11.4.12

Resenha: Garota Replay - Tammy Luciano

Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...

A vida Thizi é quase perfeita, com os pais sempre longe, a garota vive feliz ao lado de Nil, a empregada da família que é quase uma mãe, em um belo aparatamento com vista para o mar na Barra da Tijuca. Thizi largou a faculdade de Administração – seus pais nem se importaram – e vive sem grandes preocupações. Mas quando a garota finalmente tem a prova de uma, das várias, traições do seu namorado, Tadeu, sua vida parece que começa desmoronar aos poucos e a decisão repentina do seu melhor amigo de se afastar só piora mais ainda as coisas. E como o que é ruim sempre fica pior, Tadeu sofre um acidente de carro, deixando ele e um amigo próximo – Gabiru – entre a vida e a morte. No dia seguinte, quando Thizi resolve sair de casa para se distrair dos seus problemas, ela acaba encontrando alguém que só vai complicar ainda mais as coisas: uma garota igualzinha a ela. 

“Mas eu estava ali, na minha frente, inacreditavelmente linda, uma explosão de mim mesma.” (Pág. 19)

As dúvidas imediatamente surgem na cabeça de Thizi: ela teria uma irmã gêmea perdida ou a garota igual a ela era coisa da sua cabeça? Quando Thizi tenta se aproximar, ela descobre que além da garota parecer ser uma versão melhorada dela, a “replay” não está nem aí para a “pequena coincidência física” entre as duas. Se antes a vida de Thizi já estava uma bagunça, agora a sensação é que uma nuvem negra de confusões, problemas e dúvidas pousou sobre cabeça dela! 

Enquanto tenta descobrir mais sobre a sua “replay”, Thizi ainda tem que lidar com as fofocas sobre a sua vida, com o ex-namorado que não aceita o fim do relacionamento e com seu melhor amigo Tito, que ainda a está evitando. Aos poucos as coisa começam a se acertar, mas as dúvidas sobre a “replay” ainda pairam sobre a cabeça de Thizi, e ela não conseguirá seguir em frente enquanto não descobrir mais sobre a tal garota, e inevitavelmente sobre si mesma. 

Os personagens de Garota Replay são cativantes, principalmente a Thizi. O único que me pareceu um pouco forçado foi Tito, pois a postura de bom moço e garoto sensível – para mim – ficou falsa. Achei a escrita da autora bem leve, condizente com o público visado para o livro. Entretendo, achei que autora focou muito em fazer um livro para o público jovem, o que acabou estragando um pouco a historia. 

Se fosse resumir a trama de Garota Replay, diria que a ideia foi excelente, mas a execução não tão boa assim. Quando peguei o livro pela primeira vez e li a sinopse, pensei que toda a historia iria girar – basicamente – em torno do mistério da “Garota Replay” e foi isso que mais me incentivou a ler o livro. No inicio, tudo acontece muito depressa – o que foi bom – e logo a tal garota replay aparece, deixando o leitor mega curioso e envolvido com a trama. Entretanto, ao longo dos capítulos seguintes, a autora vai se distanciando da trama principal e o livro fica cansativo. A historia toma rumos inesperados, mas não de uma maneira boa. Achei que a autora criou um mistério muito grande ao redor da garota replay, mas que teve solução simples, rápida e até mesmo boba. 

No geral, Garota Replay rendeu uma leitura mediana, e confesso que fiquei decepcionada com o livro. Apesar de tudo, fiquei curiosa para ler outras obras da autora, de preferencia as que não fossem visadas para o público jovem. 


Comente com o Facebook:

36 comentários:

  1. Adorei a resenha amiga!
    Você foi sincera!
    Ainda não comecei a ler o livro, mas devo começar semana que vem. Vamos ver no que vai dar... rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler Garota Replay! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. A resenha ficou bem bacana, expôs bem a tua opinião! Parabéns :) Quero ler por curiosidade este livros, apesar deste tipo de leitura não me atrair...
    Ainda estou esperando a sua visita no
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/
    xoxo

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!
    Sabe gostei da sinceridade,eu li a sinopse do livro e não me interessei por ele,talvez leia só por curiosidade.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi flor, adorei a nova foto ai de cima heimm!!! ^^

    gostei da sua resenha, ja é a segunda resenha que leio que não corresponde as espectativas....

    Beijos
    Tem news no blog,
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Minha próxima leitura, espero gostar apesar de estar cansada de livros juvenis...vamos ver né. Nunca li nada da autora.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  7. Olá! Ainda não comecei a ler...mas espero ainda essa semana! E adoro quando os blogueiros são sinceros e dizem se realmente gostaram ou não.
    Aliás, ótima resenha! Vou começar a ler e vamos ver o que sai!
    Super beijo! :**

    ResponderExcluir
  8. Olá, belo espaço, adorei.
    O enredo de "Garota replay promete". Vai pra lista dos desejados.
    bjokk,
    Cármen Machado.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, bem sincera
    eu li e confesso que gostei da reviravolta que a trama sofreu e o desfecho, mas achei o começo muito repetitivo, e a falta de diálogos foi um fator ruim ao meu ver, pois não consegui criar conexão com os personagens.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Tenho tanta vontade de ler este livro. Já li resenhas positivas e negativas... Quero tirar minhas próprias conclusões...
    Gostei da tua resenha*
    Beijos

    Tá rolando PROMOÇÃO lá no Blog: http://pollymomentos.blogspot.com.br/2012/04/promocao-6-meses-de-blog.html

    ResponderExcluir
  11. Olá :)
    Como vai?
    Gostei da resenha ,você foi bem sincera ao dizer que se decepcionou >.<
    Talvez eu leia este livro mas vai demorar...estou lendo "Assassin`s Creed" e "Jogos Vorazes" >.<

    Beijos e cuide-se
    ________________
    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  12. Já li várias resenhas do livro e cada uma delas é de um jeito rs Nunca li duas resenhas dele nem remotamente parecidas, o que me deixa ainda mais curiosa pra saber do final do livro rs Alguns dizem que é bobo, outros que é surpreendente, eu diria que esse é um livro que vale a pena ler pra crer ^^

    ResponderExcluir
  13. Estou loooouca pra ler este livro *-*
    tomara que eu ganhe na promoção ;~~

    ResponderExcluir
  14. Garota Replay apesar de parecer um livro juvenil, chama atenção de qualquer pessoa que goste do tema da historia! De primeira nao tinha gostado muito, mas ao ler a resenha me interessei para tirar minhas proprias conclusoes! =D

    ResponderExcluir
  15. Humm,gostei da sua resenha,acho muito legal vc ter exposto a sua opinião sincera.Eu tenho sérias duvidas sobre este livro,as resenhas que li estão bem divididas :s
    mas então espero ganhar a promo assim vou com certeza sabers e gosto ou não,afinal de contas com a booklist enorme como a minha,não dá pra sair comprando livros que não se tem certeza,né?

    ResponderExcluir
  16. De todos os comentários que já li a respeito desse livro, todos tendem para a ideia "o livro tem uma ideia inicial boa, mas..." como se alguma coisa estivesse faltando pra ser realmente bom.
    Acho que por isso ainda não tive interesse em ler nem comprar...
    Resenhar livros dando opinião sincera é coisa que poucos fazem. Parabens pela resenha!

    Flavia
    http://livrosechocolate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. a primeira vez que vi este livro, pela capa, pensei que fosse infantil hahaha
    mas me atrai bastante a sinopse dele *-*
    ainda vou lê-lo

    ResponderExcluir
  18. Adorei, já quero o livro!
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Mais um livro que vou adicionar na minha listinhas de desejados ^^

    ResponderExcluir
  20. Já faz muito tempo em que estou louquinha para ler este livro. Ele parece ser muito interessante e apaixonante. Com certeza eu vou ler um dia ;)
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  21. Bom, não é muito o tipo de livro que eu gosto. Nos blogs tem se falado muito dele, o que confesso me deixou meio curiosa sobre a cópia de Thizi!

    Sua resenha não me animou muito rs Não usaria meu dinheiro para lê-lo, mas se eu ganhasse quem sabe ^^

    Adoro sua sinceridade!

    bjs

    ResponderExcluir
  22. Bem... eu nunca estive completamente segura com relação ao livro Garota Replay, mas ainda sim tenho vontade de ler. Adoro provar as coisas por mim mesmo ^^

    Adorei a resenha!!!

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    blogkimygabrielli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Parece ser legal...Estou participando do promô!

    ResponderExcluir
  24. Quero muito ler esse livro o/ Participando *-*
    Parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  25. Li uma entrevista da autora na qual ela fala sobre Garota Replay e fiquei muito empolgada pra ler. Vi na resenha que achou a leitura mediana devido o fato da história não girar em torno da tal Garota Replay, mas não creio que isso me incomodaria na leitura.

    ResponderExcluir
  26. Parabens pela resenha! Quero ler esse tbm!

    ResponderExcluir
  27. Você foi bem sincera na resenha.. gostei disso. Eu não espero tanto do livro, já que é um livro voltado pra adolescentes.. mas como eu amo ler, claro que vou lê-lo ,rs.

    ResponderExcluir
  28. Interessante, fiquei super afim desse livro :D

    ResponderExcluir
  29. Acho que a maioria das pessoas já passou pela transição vida perfeita-vida ruindo em um segundo. As vezes parece que está dando tudo errado, isso é comum. Mas a adição da garota replay na trama foi no mínimo criativa.
    Entendo porque talvez não tenha ficado tão boa a narração, porque de fato a idéia é ótima, e talvez um pouco difícil de trabalhar em todos os detalhes.
    Parabéns pela resenha (:

    ResponderExcluir
  30. Sua resenha está ótima parabéns.
    Eu me encantei com o livro, quando vi uma entrevista da Tammy na Bienal de São Paulo.
    Fiquei doida por ele , por sonho de Eva e por A filha da minha mãe e eu.
    encantei mesmo.
    Sua resenha me fez querer ler muito .
    eu ganhei de um grupo do livro que participo, irá chegar breve.
    Beijinhos e parabéns de novo.

    ResponderExcluir
  31. Vou ser honesta, GAROTA REPLAY não me chama a atenção, nem me desperta o interesse para lê-lo. Acho que é uma história superficial e adolescente. E como passei desta fase há bastante tempo, não tenho mais vontade de dedicar horas do meu dia com livros do gênero.
    bjs

    ResponderExcluir
  32. gostei da resenha ainda naum li o livro mais vo procupar le-lo..sinceridade acima de td gostei!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)