7.12.11

Resenha: Corações em Fase Terminal - Fabiane Ribeiro

Corações em Fase Terminal de Fabiane Ribeiro. Uma historia sobre autodescobrimento, erros, acertos e reparação. Você está preparado para reparar a sua vida, o seu coração?
Cátia, após quase acabar com a própria existência, mergulhada em uma vida de vícios e erros, acorda em um local misterioso, com o coração, manchado, em uma caixa dourada, e uma projeção de si própria, presa em um espelho repugnante. Em meio a uma cidade estranhamente maravilhosa, e junto a um amor mais forte que a própria vida, Cátia tem sua última chance de encontrar a cura para seu coração manchado. Descubra o que é o Santuário, o clarão dourado, o templo onde a rosa flutua... Conheça cada personagem e seu coração doente. Cada um deles terá uma última chance para salvar sua vida, devido a seus próprios erros.

Cátia era uma típica moça rica do Rio de Janeiro. Teve uma infância cercada de luxo e carinho. Filha única e muito mimada pelos pais. Bonita e inteligente. Tinha a vida perfeita, até que optou pelo caminho errado. Viciada e com a mente e corpo arrasados, Cátia fazia o que queria e as constantes brigas com os pais só contribuíram para que ela continuasse a vida de vícios. (Não parece a historia de Mel de O Clone?) Após mais umas das brigas com os pais, Cátia desmaia na sua cama e acorda em um lugar totalmente diferente, detalhe: ela não se lembra de nada. 
“O quarto cinza tinha apenas um guarda-roupas, com portas abertas e ela percebeu que havia um único traje em seu interior. Não havia janelas, apenas uma porta ao final do aposento comprido. Fora a cama e o guarda-roupas, havia também uma mesa de centro, próxima a cama da jovem, e, sobre ela, repousava uma bonita e adornada caixa dourada. [...] Em seguida, a jovem caminhou até o espelho. Emitiu um grito de pavor. Embora não se lembrasse claramente da própria fisionomia, tinha certeza de que contemplava a si própria. Contudo, ela estava ao fundo do espelho repugnante, sentada a um canto, encolhida, parecendo com frio e medo. [...] A caixa, diferentemente do espelho, era linda, digna de pertencer a uma rainha. Todo seu revestimento parecia ter sido talhado em ouro e, em sua porção superior, havia um nome talhado em material semelhante ao próprio ouro: Cátia.”

Dentro da linda caixa com seu nome, Cátia encontra um coração cheio de manchas negras e logo ela compreende que aquele era o seu coração. Após o susto de se ver em um lugar totalmente desconhecido, a garota sai do quarto e se encontra com seu colega de conjugado, Tadeu, um simpático velhinho dono de um coração que parecia mais uma pedra. 


Aos poucos Cátia vai descobrindo mais sobre o lugar onde se encontra e o motivo de estar ali. Ela vai aprendendo mais sobre si mesma e ajudando os outros, mas sempre há aquela angustia dentro de si e o sentimento de que algo está faltando. A grande surpresa do livro é justamente a jornada de Cátia nessa maravilhosa cidade onde se encontra, por isso não irei revelar mais da historia. 

Fabiane tem uma ótima escrita e a historia flui da maneira mais natural possível. Gostei do modo como Corações em Fase Terminal nos fazer pensar, mas da forma mais discreta possível. No inicio senti antipatia de Cátia, mas ao longo da historia ela me cativou, pois ela realmente se esforçava para mudar e curar seu coração. O final é satisfatório e eu adorei a carta do Sábio ao final do livro

Como uma linda história, personagens e cenários bem construídos, Corações em Fase Terminal me conquistou logo no inicio e esse é aquele tipo de livro que todo mundo tem que ler. Agradeço a autora por carinhosamente me proporcionar um leitura tão boa e uma lição tão linda e valiosa.


Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Eu sou louca para ler esse livro.Ele parece ser tão lindo,tão intenso.Amei a resenha e preciso mais do que nunca ler esse livro.
    Amei,flor!
    Bjs!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  2. Virginia de Oliveira7 de dezembro de 2011 15:12

    Esse livro parece ser bem interessante, gosto de livro em que os personagens vão crescendo e amadurecendo no decorrer do livro. Essa história parece ser daquela que nos prende do início ao fim, quero muito ler ele.
    @virginiadeob

    ResponderExcluir
  3. Linda resenha! Fico muito feliz que tenha gostado do livro.
    Obrigada pelo carinho e pela força!

    um beijo,
    Fabiane

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha!!!
    Estou terminando de ler o livro e estou adorando também.
    BjO

    ResponderExcluir
  5. Confesso que quis parar antes da resenha.... não queria saber de mais nenhum detalhe da história, apenas descobrir sozinho o desenrolar disso...
    Mas fiquei feliz com o interesse a mais que a resenha me deu ^^
    Ansioso para tê-lo.

    ResponderExcluir
  6. Que belezinha de história. Adoro livros que falam de autoconhecimento. É uma jornada incrível, que se bem aproveitada pelo autor, tem tudo para dar certo. É realista, comum, porém muito importante na vida de todo mundo (se conhecer, aprender a viver).
    bjs

    ResponderExcluir
  7. muito bom esse livro , ainda não li todo mais ate agora estou amando!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, esse livro deve ser mesmo fantástico!!
    Minha vontade de lê-lo acabou de aumentar consideravelmente, rs.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei muito interessada no livro, parece ser aquele livro pra ler quando nada vai bem e vc começa a pensar pq isso só ocorre com vc. Acho q assim q ler vou amar muito.

    ResponderExcluir
  10. Que fofura de capa e resenha, fantástico, louca para ler.

    ResponderExcluir
  11. querooo muitooo ler precisooo urgentemente desse livroooo

    ResponderExcluir
  12. O livro parece transmitir boas mensagens. Confesso que a sinopse não me agradou muito, pra falar a verdade, eu fiquei meio confusa, só fui entender de verdade quando li sua resenha (lerda, pq sim..) hahaha
    Espero lê-lo assim que possível.

    ResponderExcluir
  13. Ana!
    Fiquei com vontade de saber o que aconteceu com a protagonista e porque está em lugar diferente sem se lembrar de nada.
    Resenha sucinta não deixou muitas pistas sobre o enredo mesmo, mas assim que é bom, não tem spoilers.
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  14. O livro inspira a leitura, mas não tenho muito o que dizer, gostaria de ler primeiro depois vir aqui e comentar.

    ResponderExcluir
  15. Oi Ana , tudo bom? Menina, quando vi o título pensei em outra coisa,foi uma grata surpresa... Gostei muito do enredo por trás da história, de ver queCátia percebeu que estava tendo a oportunidade de uma segunda chance de tomar sua vida de volta e ela aproveitou, sei que foi um caminho duro, mas espero que ela tenha consegido..Fiquei curiosa pr aler o livor...bjs

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)