredo é interessante, bem elaborado, tem uma proposta muito boa, mas a forma como a autora desenvolveu foi precária e extremamente tediosa, ela poderia ter acelerado mais os fatos iniciais para que assim chegasse logo a parte que realmente prende qualquer pessoa.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)